Gravidez: 28 semanas

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014
Olá gravidinhas e mamães modernas!

Queria agradecer a todos que estão acompanhando esse momento tão especial da minha vida. Tem gente que não perde nenhuma postagem, está sempre curtindo e comentando na fanpage do blog e aqui. Muito obrigada!!!

Essa semana passou tão rápido! As aulas começaram e nesse ano o Davi vai para a escola no período da manhã, pois dessa forma meu marido pode levá-lo antes de ir para o trabalho, me poupando um pouquinho ainda no final da gestação, e depois de abril, de sair duas vezes ao dia com um recém-nascido. Bom, tem mãe que comemora que as aulas já voltaram, mas sabe que eu lamentei... Estava tão gostoso com ele em casa pertinho de mim!
Nessa semana também tive um encontro com a Josi, minha doula. Leia AQUI o texto sobre o trabalho da doula que escrevi para o blog Diário de Mãe, da Emma Fiorezi, onde expliquei sua função e justifiquei porque quero uma doula me acompanhando dessa vez.
O trabalho da doula no pré-parto é principalmente o de informar, explicar sobre as fases do parto, porém como e sou muito bem informada e já tive um parto natural, pedi a ela, que está concluindo a formação em Hatha Yoga, para me passar alguns exercícios. Então, a partir de agora também estou me concentrando na preparação do meu corpo e mente para o parto. =)

Meu peso: 57,1kg  (+5,1kg)


Com 28 semanas de gestação o bebê mede cerca de 38 cm, e pesa cerca de 1005 gramas, o tamanho aproximado de uma acelga.

Apesar do crescimento do feto, ainda existe espaço no útero para que ele possa dar saltos, passando um tempo na posição de cabeça para baixo e outro com a cabeça para cima. Como resultado desses exercícios, a gestante pode sentir chutes em partes diferentes do abdômen. Os vincos cutâneos estão visíveis nas mãos fetais, já rechonchudas, e as pequeninas unhas, perfeitamente formadas. Nas gengivas superior e inferior, os brotos dentários formaram camadas separadas de esmalte e dentina. Gêmeos ganham a mesma quantidade de peso que fetos únicos até a 28ª semana. A partir daí, há uma redução de 10% na taxa relativa de crescimento.
Durante uma consulta pré-natal, os níveis de hemoglobina no sangue materno serão checados, para detectar sinais de anemia. Um teste de tolerância à glicose é indicado em caso de suspeita de diabete gestacional materna.

Fonte:
O livro da gravidez - vol.2 - Ed. Duetto
Fotos: Fabricio Sena (papai moderno)

Clique AQUI e compartilhe esse post!



      



Gravidez: 27 semanas

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014
Olá, meninas!

Cheguei ao 7º mês da gestação. Já! Essa semana foi bem produtiva! Tive o primeiro encontro com a Josi, a doula que escolhi para me acompanhar e auxiliar nesse momento tão especial da minha vida. Esse é um assunto que merece um post exclusivo!
No domingo fotografei um ensaio infantil da minha sobrinha, a Júlia. Fotografar criança sempre é cansativo porque tenho que me abaixar para ficar da sua altura, e minhas pernas quase não aguentaram! Mas fiquei feliz que em menos de dois dias consegui editar e tratar as fotos, e fiquei bem satisfeita com o resultado! De quebra, ainda fiz essa foto linda do Davi!


Nessa semana comecei a focar no enxoval. Separei as roupas e calçados do Davi que serão reutilizadas (vantagens de ter outro menino), e me desfiz do resto para abrir espaço na cômoda e armário. Passei um bom tempo no AliExpress selecionando peças que comprei e as que ficarão para a próxima compra. Haja domínio próprio (e dinheiro), porque dá vontade de comprar tudo, não é mesmo?! Ahhh... É tudo tão fofo! É outro assunto que merece post exclusivo, pois quero mostrar tudo o que tenho comprado no AliExpress. Vale muito a pena!
Além de cansar muito rápido, não estou dormindo muito bem durante à noite, parece difícil encontrar uma posição confortável, e por isso às vezes tenho sono durante o dia. Também tive cãibra na panturrilha algumas vezes e por isso tenho caprichado na ingestão de alimentos que contém magnésio e potássio, como: banana, aveia e água de coco. Mesmo assim, um dia acordei por causa de uma cãibra forte, muito forte, que não passava nem alongando o músculo, e a panturrilha ainda ficou dolorida por mais dois dias por causa dessa cãibra.

Meu peso: 56,7 kg.



Com 27 semanas de gestação o bebê mede cerca de 37 cm, e pesa cerca de 875 gramas, o tamanho aproximado de uma couve-flor.

As particularidades de fetos masculinos e femininos se afirmam mais uma vez, agora na diferença da velocidade de crescimento: ao nascer eles tendem a ser ligeiramente maiores e mais pesados que elas. Enquanto durar a vida uterina, isso não será perceptível do lado de fora. A esta altura, o feto está engolindo, bocejando e exercitando movimentos respiratórios. Já tem um padrão regular de repouso e sono, que se alterna com períodos de vigília e atividade. A camada protetora de gordura (verniz) sobre a pele se espessa. Ao mesmo tempo, os rins amadurecem e começam a produzir pequenas quantidades de urina, que passam para o líquido amniótico - o verniz protege a delicada pele do feto de eventuais irritações. As sobrancelhas e pestanas estão crescendo, assim como os cabelos da cabeça.

Fonte:
O livro da gravidez - vol.2 - Ed. Duetto
Fotos: Fabricio Sena (papai moderno)



      

Gravidez: 26 semanas

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014
Olá, gravidinhas e mamães modernas!

Essa semana foi muito boa, o calor deu uma pequena trégua e estou me sentindo um pouco mais disposta. As contrações de "Braxton-Hicks", ou contrações de treinamento, têm me incomodado um pouco. Já sinto essas contrações desde as 17 semanas, e isso está sendo bem diferente da minha primeira gestação, pois quando estava grávida do Davi quase não tive essas contrações, e quando tinha, não me incomodavam, não eram nenhum pouco doloridas, apenas sentia o endurecimento da barriga.
Nessa semana o Kauai se posicionou de forma cefálica, de cabeça para baixo, e imagino que seja por causa disso, também estou sentindo algumas "fisgadas" bem embaixo, no "pé da barriga".


Depois da minha primeira consulta com o Dr. Alberto o Davi chegou em casa dizendo que também queria ser "médico de barriga de bebê"... Nessa semana tive a minha primeira consulta domiciliar de pré-natal com a Ivanilde, minha parteira. O Davi foi o ajudante! Imagina se ele não gostou!

Meu peso: 56,6kg.


Com 26 semanas o bebê mede cerca de 35 cm, o tamanho aproximado de uma cebolinha.

O arcabouço para a substância cinzenta (córtex) do cérebro fetal está montado. Este será o local da atividade nervosa associada à consciência, personalidade e capacidade de pensar. A superfície cerebral ainda parece lisa, mas começa a se dobrar e a formar as características pregas à medida que o córtex for amadurecendo. A coordenação das mãos melhorou, e o feto já fecha o punho e pode gastar muito tempo sugando o polegar. No feto masculino, os testículos descem da pelve para o escroto, que é cercado por um líquido chamado hidrocele. Finalmente as pálpebras, fundidas desde sua formação da nona semana, vão se abrir de forma gradual. O feto logo piscará com regularidade e poderá perceber a luz filtrada através do abdômen materno. 
A 26ª semana é conhecida com o limiar de viabilidade porque, se nascer à partir dela, o bebê prematuro tem 65% de chance de sobrevivência. Esse índice cai para 25% no caso de fetos com 24 semanas.

Fonte:
O livro da gravidez - vol.2 - Ed. Duetto
Fotos: Fabricio Sena (papai moderno)



      




Receita: Quiche de alho poró

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014
Olá, meninas!

Semana passada comprei alho poró para fazer a foto do acompanhamento da gravidez, e depois fui procurar uma receita pra fazer com o alho poró. 
Eu nunca tinha feito quiche de nada, e nunca tinha comprado alho poró.
Fiz a quiche e ficou uma delícia! Parece difícil, mas é muito simples de fazer!



INGREDIENTES

Massa:
1 xícara e 1/2 de farinha de trigo
100 g de margarina
1/2 lata de creme de leite sem soro
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de fermento em pó
Recheio:
2 colheres de sopa de manteiga
1 colher de sopa de cebola
2 colheres de sopa de farinha de trigo
300 ml de leite
2 gemas
1/2 pacote de queijo ralado
1/2 lata de creme de leite sem soro
2 alhos poró (talos cortados em rodelinhas e previamente aferventado)
1/2 xícara de cebolinha verde
Temperos a gosto
Cobertura:
2 claras
3 colheres de sopa de queijo ralado
Queijo para polvilhar


MODO DE PREPARO

- Em um recipiente, coloque a farinha (reserve um pouco), a margarina ou manteiga, creme de leite (sem soro), o sal e o fermento
- Misture com as mãos (neste momento, se necessário, utilize a farinha reservada)
- Sove sobre superfície levemente enfarinhada
- Deixe descansar por 10 minutos (opcional)
- Distribua a massa em uma assadeira redonda n°25 (não precisa untar)
- Fure com auxílio de um garfo toda a superfície
- Leve ao forno 200° graus por 10 minutos (pré-asse a massa)
- Retire do forno e espalhe o recheio e sobre ele a cobertura
- Polvilhe com queijo ralado
- Leve novamente ao forno pré-aquecido 200° graus por aproximadamente 15 a 20 minutos


Recheio:
- Em uma panela, derreta a manteiga e refogue a cebola
- Coloque a farinha e mexa
- Junte o leite aos poucos, sempre mexendo, até engrossar
- A seguir, adicione o sal, pimenta, gemas, creme de leite, queijo ralado, cebolinha ou salsinha e o alho poro fatiado e aferventado previamente
- Misture

Cobertura:
- Na vasilha da batedeira coloque as claras e bata em neve
- Desligue
- Adicione o queijo ralado e misture com auxílio de uma colher


Dica:
- Substitua o alho poro por abobrinha, palmito ou escarola


* Minhas Observações:
- Da próxima vez vou diminuir o sal, ou usar margarina sem sal.
- Com 20 minutos de forno ainda estava muito branco em cima e precisei deixar mais uns 10 minutinhos. Fiquei com medo da massa queimar, mas não queimou, ficou ótima!



Receita: Tudo Gostoso

Gravidez: 25 semanas

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014
Olá, gravidinhas e mamães modernas!
Tudo bem?

Essa semana foi muito tranquila! Com o Davi de férias, o tempo poderia passar mais devagar, por não ter a correria de ter que levar e buscá-lo na escola, mas o dia está corrido do mesmo jeito, pois ele exige atenção e não consigo começar e terminar nada do que tenho a fazer. Mesmo assim é muito bom passar o dia juntinho dele.
Essa semana tive consulta do pré natal. O médico verificou o laudo do meu ultrassom morfológico do segundo trimestre, aferiu a minha pressão, verificou meu peso e a altura uterina, e estamos muito bem, graças a Deus. O doutor também usou seu equipamento de ultrassom e vimos o Kauai por um minutinho... Ele estava bebendo líquido. O obstetra brincou com o Davi que o bebê toma o líquido e faz xixi, e depois também acaba bebendo o xixi que fez. O Davi achou isso o máximo! 

Meu peso: 56,6 kg. (4,6kg engordados).


Com 25 semanas o bebê mede cerca de 34 cm, o tamanho aproximado de um alho poró.

O feto cresce a acumula músculo e gordura, preparando-se para o nascimento. O útero estica na mesma proporção e se projeta para cima e para fora. Isso altera o centro de gravidade da mãe, que precisa adaptar a postura para manter o equilíbrio. A dor lombar é uma decorrência esperada neste estágio, assim como a pressão contra o estômago e o diafragma, que geralmente provoca sensação de falta de ar na mãe, refluxo ácido e indigestão. O cérebro do feto, por sua vez, ganha complexidade. Seus neurônios criam novas conexões e formam sofisticadas vias nervosas - algumas delas recebem informações sensoriais do corpo, e outras enviam instruções para a coordenação dos movimentos voluntários e involuntários.


Fonte:
O livro da gravidez - vol.2 - Ed. Duetto
Fotos: Fabricio Sena (papai moderno)


      


Meu filho já tem nome

terça-feira, 7 de janeiro de 2014
Bem antes da minha primeira gravidez, eu e meu marido decidimos que quando tivéssemos um filho, seu nome seria Davi. Na época, Davi não era um nome muito comum, mas quando engravidei o nome já era um dos mais colocados, e apesar de não querermos colocar um nome tão popular, achamos que era injusto colocar outro nome só porque todo mundo resolveu “copiar” a nossa ideia.

Dessa vez não tínhamos nenhum nome pré-escolhido, então começamos a escrever listas, primeiramente com os nomes que já nos simpatizávamos e depois acrescentando nomes que víamos em listas de sugestões em sites específicos.


Quase trinta nomes passaram por essa lista: Gustavo, Alexandre, Alex, Max, Lucca, Igor, Otto, Dylan, Michel, Otávio, Benício, Leon, Benito, Bento, Adam, Ethan... 



A maior dificuldade era um nome agradar tanto a mim quanto ao meu marido, e quando isso aconteceu o nome foi Erick, porém depois percebi que não combinaria com o primeiro sobrenome: Costa. “Erick Costa” não ficaria legal por causa da repetição de fonema. Nome riscado!

Resolvemos pedir ajuda ao Davi. Sua sugestão: Noah. Eu gosto desse nome, curto, simples e diferente. O problema é que a sugestão do Davi era simplesmente o nome do seu melhor amiguinho da escola, e ouvimos falar demasiadamente desse Noah o ano todo. TUDO era o Noah, e eu não aguentava mais! Enjoei.

Então surgiu outro nome: Miguel. Depois vi que, junto com Davi, Miguel encabeçava a lista dos nomes mais populares dos últimos anos. Sem chance!

Dessa vez o nome teria que ser menos comum, gostoso de ouvir, curto e fácil de escrever.
Sabia que se o nome escolhido tivesse na lista, ele já teria saltado aos nossos olhos. Por isso, já estávamos cansados de procurar, já pensando que acabaríamos colocando qualquer nome, sem realmente gostar dele de verdade. 

Um dia, antes de dormir, lembrei que quando eu era mais jovem, lá na minha cidade, de vez em quando alguém falava de um garoto que eu nunca conheci, mas gostava do seu nome. Não lembrei que nome era esse que eu gostava, só lembrei que começava com a letra K.
No dia seguinte fui para o Google procurar algo do tipo “nomes para meninos com a letra K”, e o nome que eu procurava estava bem ali. Era Kalil.

Porém, antes de encontrar o nome que eu procurava, outro nome me chamou atenção e me agradou bastante. Era tudo o que a gente queria. Mostrei para o meu marido, e ele também gostou. Aleluia! O nome estava escolhido. Era “Adão” em havaiano, também o nome da ilha mais antiga e quarta maior ilha do Havaí: Kauai.

Gravidez: 24 semanas

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014
Olá, gravidinhas e mamães modernas!
Tudo bem?
Foto: Fabricio Sena

Passei essa semana muito bem, sofrendo um pouco apenas por causa do calor, mas com esse verão rigoroso quem é que aguenta, não é mesmo?! Minha pressão dá uma caída, fico bem "mole", com uma preguiça e sono o dia inteiro. Em compensação também temos aproveitado o calor para nos refrescarmos na piscina do prédio (pagar condomínio tem que ter alguma vantagem, não é mesmo?!). O Davi está adorando! Também já estou sentindo um pouco de falta de ar e às vezes dá uma dor na lombar.

Comecei a pensar no enxoval, e comprei as primeiras roupinhas. A vantagem da segunda gestação é já saber o que realmente usamos, ter noção de quantidades, e saber também o que é completamente dispensável. 

Bom... Depois de festa de aniversário do Davi (que tem sobras até hoje em casa), Natal e Ano Novo, engordei consideravelmente e estou pesando 56,9 kg. São 5kg acima do meu peso normal.


Com 24 semanas de gestação o bebê mede cerca de 30 cm, o tamanho aproximado de uma espiga de milho.
Visão e audição do feto estão mais ativas. Sua memória está em desenvolvimento, e a atividade das ondas cerebrais já é semelhante à de um recém-nascido. Ele tem sensibilidade na boca e nos lábios, e soluça e boceja frequentemente. Tronco e pernas já alcançaram o tamanho da cabeça, tornando o conjunto mais proporcional (um terço cada um). Brotos dentários surgem nas gengivas, e nas narinas vão se abrindo. Há o aumento da temperatura do feto em razão da alta atividade metabólica; acúmulo de gordura marrom, como reserva de energia e calor para o pós-parto.

Fonte:
O livro da gravidez - vol.2 - Ed. Duetto
Fotos: Fabricio Sena (papai moderno)



      

Aniversário de 4 anos

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014
Olá!
Tudo bem?

O primeiro post do ano é para falar do último dia do ano passado: o dia do aniversário do Davi! 
Bom, na verdade é mais para mostrar do que para falar, já que é um post mega recheado de fotos desse dia.
Como já comentei, fizemos uma festinha dez dias antes, mas é claro que não abrimos mão de tornar o dia 31 de dezembro um dia especial de comemoração.

Dessa vez acordamos cedo e logo de manhã fomos para o Parque do Ibirapuera fazer um picnic e brincar com o Davi no parquinho.



Alguém tem alguma dúvida que esse dia foi muito bom?!

Bjs.







Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...