Gravidez: 17 semanas

sexta-feira, 15 de novembro de 2013
Olá gravidinhas e mamães modernas que estão acompanhando a minha gestação!
Tudo bem?


Nessa semana o post atrasou pois não encontrava a fruta para a foto. =( 

A semana foi ótima, ainda com tosse, com algumas dores na barriga (acho que por causa de gases), mas mesmo assim, passei super bem e disposta.
Domingo fizemos um curto passeio para o Pico do Urubu, em Mogi das Cruzes, onde tem uma pista de vôo livre, e aproveitamos para fazer algumas fotinhas:



Meu peso: 53,1kg.

No primeiro trimestre emagreci 1kg, mas só na ultima semana engordei 1,2kg! Do 51,9kg a balança pulou para o 53,1 e eu levei o maior susto quando subi na balança.
Preciso tomar cuidado com o sódio e me hidratar bem, pois também percebo uma leve retenção de líquidos. (já!) Mesmo considerando o calor dos últimos dias, na gravidez do Davi passei os meses de novembro e dezembro sem nenhum incômodo por causa de inchaços.


Com 17 semanas de gestação, o bebê mede cerca de 11 ou 12 cm, o tamanho aproximado de uma carambola.

Pela primeira vez, o feto está maior que a placenta. Cabeça, mãos e pés ainda estão grandes demais para o corpo. Suas proporções, contudo, estão mudando. As pernas e o tronco continuam a se alongar em diferentes velocidades, buscando esse equilíbrio. As pernas desenvolvem-se mais lentamente que os braços, o pé está formado com os cinco dedos. O sistema nervoso tem desenvolvimento bastante rápido, e uma bainha gordurosa de mielina começa a se formar em torno de alguns nervos. Esse processo perdura durante o restante da vida fetal e avança até início da infância. A mielinização ajuda a acelerar a comunicação elétrica entre o corpo e o cérebro, proporcionando movimentos coordenados. No atual estágio, a coordenação está longe de ser alcançada, mas o feto já move braços e pernas, vigorosamente. 

Fonte:
O livro da gravidez - vol.2 - Ed. Duetto
Fotos: Fabricio Sena (papai moderno)

    




4 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...