Gravidez: 16 semanas

quinta-feira, 7 de novembro de 2013
Olá, gravidinhas e mamães modernas!
Tudo bem com vocês?

Essa semana foi muito boa, ainda com gripe e tosse, mas bem melhor que na semana passada.
Outro dia parei para pensar quando eu e meu marido saímos sozinhos, sem o Davi, e acreditem, isso nunca tinha acontecido! Nosso último programa de casal foi dois dias antes do Davi nascer, ou seja, quase quatro anos!
Isso é péssimo, eu sei, mas não gostamos de deixar nosso filho com ninguém... Meio que cumprindo aquele dito popular "quem pariu Mateus, que o embale". Pra "ajudar", não tenho familiares muito próximos, amizade com vizinhos, ou uma eventual babá de minha confiança. Minha sogra mora perto, mas apesar da muita boa vontade, infelizmente não tem saúde para cuidar de criança. Agora que o Davi já está maior, até que está mais fácil, pois não é mais uma criança de colo, ou que precise trocar fraldas, etc.
E, como logo teremos um bebê recém-nascido em casa, que suga nosso tempo e nossa disposição, e como provavelmente vá demora um bom tempo para que consiga sair sem ele, começou a me dar um desespero, vontade de aproveitar algum tempo para sair a sós com o marido. Então, sábado passado fomos num rodízio de comida japonesa sozinhos. Nós adoramos comida japonesa, mas nunca vamos porque o Davi não tem costume de comer, então foi o programa perfeito para irmos sem ele. =)

Meu peso: 51,9 kg.
No primeiro trimestre emagreci 1kg por causa das náuseas, mas praticamente já recuperei todo peso nos últimos quinze dias!


Com 16 semanas de gestação o feto mede cerca de 11 cm, o tamanho aproximado de um abacate pequeno.
O feto ganha uma face evidentemente humana, com os olhos nos lugares certos e orelhas próximas de sua posição final. A glândula tireóide está descendo da base da língua para o pescoço. O tamanho fetal e o placentário são quase iguais, para ancorar o feto firmemente no útero. As papilas gustativas amadurecem. Há o início dos movimentos respiratórios regulares e soluços. O mecônio chega ao cólon. Vários exames de triagem são oferecidos aos futuros pais nesse período, entre os quais a amniocentese, na qual uma amostra de fluido amniótico é colhida para uma análise celular. O procedimento pode ser feito a partir da 15ª semana e costuma ser realizado ate´ a 16ª. Normalmente, é oferecido quando há risco aumentado de o bebê nascer com anormalidades cromossômicas, como a síndrome de Down. O médico deve expor essa possibilidade com clareza, especialmente se a gestante for mais velha.

Fonte:
O livro da gravidez - vol.2 - Ed. Duetto
Fotos: Fabricio Sena (papai moderno)

  


3 comentários:

  1. Gente!
    Com 16 semanas mede 11 cm!
    Meu filho nasceu com 39 semanas e 51 cm!
    Olha a velocidade do crescimento!
    A natureza é mesmo um espetáculo!
    Hoje ele está com 1 ano e meio também somos pais em tempo integral, não temos muita oportunidade de cultivar a vida de marido e mulher, saindo, jantando, ou curtindo a night. Enfim, tudo é um momento, essas crianças vão crescer e lá na frente tudo que vamos querer e apenas a companhia deles!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E você já sabe o sexo?
      Com certeza um exame que vou querer fazer na minha próxima gravidez é o de sexagem fetal. Que pode ser feito na 8ª semana!

      Excluir
    2. Camila
      No final cresce muito rápido mesmo.
      Você está certa, daqui a pouco estão crescidos e vamos sentir falta de nossos programas a 3! rsrs
      Vou confirmar o sexo só no começo de dezembro, mas a médica acha que terei outro menino.
      =)

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...