Amamentação Prolongada e Cama Compartilhada

sexta-feira, 26 de julho de 2013
Davi tem 3 anos e 6 meses e "ainda" mama, e "ainda" dorme com a gente.

Desde setembro do ano passado mama apenas para dormir, o que acontecia duas vezes ao dia, à noite e antes da soneca da tarde. Há uns 2 meses ele parou de dormir à tarde, por isso mama só à noite.
Antes de ontem ele estava brincando, e quando vi já estava dormindo no chão da sala, levei-o para a cama e continuou a noite toda dormindo. Ontem ele tomou banho e ficou na cama enquanto eu tomava o meu banho antes de dormir. Geralmente, quando tomo banho depois dele, o Davi fica na cama jogando ou assistindo algum desenho no iPad, mas dessa vez, quando abri a porta do banheiro, ele já estava dormindo. Foram dois dias sem mamar, e EU quase entrei em crise de abstinência, de separação. Por isso, acredito que logo estará desmamado, um desmame natural, sem traumas, depois de ter aproveitado ao máximo, todas as vantagens do aleitamento materno.

E sobre a cama compartilhada... Em maio minha mãe veio passar uns dias em casa, e por isso usamos nosso colchão inflável para visitas. Depois que minha mãe foi embora, resolvi aproveitar a oportunidade do colchão, que ele acha mais interessante que o berço, para tentar transferí-lo para seu quarto.
Eu passava a noite com ele, com intenção de, aos poucos, voltar para a minha cama, depois que ele pegasse no sono, mas ele começou a tossir muito durante a noite. Estava achando estranho, até que meu marido sugeriu que pudesse ser alergia ao colchão, já que ele mesmo não consegue ficar perto desse colchão inflável. Dito e feito! Voltei com o Davi para a nossa cama, depois de mais de 1 mês dormindo em seu quarto, e parou de tossir durante a noite. Enquanto não compramos uma cama e colchão para o Davi, ele continua com a gente, em nossa cama compartilhada. E com esse frio, fala a verdade, tem coisa melhor?! Plano adiado até o início do verão.
O único problema é que ele já está grandinho, e nossa cama de casal é do tamanho normal, se fossem como essas das imagens abaixo, ele ficaria dormindo com a gente até os 18 anos!

 http://pinterest.com/pin/51932201926307485/
 http://pinterest.com/pin/405042560207263313/
 http://pinterest.com/pin/366339750908910070/
http://pinterest.com/pin/386957792953487178/
http://pinterest.com/pin/98023729361571370/
http://pinterest.com/pin/103090278940686410/

Qualquer uma dessas daria conta, pelo menos enquanto temos apenas um filho, mas como pra ter uma cama desse tamanho, nosso quarto também teria que ser maior, não vai ter jeito... =(

Cada família sabe o que é melhor para si, se adapta e sente-se mais confortável de formas diferentes. Mas e você?! É a favor da amamentação prolongada e da cama compartilhada?!



Já curte o Mamãe Moderna do Facebook?



Bjocas!


8 comentários:

  1. Aqui em casa o desmame aconteceu beeem cedo, mas por vontade do próprio Gui, ele com 2 meses não quis mais mamar no peito, a cama compartilhada foi até os 9 meses, depois ele passou a dormir no berço dele, só que do lado da minha cama, quando ele fica doentinho (que ainda bem é bem raro) ele dorme comigo na cama, e tem vez que no meio da madrugada ou de manhã depois que o meu marido sai para trabalhar ele pede pra dormir comigo na cama e é lógico que eu pego ele, ano que vem vamos arrumar o quartinho dele, mas não sei se vai ser tão fácil a adaptação (ele mmo já fala que não quer ir pro quarto dele rs)

    beijos Mi Gobbato
    http://espacodasmamaes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mi,

      O importante é que foi por vontade própria, mas é uma pena, pois nenhuma fórmula se compara com o leite materno, não é mesmo?!

      O Davi já quer ir para o quarto dele, mas quer que eu fique lá junto. rsrs

      Bjs e obrigada pela visita!
      ;)

      Excluir
  2. bom meu Enzo completou 3 aninhos agora e eu desmamei ele com 2 anos e meio ,eu não queria mais amamentar acho q mamou bem já kkkk e quanto a cama compartilhada adoro...ele dorme comigo e se depender de mim rsrsrs, meu marido trabalha a noite então ele é meu companheiro....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elaine,
      Também acho que 2 anos e meio é um ótimo tempo de amamentação. Que bom, que também compartilha a cama com o Enzo, ficam quentinhos durante a noite, e sem o marido não tem problema da cama ficar pequena! =)

      Bjocas e obrigada pela visita!
      ;)

      Excluir
  3. Parabéns a mamãe pelo carinho de amamentar o pequeno por mais de 3 anos.
    Com 2 anos e meio a minha pequena foi para uma caminha com proteção, achava perigoso ela tentando sair do berço.
    Acredito que enquanto vcs escolhem a caminha, podem aproveitar o quentinho para se despedirem e acostumarem com a ideia, sem traumas.
    bju

    http://feitocomcarinhodemae.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Iolanda,

      Com certeza, estamos aproveitando bastante! =)
      Bjs e obrigada pela visita!

      Excluir
  4. Mi, meu bb tem quase 10 meses e pretendo amamenta-lo até quando ele quiser assim como fiz com a irmã dele... mas ela parou com 10 meses. Já a questão da cama só compartilho as vezes, no geral eles dormem no quarto separado do nosso (casal) cada um no seu cantinho.
    Mas como você mesmo disse "cada família sabe oque é melhor pra si"
    Bjs!!

    Carlah Ventura
    Blog: Intensa Vida

    ResponderExcluir
  5. Eu não consigo separar da minha bebê. Ela está com 9 meses, ainda mama bastante, nos dias que eu trabalho ela mama menos (na hora que me ve, já vem direto querendo mamar), e nos dias de folga (trabalho 12h por 36h) ela mama bem mais. E mama durante a noite, tem noites que mama mais, outra menos, não tem uma regra. Acontece que adoro acordar e ver ela pertinho de mim. O que fizemos agora por último, pra ficar confortável para nós três, foi tirar a guarda do berço, deixar o estrado na mesma altura da cama e encostar na cama, deixei amarrado, para que fique firme, e coloquei um pedaço a mais de esponja na parte do berço que não encosta na cama, para que o nosso colchão se encontre e fique parelho com o dela. Tenho dormido tranquila e feliz, com ela do meu lado, no berço, mas grudadinha em mim. Se quer mamar, so trago para mais pertinho. E não tenho data definida para mudar as coisas lá em casa, que estão maravilhosas para nós. E o peito, quero que ela mame até quando quiser, e acho tbm que vou sofrer mais que ela qdo parar.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...