Gravidez: 19 semanas

quinta-feira, 28 de novembro de 2013
Olá, gravidinhas e mamães modernas!
Tudo bem?

O final do ano se aproxima, a família já está combinando onde e quando vão se reunir, e eu além de toda correria de qualquer família comum, ainda estou preparando a festinha de aniversário do Davi. Então, nessa semana estou entre a empolgação e o desespero ao pensar em todos os detalhes. Quem tem filho que faz aniversário na época de natal e ano novo sabe o que estou falando! O Davi nasceu dia 31 de dezembro, mas faremos a festa dez dias antes para eu não ficar louca de uma vez por todas,  e ainda correr o risco de não ter convidados presentes na festa por estarem viajando ou com outros compromissos.
Amanhã terei consulta com outro obstetra e já tenho o segundo ultrassom morfológico agendado. Mesmo antes de ter certeza do sexo do bebê, estamos tentando decidir o seu nome. Nossa lista conta com 22 nomes atualmente, mas difícil algum que atenda a todas as nossas exigências!
Quando escolhemos o nome do Davi ainda nem pensávamos em ter filhos, e o nome não era tão popular. Quando engravidei o nome já estava entre os mais cotados no país, e mesmo não querendo um nome tão comum, achamos injusto mudarmos de idéia só porque todo mundo quis "copiar". kkkk
Dessa vez aconteceu algo parecido... Fizemos uma lista e depois de decidido vimos que o nome era um dos mais populares de 2012. Resultado: desistimos e voltamos à estaca zero!
E vocês, como decidiram o nome dos filhos? Qual eram as exigências para que o nome se enquadrasse em suas preferências? Que tarefa difícil!

Meu peso: 52,9kg


Com 19 semanas o bebê tem cerca de 13 a 15 cm, o tamanho aproximado de uma manga.
Ao final dessa semana já está completo o conjunto de brotos de dente de leite - dez na maxila e dez na mandíbula. Eles permanecerão dormentes sob a gengiva até algum tempo depois do parto. As sobrancelhas e os cabelos do feto se tornam visíveis, mas as pálpebras ainda estão firmemente fundidas, para proteger o delicado olho em desenvolvimento. O feto continua a crescer rapidamente, e o topo do útero se expande para cima cerca de 1 cm por semana, chegando ao nível do umbigo materno. A cartilagem ja tem o formato certo do esqueleto fetal e começa a endurecer, formando áreas de osso. Esse processo, conhecido como ossificação, continua depois do parto para permitir o crescimento do indivíduo.


Fonte:
O livro da gravidez - vol.2 - Ed. Duetto
Fotos: Fabricio Sena (papai moderno)


    


Festa Infantil: Picnic

quarta-feira, 27 de novembro de 2013
Se tem uma festa capaz de me arrancar suspiros, com certeza é a "festa picnic", realizada em áreas externas como jardins e parques. O próprio ambiente já faz parte da decoração, o gramado, as árvores e o céu azul, mas você pode caprichar em todos os outros detalhes! Use cestos, caixas e palets para dar um ar mais rústico, decore com cata-ventos, arranjos de flores e aproveite as árvores para pendurar pompons de papel, lanternas e bandeirolas, espalhe toalhas ao chão, use almofadas e pufes para sentar. A vantagem é que tudo fica ao alcance das crianças, favorecendo a socialização e ajudando a desenvolver sua autonomia. 
A comida que mais combina com esse tipo de festa é mais natural possível, lanches, sucos, frutas e até saladinhas de verduras, legumes ou macarrão. Imagine músicas tocadas no violão para completar o clima da festa, e as brincadeiras infantis fazendo a alegria da criançada!
Veja as imagens lindas que separei para te inspirar...

http://www.karaspartyideas.com/2013/11/garden-picnic-1st-birthday-party.html
 http://picnicgallery.blogspot.com/2013/07/william-holden-and-kim-novak-in-sexy.html
http://www.pinterest.com/pin/17099673557734484/
http://www.notonthehighstreet.com/postboxparty/product/picnic-party-in-a-box
 http://en.paperblog.com/picnic-party-by-your-party-plannery-344352/
http://en.paperblog.com/picnic-party-by-your-party-plannery-344352/
 http://www.pinterest.com/pin/230387337158410146/
 http://www.karaspartyideas.com/2013/11/garden-picnic-1st-birthday-party.html
 http://www.karaspartyideas.com/2012/08/strawberry-picnic-shortcake-5th-birthday-party.html
http://www.karaspartyideas.com/2012/08/strawberry-picnic-shortcake-5th-birthday-party.html
 http://www.karaspartyideas.com/2013/07/shabby-chic-picnic.html
 http://www.karaspartyideas.com/2013/07/shabby-chic-picnic.html
 http://www.karaspartyideas.com/2013/07/shabby-chic-picnic.html
 http://blog.hwtm.com/2013/05/backyard-teddy-bear-picnic-party-girls-birthday/
http://www.pinterest.com/pin/38843615508905898/

É uma festa que diferente, encantadora e tem de tudo para arrancar suspiros de todos os convidados!

Gostaram?!

Gravidez: 18 semanas

quinta-feira, 21 de novembro de 2013
Olá gravidinhas e mamães modernas!

Tudo bem com vocês? Como passaram nesses feriados?
Por aqui foi tudo bem, ficamos em São Paulo mesmo, geralmente fugimos de viagens nos feriados para evitar o estresse de estradas, pousadas, restaurantes e qualquer lugar lotado. (Um conhecido nosso demorou 12 horas para chegar no litoral).
A semana foi ótima, sem tosse, e o início do 5º mês de gestação foi sem gripe, sem dores e menos inchada, e consequentemente, estou muito mais disposta!  E por falar em disposição, já posso sentir as mexidas do bebê, e ele está bem ativo! Falei para o Fabricio colocar a mão e ele também pode senti-lo. É tão bom, né?! =)
Meu peso: 51,9kg.


Com dezoito semanas de gestação o bebê mede cerca de 12 a 14 cm, o tamanho aproximado de um mamão papaya. Seu rosto está bem formado - ele sorri, faz caretas e franze as sobrancelhas, olhos e orelhas já estão em sua posição final. Frequentemente, engole fluído amniótico, e por isso soluça forte o bastante para a mãe sentir. A pele fetal é transparente e fina como papel. Suas impressões digitais estão formando pequenas protuberâncias na ponta dos dedos.
Algumas gestantes notam mudanças na pigmentação da pele da face e do abdômen. Essas alterações são causadas por hormônios e desaparecerão gradualmente depois do parto. As mamas ganham volume, e os mamilos tendem a ficar mais escuros e mais pronunciados. Pequenas glândulas lubrificantes, chamadas tubérculos de Motgomery, podem surgir ao redor dos mamilos, e veias grandes ficam visíveis.

Fonte:
O livro da gravidez - vol.2 - Ed. Duetto
Fotos: Fabricio Sena (papai moderno)

    



Gravidez: 17 semanas

sexta-feira, 15 de novembro de 2013
Olá gravidinhas e mamães modernas que estão acompanhando a minha gestação!
Tudo bem?


Nessa semana o post atrasou pois não encontrava a fruta para a foto. =( 

A semana foi ótima, ainda com tosse, com algumas dores na barriga (acho que por causa de gases), mas mesmo assim, passei super bem e disposta.
Domingo fizemos um curto passeio para o Pico do Urubu, em Mogi das Cruzes, onde tem uma pista de vôo livre, e aproveitamos para fazer algumas fotinhas:



Meu peso: 53,1kg.

No primeiro trimestre emagreci 1kg, mas só na ultima semana engordei 1,2kg! Do 51,9kg a balança pulou para o 53,1 e eu levei o maior susto quando subi na balança.
Preciso tomar cuidado com o sódio e me hidratar bem, pois também percebo uma leve retenção de líquidos. (já!) Mesmo considerando o calor dos últimos dias, na gravidez do Davi passei os meses de novembro e dezembro sem nenhum incômodo por causa de inchaços.


Com 17 semanas de gestação, o bebê mede cerca de 11 ou 12 cm, o tamanho aproximado de uma carambola.

Pela primeira vez, o feto está maior que a placenta. Cabeça, mãos e pés ainda estão grandes demais para o corpo. Suas proporções, contudo, estão mudando. As pernas e o tronco continuam a se alongar em diferentes velocidades, buscando esse equilíbrio. As pernas desenvolvem-se mais lentamente que os braços, o pé está formado com os cinco dedos. O sistema nervoso tem desenvolvimento bastante rápido, e uma bainha gordurosa de mielina começa a se formar em torno de alguns nervos. Esse processo perdura durante o restante da vida fetal e avança até início da infância. A mielinização ajuda a acelerar a comunicação elétrica entre o corpo e o cérebro, proporcionando movimentos coordenados. No atual estágio, a coordenação está longe de ser alcançada, mas o feto já move braços e pernas, vigorosamente. 

Fonte:
O livro da gravidez - vol.2 - Ed. Duetto
Fotos: Fabricio Sena (papai moderno)

    




Gravidez: 16 semanas

quinta-feira, 7 de novembro de 2013
Olá, gravidinhas e mamães modernas!
Tudo bem com vocês?

Essa semana foi muito boa, ainda com gripe e tosse, mas bem melhor que na semana passada.
Outro dia parei para pensar quando eu e meu marido saímos sozinhos, sem o Davi, e acreditem, isso nunca tinha acontecido! Nosso último programa de casal foi dois dias antes do Davi nascer, ou seja, quase quatro anos!
Isso é péssimo, eu sei, mas não gostamos de deixar nosso filho com ninguém... Meio que cumprindo aquele dito popular "quem pariu Mateus, que o embale". Pra "ajudar", não tenho familiares muito próximos, amizade com vizinhos, ou uma eventual babá de minha confiança. Minha sogra mora perto, mas apesar da muita boa vontade, infelizmente não tem saúde para cuidar de criança. Agora que o Davi já está maior, até que está mais fácil, pois não é mais uma criança de colo, ou que precise trocar fraldas, etc.
E, como logo teremos um bebê recém-nascido em casa, que suga nosso tempo e nossa disposição, e como provavelmente vá demora um bom tempo para que consiga sair sem ele, começou a me dar um desespero, vontade de aproveitar algum tempo para sair a sós com o marido. Então, sábado passado fomos num rodízio de comida japonesa sozinhos. Nós adoramos comida japonesa, mas nunca vamos porque o Davi não tem costume de comer, então foi o programa perfeito para irmos sem ele. =)

Meu peso: 51,9 kg.
No primeiro trimestre emagreci 1kg por causa das náuseas, mas praticamente já recuperei todo peso nos últimos quinze dias!


Com 16 semanas de gestação o feto mede cerca de 11 cm, o tamanho aproximado de um abacate pequeno.
O feto ganha uma face evidentemente humana, com os olhos nos lugares certos e orelhas próximas de sua posição final. A glândula tireóide está descendo da base da língua para o pescoço. O tamanho fetal e o placentário são quase iguais, para ancorar o feto firmemente no útero. As papilas gustativas amadurecem. Há o início dos movimentos respiratórios regulares e soluços. O mecônio chega ao cólon. Vários exames de triagem são oferecidos aos futuros pais nesse período, entre os quais a amniocentese, na qual uma amostra de fluido amniótico é colhida para uma análise celular. O procedimento pode ser feito a partir da 15ª semana e costuma ser realizado ate´ a 16ª. Normalmente, é oferecido quando há risco aumentado de o bebê nascer com anormalidades cromossômicas, como a síndrome de Down. O médico deve expor essa possibilidade com clareza, especialmente se a gestante for mais velha.

Fonte:
O livro da gravidez - vol.2 - Ed. Duetto
Fotos: Fabricio Sena (papai moderno)

  


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...