Relato de Parto: nascimento do Lucas

terça-feira, 30 de julho de 2013
Muitas mulheres querem um Parto Normal, mas diante de tanta pressão, acabam cedendo. Agora pensa na pressão de ter um sogro GO cesarista assumido! Pensou?! Então veja o que aconteceu com a Juliana...

"Depois de um mês, aqui estou eu pra relatar como foi meu parto e minha caminhada na luta pelo PN. 
Comecei fazendo meu pré-natal com medico de confiança de minha família pela Unimed, um médico maravilhoso, daqueles que fica 1 hora com você em consulta tirando todas as suas duvidas. Na primeira consulta já relatei a ele sobre a minha vontade de ter um PN. Nesse dia ele me falou que tudo bem, desde que tudo estivesse bem comigo e/ou com o bebe. 
Entrei nessa comunidade, onde aprendi muito sobre tudo relacionado a gravidez, aqui tive conhecimento sobre todos os tipos de parto, e sobre doulas e da importância delas no antes, durante e pós parto. Decidi que encontraria uma para me acompanhar, e assim fiz, peguei contato de algumas que moravam perto da minha região, e escolhi aquela que mais me identifiquei “Lara”. Foi me indicado por ela um grupo de gestantes que se reuniam todas as quartas feiras.
Passei a gestação toda muito bem, não tive enjôos, somente azia, e muito sono. Pressão sempre ótima, e o bebe se desenvolvendo muito bem. Estava tudo certo para eu ter o meu tão sonhado PN, bebe estava encaixadinho, na posição certa para nascer.
A data provável para o nascimento do Lucas era 23/07/2009, e um mês antes, em uma das minhas consultas, meu médico vem me dar a notícia de que entraria de férias, e que provavelmente não estaria aqui para fazer meu parto. Estava entrando na 36ª semana, e ele me perguntou se realmente eu não queria marcar cesárea, porque ai ele poderia fazer meu parto antes de ele ir viajar na próxima semana. Clarooooo que não aceitei, poxa ainda estava entrando na 36ª semana... Desencantei do médico que até então estava sendo maravilhoso e se mostrando a favor do PN. Fui saber que ele era um medico cesarista e no fim agradeci por ele ter entrado de férias.
Comecei a ficar preocupada pois já estava no finalzinho da gravidez e estava sem médico para continuar meu pré-natal. Liguei pra Lara que me indicou uma médica maravilhosa “Mariana Simões”. Eu e meu noivo fomos em uma consulta com a Drª Mariana. De inicio já me identifiquei com ela, pra mim ela seria a médica que faria meu Parto. 
Chegando na casa de meu noivo, lá estavam meu sogro e minha sogra para conversarem conosco, na hora já pensei “lá vem". Meu sogro é GO e trabalha na maternidade da minha cidade, e todas as vezes que ia na casa dele, me falava sobre os amigos dele que também trabalham na maternidade sobre a vontade que todos ele tinham em fazer meu parto, mas que teria de ser cesárea. Sim, meu sogro é cesarista! Deu pra perceber, né? Comecei a ficar nervosa e preocupada, e pensava "Por que todos querem que eu faça Cesárea se esta tudo bem comigo e com o bebe?" Nesse mesmo dia minha sogra veio me dizer que eu não iria agüentar ter um PN porque eu era miudinha, e não agüentaria as dores. Como fiquei mal esse dia, ao ouvir isso.
Conversando com meu sogro, vimos o quanto ficaria caro o parto que eu tanto queria, porque além de pagar a médica, teria de pagar a internação, já que eu ainda estava em carência pelo convênio. Meu sogro então disse que ele conseguiria o quarto para internação com acompanhante pra mim, mas que teria de ser com plantonista da maternidade ou até mesmo a sobrinha dele que também era GO e dava plantão lá. Me alegrei com a hipótese de ter meu parto com a prima do meu noivo, pois ela era jovem e também deveria ser a favor do PN.
No dia seguinte marquei consulta com a prima do meu noivo, e lá mais uma decepção... Ela conversou comigo sobre PN, cesárea, falou vários motivos do porque eu poderia passar por uma cesárea, e que eu teria de estar preparada... Primeiro, eu era miudinha, quadril pequeno, e o bebê, pelo ultrassom, estava grande, já pesando 3.700 kg, provavelmente eu não teria passagem. Segundo, até então eu estava sem dilatação nenhuma (estava já nas 38 semanas) e ela disse, que por eu estar já nessa semana sem nenhuma dilatação, provavelmente não teria dilatação até as 40 semanas, porque não poderia deixar de passar de 40 semanas, porque poderia ter risco deixar passar disso.
Chorei demais com tudo que ela falou, e falei pro meu noivo que não queria ter parto com ela JAMAIS, e que preferia mesmo um plantonista. No mesmo dia liguei pra Lara e disse tudo que a prima do meu noivo havia me dito, nos encontramos e ela me acalmou, dizendo que era normal não ter dilatação ainda, porque eu ainda nem tinha entrado em TP como que teria dilatação?
No dia 18/07/2009, começa a sair de mim um líquido meio gosmento transparente, que na verdade não era liquido era o famoso tampão. Liguei pra Lara e falei o que estava acontecendo, mas achando que era o liquido amniótico e não o tampão. Fui para a maternidade para um medico me examinar, e ele disse que era o tampão que estava saindo, e que ainda estava sem nenhuma dilatação... Mais uma vez desanimada pois queria logo dilatar porque senão acabaria entrando numa cesárea por causa da família do meu noivo. Informei a Lara sobre o que o médico disse, e ela pediu pra eu ficar calma, e no dia seguinte sair, relaxar. Foi o que eu fiz...
No dia 19/07/2009, eu, meu noivo e minha mãe, fomos ao shopping, e o tampão continuou a sair, foi tudo tranqüilo nesse dia.
No dia 20/07/2009, acordei as 7:30 da manha, com contrações... Meu noivo foi trabalhar, e disse a ele que se fosse a hora eu ligaria pra ele. Liguei pra Lara e falei das contrações que estava tendo, então comecei a marcar de quanto em quanto tempo estava tendo. Por vezes tinha a cada dez minutos, outras vezes a cada 5 minutos... Lara estava em São Paulo, e encaminhou outra doula pra me acompanhar enquanto ela voltava. Larrisa (outra doula) chegou, pessoa maravilhosa que ficou comigo... 
As contrações começaram a apertar, mas o engraçado é que eu não sentia dor nenhuma, alem das pressões lá embaixo, a cada contração eu respirava profundamente, acho que isso me ajudou muito. Almocei, tomei bastante água e suco. Lara chegou. Que alegria em vê-la. Fui pro banheiro para tomar um banho de banheira para relaxar, e quando tiro minha calcinha vejo sangue, finalmente o tampão saiu por completo... Tomei um banho e logo fomos para a maternidade, nisso já eram 16:20 horas. A pressão lá embaixo era cada vez mais forte, mas ainda não tinha dor.
Na maternidade passei por consulta com médico, me deito na cama, e a bolsa estoura, fico achando que estava fazendo xixi sem saber, até ele me dizer que era a bolsa que havia estourado. Ele me examinou e viu que eu já estava com 9 cm de dilatação o que me deixou espantada! Como poderia estar com 9 cm de dilatação sem sentir dor nenhuma?! Chorei, sem acreditar que meu bebê em breve estaria comigo.
Fui levada correndo ao Centro Obstétrico junto com a doula, enquanto meu noivo ficava na recepção preenchendo a ficha. Já no CO, fiquei preocupada porque meu noivo não chegava, e não daria tempo de ele assistir ao nascimento do filho.
Logo em seguida ele com meu sogro entram, e a famosa prima médica do meu noivo. Acabam por assistir meu parto, o sogro, o noivo, a prima, e a doula.
Às 17h18  nasce o Lucas, pesando 3.710kg, com 52 cm. Lindo e saudável de um parto normal hospitalar com plantonista.
Lutei e mostrei a todos que eu era capaz de parir, ainda mais um meninão desse tamanho, pra quem achou que eu não teria dilatação, nem passagem pra ele, ai esta a prova de que toda mulher tem capacidade de parir, independente de seu tamanho e peso."


Parabéns, Juliana, e obrigada por permitir que eu publique a sua experiência, e assim ajude a fortalecer muitas gestantes que desejam o tão sonhado PN.



9 comentários:

  1. parabens juliana pelo parto, mas principalmente por não ceder a pressão da familia do seu noivo, eu, infelizmente cedi a pressão do meu go e da minha mãe, ela é enfermeira e trabalha justamente no Centro obstetrico, meu ex go é conhecido dela, e desde a 37º semana ficava me falando que eu nao tinha dilatação, que nunca ia ter normal e que meu bebe era muito grande, na 40º semana, não aguentei a pressão e fui pra cesárea, me arrependo muito, nem em trabalho de parto eu estava! e meu bebe nao era nada grande, nasceu com 3150kg, não tive nenhum problema na recuperação da cesárea e minha mãe até hoje fala que eu não aguentaria um parto normal, me dói muito ouvir isso pois perdi a minha oportunidade de tentar já que provavelmente não terei outro filho ( por outras razões) ainda choro quando falo desse meu "parto"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tata,

      Infelizmente essa é a história da maioria das mulheres, e nenhuma delas deve se sentir culpada por isso. O peso do bebê no ultrassom não é nada preciso, e a contração que ajuda a dilatar o colo do útero, por isso, se não está em trabalho de parto, é dificil ter dilatação mesmo. Os médicos sabem disso, mas fazem questão de dramatizar pra induzir a gestante a aceitar a cesárea. Infelizmente esse é o sistema obstetrico brasileiro... Triste!

      Um beijo, e obrigada pela visita!

      Excluir
  2. Adorei: "Ele me examinou e viu que eu já estava com 9 cm de dilatação o que me deixou espantada! Como poderia estar com 9 cm de dilatação sem sentir dor nenhuma?!"
    eu cheguei assim na maternidade para ter a primeira filha.
    Eu só sentia um desconforto.. nao sentia dor!
    Nós podemos!
    beijos
    Lele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que inveja, Helena.
      Queria ter essa sorte, mas ao contrário, com 6cm já estava agonizando! rsrs
      Bjs.

      Excluir
  3. Lindo relato. Eu q sempre achei q só teria filho se fosse por cesária (medooo) já mudei de ideia depois de ler esse relato. E não, não estou grávida. mas pretende estar um dia.


    Beijossssssss
    ┌──»ʍi૮ђα ツ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Micha,
      Fico feliz em saber que os relatos postados ajudam a tomar a decisão certa! =)

      Bjocas!

      Excluir
  4. Lindo relato!!!

    Eu sei bem o que é parir um meninão desse tamanho!!!
    Meu mais velho nasceu apenas com 90 gramas a mais que o Lucas (nenem do relato).

    Sempre quis parto normal, e consegui ter 2 partos normais... um morrendo de dor desde inicio do tp... e o outro só após os 6ºcm de dilatação.

    Ambos os médicos foram maravilhosos, e mesmo eu sendo gordinha, consegui meu sonhado pn... e o melhor, pelo plano de saude!!!

    Espero que meu proximo bb, tambem seja de pn...

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Tenho 2 lindos filhos, Maria Eduarda de quase 4 anos e Lucas de 2 anos, desde a primeira gestação pensei na PN, tenho pavor de corte, muito sangue, dor, enfim tudo que me remete a ter MUITO cuidado pós operatório... Qd estava com 37 semana minha irmã foi conhecer a sobrinha pela ultra foi qd a medica que realizava o exame disse "VC NÃO TEM MAIS ESPAÇO NA BARRIGA É MELHOR MARCAR UMA CESÁRIA!"... eu mundo caiu, fui pra casa chorando e pensando besteiras e besteira do tipo e se eu morrer... e se cortarem errado e se o bebê não estiver preparado... e minha irmã (álias quase 90% da minha família) que é enfermeira me dizendo "Não Dani é tranquilo, minha irmã vc é magrinha, tenho medo que aconteça algo, e se vc não aguentar, não tiver força...",(todos temerosos porque qd pequena tive alguns problemas de saúde) e minha GO dizendo a mesma coisa porque queria sair de férias e porque dizia que saia mais caro para ela ter que esperar um parto PN, do que uma cessaria, pelo tempo de esperae peço valor que o plano repassa... fiquei pressionada por todos os lados, mas lutei até o último minuto qd 26 de Dezembro as 7hs da manhã senti contração e cheguei no hospital com 9 de dilatação, parto rápido PN e eu feliz, com minha filha que eu fiz vir ao mundo (porque pra mim este é o termo, se vc pode ter um parto normal, fazer vir ao mundo seu filho, porque não faze? Caso não possa por algum problema de saúde ou o bebê não estiver na posição tudo bem, colocarás um filho ao mundo do mesmo jeito). Com Tudo isso na cabeça logo pensei qd gravida do Lucas, não vou ouvir ninguém, barriga minha, corpo meu, e sou eu a mãe. Nesta gestação passei por 2 GO e qd já ouvia a ladainha! Eh se vc tiver bem, o bebê tb, quem sabe... na outra consulta nem aparecia, foi qd encontrei o meu GO Drº Alberto Noguti, falou tudo o eu que queria ouvir e me apoiou, conclusão 2º PN, me disse que sou uma boa parideira que sem essa de que baixinha, magrinha, fraquinha, não tem força pra um parto normal.
    Hoje, sempre, sempre mesmo, que vejo uma mulher gravida logo puxo papo e começo a falar de PN, e qd é com minhas amigas insisto até onde posso. Espero que muitos médicos repensem antes de induzir uma cesária a uma mãe, muitos veem o parto cesária como uma forma de ganha tempo e dinheiro rápido, mais, em alguns casos podem até fazer mal ao bebê a mamãe.
    Parabéns Juliana, pela sua imensa coragem de encarar PN, e por fazer vir ao mundo o seu filho que por sinal, que nome lindo (rsrsr), e por nos contar sua história. Vou usa-la para mais duas amigas que ganha bebê no ano que vem.

    Bjos e fique com Deus.

    Daniele

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...