Receita: Pão Caseiro

quarta-feira, 29 de setembro de 2010
Acho que nenhuma receita lembra tanto a minha mãe como o pão caseiro que ela sempre fazia, hoje ela mora sozinha e raramente faz pão.

Eu não sou enjoada pra comer nada e como pra caramba, mas sou muito exigente com relação ao pão. Eu saí de casa com 18 anos então digo: "Foram 18 anos sendo alimentada com pão caseiro, saindo quentinho e cheirosinho do forno, como vou acostumar a comer outro tipo de pão?!"
Para mim, o pão tem que ser bem macio por dentro e por fora também, não pode ser cascudo porque machuca a gengiva, o céu da boca, e não pode ter sido assado em forno alto pois assa a parte de fora e por dentro fica cru e com gosto de fermento. Éca!!

Então chega de conversa e vamos ao que interessa:

Ingredientes:
400 ml de leite
2 ovos
6 colheres de açúcar
1 colher (rasa) de sal
2 tabletes de fermento biológico (30gr)
3/4 xícara de óleo
1kg de farinha de trigo

Modo de Preparo:
Coloque a farinha numa bacia, concentrando a farinha nas bordas e deixando um "buraco" no centro.
Aqueça o leite, mas não deixe muito quente é so morninho (considero este o secredo do pão).
Desligue o fogo e acrescente todos os outros ingredientes no leite, misturando até dissolver o fermento.
Despeje aos poucos a mistura no centro da bacia de farinha, misturando com uma colher.
Quando não der mais pra misturar com a colher, é hora de colocar as mãos na massa e sová-la. (tire a aliança e os anéis, please!)
Outra dica é colocar a bacia num lugar mais baixo para facilitar o serviço e não ficar com dor no braços. rsrs (eu coloco na cadeira da cozinha).
Não precisa ficar SOVAAAANDO.
A massa não vai ficar muito firme, mas não pode ficar grudando nas mãos.
Deixe a massa descansar até que ela dobre de tamanho.
Se tiver calor, isso vai acontecer rapidinho, vc pode até cobrir a massa e deixar num lugar que bata sol, ou protegê-la com um pano de prato e colocar a bacia dentro de um saco plástico pra abafar um pouco a massa.
Esse tempo será entre 30 minutos e 1hora.
Depois deste tempo, limpe direitinho sua mesa, balcão ou pia... sei lá.
Divida a massa em 3 partes, faça os pães e coloque em formas enfarinhadas.
Você também pode fazer pãezinhos (dá uns 24 pãezinhos). Geralmente eu divido em 3 partes e faço 2 pães normais e com a 3ª parte eu faço 8 pãezinhos.
Deixe os pães crescerem mais um pouco (novamente de 30 minutos a 1 hora), e coloque-os para assar em forno baixo (entre 180º e 200º).
Aí depende do forno, mas no meu forno, em 40 minutos o pão está pronto.
Só ficar de olho pra não deixar queimar em baixo.
Bom, se sobrar, deixe esfriar e guarde na geladeira dentro de saquinho plástico que ele continuará bem macio.

Aproveite!

Se alguém ainda tiver alguma dúvida, só deixar um recado nos comentários que responderei prontamente.

E quem fizer, volte aqui pra falar se gostou da receita, se foi um sucesso, ou se teve que jogar fora, se o pão virou uma arma... etc.

Bjocas!

10 comentários:

  1. ai que fome
    ai que fome
    até senti o cheirinho do pão sainda do forno.
    hummmmmm
    bjo bjo

    ResponderExcluir
  2. Hum eu não tenho habilidade...rs
    Beijinhos, beijinhos!
    A Garota Veneno!

    ResponderExcluir
  3. Oi Line,

    Senti uma vontade absurda de comer um pão beeeeeeeem quentinho!!!
    Bjsss
    Ivone Alice
    www.sdealice.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Ai, meu Deus! Quero fazer!
    Estou numa fase "a cozinheira"...hehehe

    ResponderExcluir
  5. oi tudo bem?
    olha só!! eu fiz sua receita só que deu um probleminha ... rss , e gostaria que vc me ajudasse. é o seguinte, o pão ficou duro, e não assou direito por dentro, tbm ficou queimado em baixo ñao ficou fofoinho, dps q ele ficou frio ficou mais duroooo ainda rsrrsrss.
    me ajude por favor, ele sempre fica duro e queimado em baixo n sei pq.
    bjos grandes e me responda por favor

    ResponderExcluir
  6. Caramba! Deixei passar esse comentário que foi feito em outubro!!!
    E pra completar, a pessoa não se identificou, se tornando quase impossível de eu poder ajudar!
    Mas... vamos lá!
    1° - Validade do fermento.
    2° - O leite NÃO pode estar quente MESMO! É bem morninho mesmo, quase frio, só pra ajudar a dissolver melhor o fermento.
    3° - Deixe o sal por último, quando já estiver amassando o pão.
    4° - Já que nunca fica bom, prefira fazer qdo estiver + calor.
    5° - Se ficou queimado em baixo e cru por dentro é porque o fogo estava alto. Deixe no mais baixo possível.

    Se depois de tudo isso, ainda não der certo. Chora!
    Brincadeira!
    Mas se alguém vir falar que não conseguiu, eu faço um vídeo! rsrs

    ResponderExcluir
  7. Já era pra mim ter vindo falar aqui a muito tempo mas esqueci, então vamos lá, hoje é a terceira vez que faço A SUA receita e desde a primeira vez deu super certo!
    Já fiz muitas receitas de pão, mas nenhuma ficava como eu queria, ai quando vi seu post sobre O PAO CASEIRO e que voce também era chata em respeito ao gosto, resolvi arriscar. SIMPLESMENTE AMEI. É a melhor receita que já testei, e quer saber, não troco mais não. Alias, todas as receitas que você postou até hoje eu testei e amei, a favorita do pessoal aqui de casa é a banana caramelada, minha pequena de 2 anos não é muito fã de frutas doces, tipo banana e mamão, mas a banana terra caramelada ela amou do jeito que fiz (seguindo sua receita,claro).
    Enfim, só queria agradecer por dividir conosco suas receitas e continue postando mais essas delicias.
    Sou leitora a uns 7 meses, mas nunca comentei nada por falta de tempo até...mas é isso, adoro tudo por aqui.

    Beijos
    Line S. Oliveira

    ResponderExcluir
  8. Oi, Line.

    Muito obrigada pelo seu comentário!
    Poxa.. que bom saber que tem gente que faz as receitas e que está gostando! =)
    Muito obrigada!
    Bjocas!

    ResponderExcluir
  9. Oi o meu ficou gostoso,mas tem um porém,a casca ficou dura mas por dentro ficou macia oque eu Fasso pra casca ficar macia,dos direitinho,mas na hora de assar fica duro enfez de macio talvez seria a temperatura quente do forno eu ponho a 200graus por 40minutos? Mesmo assim ele endurece .... me ajude..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Letícia , pra casca ficar bem macia , assim q tirar o pão do forno , coloque sobre ele um pano de prato umedecido com água e deixe durante alguns minutinhos , fica uma delicia :*

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...