Dia da Saúde e Nutrição

quarta-feira, 30 de março de 2011
31 de Março - Dia da Saúde e Nutrição

A saúde e nutrição está garantida para os bebês de até 6 meses que mamam no peito, pois o leite materno supre todas as necessidades nutricionais, imunológicas e psicológicas do recém-nascido.
Depois dos 6 meses a criança já pode começar a se alimentar com outros alimentos, mas até 1 ano o leite materno continua sendo o principal alimento.
Não existe leite materno fraco, mas é importante que nesta fase, a mãe se alimente muito bem e beba muita água!

Depois de 1 ano a criança já pode comer de tudo e é importante estimular o apetite com uma apresentação atraente dos alimentos.

Peguei na internet algumas idéias bem criativas:





















Eu achei tão legal que não consegui selecionar só algumas, e coloquei esse monte de imagens no post! E vocês, gostaram?

Mas se você não tem muita criatividade aproveite as idéias, ou use um prato chamado "food face" para suas criações. O prato vem na versão MULHER ou HOMEM, e é confeccionado em cerâmica com pintura atóxica.


Achei para vender num site gringo por $11,99 --> AQUI <--
E num site nacional por R$63,00 --> AQUI <--
Pratinho "salgado", não é mesmo?!

Sorteios no Blog

Olá!

Vim dar alguns avisos sobre os sorteios que estão rolando aqui no blog:




Boa Sorte!

Moda para criança?!

terça-feira, 29 de março de 2011

Infância, cadê você?!

A Abercrombie & Fitch's despertou a revolta de pais americanos ao lançar sutiã com enchimento, para meninas de 8 a 14 anos.

O acessório causa o efeito "push-up", que empurra os seios para cima, deixando-os mais visíveis e atrativos aos olhos.

As críticas relacionadas ao produto têm a ver com a antecipação da sexualidade das crianças, a distorção dos valores e a incitação prematura da promiscuidade sexual, que acarretam uma série de problemas.

Não é a primeira vez que a marca lança esse tipo de produto para crianças, e se  defende dizendo que "a maldade está nos olhos de quem vê".



Além de todos os motivos psicológicos que me levam a achar isso um absurdo, sou obrigada a concordar com a marca quando diz que a maldade está nos olhos de quem vê.

Mas e aí, vou deixar minha filhinha parecendo uma mulher para um marmanjo enxergar essa "maldade" e desejá-la sexualmente?! Vou incentivar a sexualidade e transformar minha filha em alvo de pedofilia?! O que vocês acham?



Rede Cegonha + Romero Britto

segunda-feira, 28 de março de 2011


A Rede Cegonha é um programa para dar atendimento integral a gestantes e bebês, com objetivo de combater práticas que influenciam as altas taxas de mortalidade materna e infantil, e foi elaborado influenciado pelo elevado número de gravidez indesejada, pela falta de acesso aos exames de pré-natal de qualidade, práticas inadequadas de parto, além da costumeira peregrinação de gestantes em busca de uma maternidade.

O programa foi lançado hoje, 28 de março, e era uma promessa da campanha de Dilma. Primeiramente o programa será implantado em nove cidades: Manaus, Recife, Distrito Federal, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Campinas, Curitiba, Porto Alegre e São Paulo, regiões que representam 13,38% do total de óbitos maternos ocorridos em 2009 (300 óbitos do total de 1.724), e 15,72% dos óbitos neonatais do total de 4.619 óbitos, sendo que 25% são óbitos que ocorrem no 1° dia de vida.
(fiquei chocada com esses dados!)

O programa tem foco no planejamento familiar, na gravidez, no parto, e pós-parto, assim como o cuidado até o segundo ano de vida da criança, prevê a vinculação do pré-natal ao parto, com acompanhamento em cada fase da gestação. Para as mães assíduas aos exames e pré-natal, o programa oferece enxoval completo, ambulância na porta de casa e visita prévia para conhecer a maternidade onde será feito o parto.

No Brasil, 40% dos partos pelo SUS são cesáreos, enquanto a Organização Mundial da Saúde (OMS) aceita um percentual de 15% para as cesarianas.

O Governo está preocupado também com a humanização do parto, pois 4,27% das mulheres que deram à luz na rede pública relataram maus tratos ou alguma forma de violência na hora do parto.


Romero Britto apoia e ajuda o Rede Cegonha sendo responsável pela criação do logo que ilustra o Programa, e doou 10 quadros de sua autoria sobre o tema. As obras contam uma história que vai da concepção ao crescimento do bebê, e estarão expostas durante a cerimônia de lançamento do programa na capital mineira.


Torço para que o programa seja tão lindo na prática como é na teoria e na propaganda! Acho super válida qualquer ação com objetivo de abaixar esses índices altíssimos de partos cesarianos, mortalidade materna e neonatal, maus tratos, etc...

Também acho que um programa muito mais amplo do que esse deveria ser colocado em prática, no sentido de INFORMAR as mulheres, com relação à gestação, parto, amamentação e cuidados com o bebê, pois MUITAS vezes as mães recebem informação errada no próprio hospital, ou Unidade Básica de Saúde. 

Vemos muita informação sobre métodos contraceptivos e campanhas divulgando o perigo das DSTs, mas pouca informação sobre gestação, parto, amamentação...
Não consigo imaginar alguém falando que engravidou porque nunca ouviu falar que existe como evitar a gravidez, mas é muito comum, mulheres serem enganadas e induzidas a realizarem uma cesariana desnecessária. Não é mesmo?!






Fonte:
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2011-03-27/rede-cegonha-que-sera-lancada-amanha-funcionara-primeiramente-em-nove-cidades
http://blog.planalto.gov.br/romero-britto-doa-imagens-para-ilustrar-rede-cegonha-lancada-hoje-em-bh/

A Mente do Bebê + Sorteio

sexta-feira, 25 de março de 2011
Devido ao grande sucesso da coleção A Mente do Bebê da Revista Mente&Cérebro, a Duetto Editorial está lançando a sua 3ª edição.

Eu já falei sobre essa coleção nessa postagem AQUI com todos os títulos das matérias de cada edição.

A coleção é formada por 4 edições:
(clique na imagem se quiser visualizá-la maior)


Desenvolvimento Embrionário, Genética e Sistema Nervoso, Vida Psíquica Intrauterina, Sonos e Sonhos Infantis, Vínculo e Apego Primordial, Bebês Prematuros.

O Nascimento do Sujeito, Psicologia Neonatal, O Papel da Mãe e do Pai, Hereditariedade Simbólica, Sexualidade Infantil, Desenvolvimento Mental, Angústia e Stress.


 Como Pensam os Bebês, Inteligência, Linguagem Oral e Escrita, Compreensão Simbólica, Estimulação Precoce, Música, Brinquedos, Jogos e Histórias.

Estrutura Familiar, Infância e Sociedade, Meninos e Meninas, Formação da Moral, Traumas, Distúrbios e Desajustes, A Hora e o Papel da Escola, Genética, Ética e Futuro.

Quem quiser saber mais sobre a coleção visite a Loja Duetto.

A Duetto disponibilizou uma Coleção para ser sorteada entre os leitores do Mamãe Moderna!


Para participar é muito simples, basta preencher o formulário abaixo.
Quer uma chance extra?! Divulgue em suas redes sociais ou no seu blog.
 Vale 1 chance a mais por divulgação!
Ganhe + 1 chance assinando a newsletter do blog.
Quem já é assinante também pode preenchar o formulário 2 vezes.
O sorteio será realizado no dia 13/04 através do Random.

Receita: Mousse de Maracujá



Chegou a sexta-feira, que tal preparar uma sobremesa bem gostosa para o final de semana?!


Geralmente, eu vejo uma receita para saber como eu NÃO vou fazer alguma coisa! Sério.
Eu analiso várias receitas, vejo os ingredientes que vão em uma receita e não vão na outra, tiro uma média e faço uma adaptação!
Por incrível que pareça, sempre acaba dando certo!

A minha receita de Mousse de Maracujá surgiu assim.
Sempre vemos receitas de mousse de maracujá com 1 lata de leite condensado, 1 de creme de leite e suco de maracujá, não é mesmo?!
Então... só que essa receita não dá nem pro cheiro aqui em casa!
Sem contar que preferimos algo mais azedinho e acho que essa receita fica muito doce, então fiz um teste que deu certo e sempre faço assim:

Mousse de Maracujá
Ingredientes:
2 latas de leite condensado
3 latas de creme de leite
1 garrafinha de suco concentrado de maracujá
1 pacotinho de gelatina em pó sem sabor
1 maracujá
2 colheres de açúcar

Preparo:
Bata no liquidificador os 3 primeiros ingredientes junto com a gelatina já dissolvida (como diz no pacotinho).
Coloque numa travessa, ou taças/copinhos com as porções separadas.
Misture a polpa do maracujá com o açúcar e despeje por cima, para decorar.
Leve para gelar e depois sirva!


Bom apetite!



Obs: Faço a sobremesa para os adultos, pois não costumo dar coisas tão doces e tão cheias de leite de vaca para o Davi.

A imagem é daqui.

Hora do Planeta 2011

quinta-feira, 24 de março de 2011

A minha maior preocupação antes de ter filho era saber que esse mundo está um caos...

Pensar que é muita responsabilidade colocar uma criança num mundo tão desestruturado e violento, onde o homem está cada vez mais capitalista, ambicioso e egoísta!

Então...
Dia 26 de março de 2011 das 20h30 às 21h30,
Apague a luz para ver um mundo melhor (para nós e para nossos filhos)!

A Hora do Planeta é um ato simbólico que demonstra a preocupação com o aquecimento global, apagando as luzes durante 60 minutos.


E você, o que vai fazer na Hora do Planeta?
Que tal brincar com as crianças?! 

Separei algumas dicas de brincadeiras no escuro, para tornar a Hora do Planeta um momento mais do que especial!


Aposto que gostarão tanto que nem irão esperar a próxima Hora do Planeta para brincar novamente!

- Teatro de Sombras: deixe uma lanterna acesa e com as mãos e algumas marionetes, se possível, vocês podem criar várias histórias, projetando sombras na parede!

- Caça ao Tesouro: esconda uma surpresa para o seu filho e deixe pistas em locais estratégicos para que a criança consiga chegar até o tesouro. Mas toda a busca deve ser feita somente com a ajuda de uma lanterna, com todo o ambiente escuro. 

- Gato mia: é um 'esconde-esconde" no escuro. Todos se escondem e quando a criança encontrar alguém diz: Gato mia. A pessoa encontrada responde: "Miau", disfarçando a voz. A criança tem que identificar quem é a pessoa que ela encontrou.

- Acampamento: um lençol pode virar uma barraca, vale levar o colchão ou até um saco de dormir de verdade, uma lanterna, e para completar, que tal contar uma história?!

E aí, gostaram das dicas?

Bom divertimento!

Como identificar um médico cesarista?!

quarta-feira, 23 de março de 2011

5 perguntinhas para saber se seu médico é "cesarista"

Alguns médicos se fazem de bonzinhos e dizem que "fazem parto normal" para atrair clientes aos seus consultórios, quando na verdade eles só "assistem" partos normais de mulheres que chegam no hospital no expulsivo!

Primeiro que quem faz o parto não é o médico é a mulher, se o médico diz que "faz normal" sinal de que será cesárea na certa. =/

Depois, a grande maioria desses médicos atende por convênio é quer garantir o máximo de retorno das seguradoras então nem se preocupam com suas pacientes.

Se você pretende de fato ter um parto normal, sem riscos desnecessários para o seu bebê, seguem 5 perguntinhas básicas para verificar se o seu obstetra tá na mesma sintonia que você:

1) Doutor, quais as chances de eu ter um parto normal?

Resposta certa: 90%, pelo menos;

Resposta errada: ainda não dá pra saber, depende de como o parto vai caminhando, porque se der algum problema, não posso deixar você e seu filho morrerem, a gente só sabe na hora mesmo...

2) Doutor, quanto tempo dá pra esperar depois da bolsa romper?

Resposta certa: até 96 horas (4 dias), de acordo com o protocolo inglês, ou até 24 horas de acordo com os protolos mais conservadores, desde que o seu bebê esteja bem. Talvez a gente tenha que administrar um antibiótico se depois de 6 horas de bolsa rompida você não tiver entrado em trabalho de parto. E se você não entrar em trabalho de parto espontaneamente após esse prazo, a gente tem que induzir.

Resposta errada: 4 horas, 6 horas no máximo, senão o bebê pode pegar uma infecção mortal!!! E nem adianta induzir. Não nasceu em 6 horas, não nasce mais, pode fazer cesárea!

3) Doutor, a anestesia não dá problema no parto?

Resposta certa: ela pode atrasar um pouco o parto e aumentar a chance do uso de fórceps. Eu prefiro que a gente deixe a decisão para o mais tarde possível. E se o parto puder ser sem anestesia, melhor ainda!

Resposta errada: não! Hoje em dia a anestesia é super segura, feita bem embaixo para você poder ter todas as sensações, mas não sentir a dor. Eu mesmo só faço parto normal com anestesia, porque não gosto de ver paciente minha sofrendo...

4) Doutor, e se passar de 40 semanas?

Resposta certa: a gente vai esperando e monitorando o bem-estar do bebê, pois nunca aconteceu de um bebê ficar na barriga até a infância. Uma hora tem que nascer. Se a gente vê que lá dentro não está tão seguro, então a gente induz (estimula as contrações uterinas). Mas isso dificilmente acontece antes de entrar na 42ª semana.

Resposta errada: a gente induz quando completar 40 semanas, porque depois disso o bebê pode morrer dentro da sua barriga... ou pior... bom, senão entrou em trabalho de parto até 40 semanas, é porque não vai mais entrar. Tem que ser por cesárea mesmo.

5) Doutor, a cesárea é arriscada?

Resposta certa: veja bem, a cesárea é uma cirurgia e tem os riscos de uma cirurgia. O parto vaginal não corta seu abdômen, não há grandes perdas sangüíneas, é um processo fisiológico e de rápida recuperação. A cesárea é uma cirurgia cada vez mais segura, mas ainda assim traz 4 vezes maior taxa de mortalidade do que um parto normal.

Resposta errada: não, hoje em dia a cesárea está superdesenvolvida e quando acontece alguma coisa é muito simples corrigir. E geralmente essas histórias que a gente ouve de cesáreas que deram problema, foi por imperícia de alguém. Eu mesmo nunca tive um problema mais sério fazendo cesárea. Mesmo as hemorragias, choques e convulsões foram resolvidos com alguns procedimentos.

Agora é com você!

Por Ana Cristina Duarte, parteira e Dr. Jorge Kuhn, médico obstetra

Dia Mundial da Água

terça-feira, 22 de março de 2011
O dia 22 de março é o Dia Mundial da Água e foi criado pela Assembléia da ONU em 1993.
Estudiosos dizem que a água futuramente será a principal causa de conflitos entre nações. Cientistas afirmam que dois terços da população estará passando sede em menos de 20 anos.
E mesmo nós, brasileiros, privilegiados com 12% da quantidade de água potável no mundo, essa quantidade não é bem distribuída, o uso inadequado e a poluição comprometem esse recurso em várias regiões do país.


Será que nós teremos água para beber daqui a 30 anos?
Será que nossos filhos terão água potável? E os filhos de nossos filhos?


Uma coisa eu posso afirmar: DEPENDE DE NÓS!
E não é apenas questão de consciência, de FALAÇÃO, mas de EXEMPLO!
As crianças aprendem pela imitação, por isso mostre na prática, no dia-a-dia, a importância de preservar esse recurso natural.
O Mundo agradece!


Pensando em ÁGUA e pensando que domingo foi o último dia do VERÃO...
Deixo vocês com uma das melhores músicas do mundo:


ÁGUAS DE MARÇO - com Elis Regina e Tom Jobim!

Fenômeno: Mães Digitais

segunda-feira, 21 de março de 2011


O estudo francês intitulado “Les Digital Mums” conduzido pela WebMediaGroup identificou o surgimento do fenômeno chamado “Mães Digitais”, no qual elas representam a maioria dos consumidores online no Brasil e na Europa.

57% das mulheres entrevistadas afirmaram que fazem pelo menos uma compra por mês pela internet e 44% delas gastam mais de 20% do orçamento familiar em sites de compras coletivas. Esses números atentam para novas tendências comportamentais no que diz respeito ao consumo feminino, principalmente pela faixa etária que está mais envolvida nesse processo: as mulheres com filhos e que estão abaixo dos 45 anos.

Novos padrões de consumo estão sendo ditados pelas chamadas “Mães Digitais”, que não usam a internet apenas para o consumo, mas também para pesquisa e intercâmbio de idéias sobre a educação dos filhos.

A economia de tempo (59%) e a flexibilidade do horário no processo de compra (58%) são os dois principais motivos que levam as consumidoras a realizarem compras através da rede.

O estudo concluiu que nem no Brasil e nem na Europa as mulheres realizam compras por impulso, pois na maioria das vezes elas estão se baseando na comparação custo-benefício dos produtos ou serviços. Atentas às novidade e também aos riscos das compras realizadas em ambiente online, esta nova consumidora se torna mais cautelosa e criteriosa.


Com certeza, eu "engrosso o caldo" desse fenômeno chamado "Mães Digitais", pois contribuo com as estatísticas dessa pesquisa. Faço muita coisa pela internet, além de participar das redes sociais, pago contas, faço compras... Confesso que até feira eu já fiz pela internet.
Concordo com os resultados, a economia de tempo e a flexibilidade de horário são fatores decisivos, além de toda comodidade que a compra pela internet proporciona. 




Brincadeiras Infantis

quinta-feira, 17 de março de 2011
A convidada do Mamãe Moderna, que estréia hoje a tag "Pode Entrar", é a Educadora Física, Jaqueline Nieto, que falará sobre Brincadeiras Infantis.
Jack, a casa já é sua, pode entrar, sentar, e até abrir a geladeira, se você quiser!

"Recentemente estava com um pai que comentou ter comprado uma bicicleta para o filho, mas ele não demonstrou o mínimo de interesse. O pai fez uma comparação com seu tempo de infância, tempo em que vivia brincando de diversas formas...
Mais tarde, o menino todo feliz com uma bola, chamou o pai para brincar. O pai simplesmente ignorou o pedido do filho e continuou tomando sua cerveja, sem ao menos justificar, ou falar que outra hora poderia brincar com ele. O menino nem se importou, demonstrando já ter acontecido isso diversas vezes.
As crianças aprendem por imitação e respondem a estímulos, então, quanto mais estimuladas e motivadas forem (principalmente pelos pais), maior será sua resposta em relação ao interesse em atividades motoras.
Conforme especialistas em desenvolvimento motor, aos seis, ou sete anos a criança já está apta a ter o desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais em nível maduro, e pode passar a combinar os movimentos de locomoção, manipulação e estabilização, como por exemplo, no jogo de basquete, em que ela tem que correr, quicar a bola e saltar para fazer uma cesta. Mas, dificilmente ela chegará ao estagio maduro se não for estimulada e muito menos se não repetir a atividade, brincar, brincar, brincar... E quanto mais variedade de atividades melhor!
Todos temos a capacidade de aproveitar os movimentos de certa atividade para usar em outra, nosso cérebro é movido à plasticidade!
Então, na hora que seu filho te chamar para brincar, vá com ele! Invente novas possibilidades com o mesmo material, compre bolas de diferentes tamanhos, caixas, bastões. Leve em conta que seu filho tem uma capacidade e criatividade inimaginável!

Observe as crianças ao seu redor. O que você encontra em relação às crianças de 10, 20, 30 anos atrás?
Podemos notar, que à medida que a tecnologia foi avançando, o tempo gasto em atividades lúdicas e corporais foi diminuindo, e o tempo gasto em atividades “tecnológicas” aumentando.
Onde ficaram aquelas brincadeiras de rua, ou de fundo-de-quintal, como: pião, amarelinha, cirandas, pular corda, pega-pega, esconde-esconde? E as brincadeiras de imaginação: escolinha, médico, espaçonave?
Bom, as recordações ficam para aqueles que tiveram bons momentos, mas não podemos deixar que nossas crianças fiquem “saboreando” a tv, os videogames, as redes sociais, celulares, etc. sem fazermos NADA!
Qualquer ser humano necessita “mexer o esqueleto”, muito mais as crianças!"

Jaqueline Nieto
Educadora Física - CREF 014290-G/RS

Licenciada e Bacharel em Educação Física pela Faculdade da Serra Gaúcha
Contato:
jaque-line@hotmail.com

Um objetivo: tornar o Mamãe Moderna cada vez mais interessante!

quarta-feira, 16 de março de 2011


Olá, queridas mamães!


A grande maioria de vocês não sabe, mas o Mamãe Moderna nasceu muito despretensiosamente e sem planejamento algum.


O Davi nasceu e fiz um vídeo sobre o seu nascimento e publiquei no Youtube. Automaticamente, por se tratar de um parto domiciliar, surgiram muitas perguntas. Então, um mês depois, resolvi escrever o relato de parto, que foi bastante baseado nas muitas perguntas que me fizeram.
O relato estava escrito em um documento do Word. E agora, onde publicar?! Assim surgiu o blog!


Eu era completamente "off" da Blogosfera, mas logo pensei que poderia continuar postando assuntos que fossem interessantes para as mães, e falar sobre a minha experiência com a maternidade e o desenvolvimento do Davi.
Sobre o assunto "desenvolvimento do Davi" preciso confessar uma coisa. Apesar do sucesso dos "reality shows", eu não gosto de blogs que parecem um diário. Como por exemplo, algumas postagens: "Hoje ele sorriu", "Nasceu o 1° dente", "Nasceu o 2°", "Primeiro corte de cabelo", "Hoje ela comeu papinha de grão-de-bico com frango", "Ele já fica em pé sozinho", ou "Look do dia"... Pô! De vez em quando tudo bem, mas todos os dias não dá!


Enfim, comecei a blogar e a conhecer esse Universo dos Blogs, e assim, também conheci e participei de muitos sorteios e promoções.
Naturalmente, também fiquei com vontade de realizar sorteios aqui, e há pouco tempo comecei a buscar parcerias para a realização desses sorteios, mas também não quero que este seja um lugar que "fisga" as pessoas,  usando prêmios como "isca". 


Minha intenção é que o Mamãe Moderna seja um blog gostoso de ler, interessante, curioso, atraente, sem se tornar um Diário do Bebê, e muito menos, um blog de promoções, mesmo contendo assuntos desse tipo.


Pensando nisso, em melhorar a qualidade do blog, tive uma idéia genial! E eu escrevi tudo isso, até agora, apenas para anunciar essa novidade! (tenso!)
Estou criando uma tag com a participação de convidados especiais!


A tag "Convidados" se dividirá em outras 2:


A 1ª se chamará "Pode Entrar", onde o convidado será um profissional, que de alguma forma lide com a infância. O convidado terá a liberdade para postar um texto, uma reflexão com informações, curiosidades, dicas, sugestões, que colaborem de alguma forma, auxiliando as mamães, na área de seu conhecimento.


E a 2ª se chamará "Maternidade" que será em formato de entrevista. Nessa tag, a convidada será uma mãe e a idéia principal é conhecermos um pouco outras mães e suas relações com a maternidade.


Aqui não é o Facebook, mas espero que todos curtam, pois o Mamãe Moderna é feito com muito carinho!


Beijocas.
;)

Hora da Papinha

segunda-feira, 14 de março de 2011
Algumas vezes o Davi come que é uma maravilha, enche a boca mesmo e come pra caramba. Outras vezes, tenho que fazer um "circo" na frente dele para distraí-lo e fazer com que ele coma um pouco melhor.
...Canto, danço, sapateio, faço barulho, e uma baita festa toda vez que ele abre a boca para eu colocar a colher de comida.

__ Cadê o bocão do Davi?! Bocão! Bocão! Bocão!!.... Aehhhhhhhhhhhhh!!! Uhuuuuuuu!!! 
E batemos as mãos e os pés para comemorar!! 

Também tem outra técnica:
__ Davi, cadê o bocão?!... Ahh você não quer?! Então agora é a vez da Girafa!... Uia! A Girafa comeu tudo!!... Agora o Davi! Cadê o bocão do Davi?!
As vezes funciona! 

O ponto negativo dessa estratégia é que ele quer deixar de comer e só quer dar comida para os brinquedos! Aí vem a Girafa, o Sherek, o Buzz Lightyear, o Cebolinha, o Pocoyo.... 
Enfim, surge uma nova brincadeira!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...