Gravidez: 18 semanas

quinta-feira, 21 de novembro de 2013
Olá gravidinhas e mamães modernas!

Tudo bem com vocês? Como passaram nesses feriados?
Por aqui foi tudo bem, ficamos em São Paulo mesmo, geralmente fugimos de viagens nos feriados para evitar o estresse de estradas, pousadas, restaurantes e qualquer lugar lotado. (Um conhecido nosso demorou 12 horas para chegar no litoral).
A semana foi ótima, sem tosse, e o início do 5º mês de gestação foi sem gripe, sem dores e menos inchada, e consequentemente, estou muito mais disposta!  E por falar em disposição, já posso sentir as mexidas do bebê, e ele está bem ativo! Falei para o Fabricio colocar a mão e ele também pode senti-lo. É tão bom, né?! =)
Meu peso: 51,9kg.


Com dezoito semanas de gestação o bebê mede cerca de 12 a 14 cm, o tamanho aproximado de um mamão papaya. Seu rosto está bem formado - ele sorri, faz caretas e franze as sobrancelhas, olhos e orelhas já estão em sua posição final. Frequentemente, engole fluído amniótico, e por isso soluça forte o bastante para a mãe sentir. A pele fetal é transparente e fina como papel. Suas impressões digitais estão formando pequenas protuberâncias na ponta dos dedos.
Algumas gestantes notam mudanças na pigmentação da pele da face e do abdômen. Essas alterações são causadas por hormônios e desaparecerão gradualmente depois do parto. As mamas ganham volume, e os mamilos tendem a ficar mais escuros e mais pronunciados. Pequenas glândulas lubrificantes, chamadas tubérculos de Motgomery, podem surgir ao redor dos mamilos, e veias grandes ficam visíveis.

Fonte:
O livro da gravidez - vol.2 - Ed. Duetto
Fotos: Fabricio Sena (papai moderno)

    



2 comentários:

  1. Line, tenho te acompanhado, mas comentar com um bebê de 2 meses ainda tá difícil! Dei uma escapadinha enquanto ele dorme pra te dizer que vc tá linda! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dany, obrigada por dedicar um pouco do seu precioso tempo para me deixar esse recadinho! Sei como é complicado... quando eles dormem não sabemos o que fazer primeiro, se comemos, tomamos banho, lavamos a louça, fazemos algum telefonema, ou se aproveitamos para dormir tbm... Tenso, né?! Bem vinda ao clube das digitadoras de uma mão só! kkkk Bjocas e obrigada pelo elogio! =)

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...