10 dicas para conseguir um parto natural

quarta-feira, 16 de maio de 2012

1 - Deseje
Muitas vezes conheço gestantes que dizem querer parto natural, mas acabam num parto cheio de intervenções e sem motivo aparente. Nesse caso, o único motivo que a impediu, é que na verdade ela não fazia tanta questão de um parto natural.

2 - Acredite
Seu corpo é perfeitamente capaz de parir! Não tem essa de "minha mãe", "minha irmã", "a bacia", "a dilatação".... blá, blá, blá.

3 - Informe-se
Leia tudo sobre o assunto em livros e artigos. Saiba as diferenças entre os tipos de parto, as reais indicações de cesárea, as reais indicações e consequências de qualquer intervenção, e descubra por si mesma qual é a melhor opção. Saiba tudo sobre o seu corpo e sobre as fases do trabalho de parto.  Assista vídeos de parto natural, participe de fóruns sobre o assunto e leia muitos relatos de parto.


4 - Convença o marido
Se informou e aprendeu tudo o que tinha pra aprender? É a hora de ensinar o marido, justificar a sua escolha, conquistando o seu apoio, que é fundamental e indispensável!

5 - Encontre o obstetra certo
Essa missão é tão difícil quanto encontrar uma agulha no palheiro, mas nos fóruns que você está participando com certeza encontrará uma boa indicação. Então, desapegue do seu médico, aquele que te acompanha desde a primeira menstruação e que fez cesárea a sua família inteira. Nesse outro post AQUI tem algumas dicas para identificar um "obstreta".


6 - Controle-se
Procure ficar tranquila e fuja da ansiedade, desejando o fim da gravidez, louca para que seu filho nasça logo. A gestação não termina com 38 semanas e nem da DPP (data prevista do parto) com 40 semanas, mas vai até 42 semanas.

7 - Não tenha medo da dor
Sinceramente, acho que já tive cólica menstrual pior que a dor das contrações do parto. Eu conseguia dormir entre as contrações... Na hora do expulsivo dói de verdade, mas é tão rápido. Não associe a palavra "sofrimento" com a dor do parto, pois o momento é de vida, alegria, de comemoração e a dor é suportável e fácil de amenizar com massagens e banho quente.
8 - Segure-se
Não corra para o hospital na primeira contração, ou com a perda do tampão mucoso, que pode acontecer até uma semana antes do parto. Ir para o hospital logo no início do TP aumenta bruscamente a chance de intervenções desnecessárias.



9 - Mexa-se
Não fique parada durante o TP, mas movimente-se, caminhe, rebole, suba escada, agache e levante, dance...
10 - Domine
Antes de aceitar qualquer intervenção, avalie se realmente é necessária. Então, siga seus instintos, empodere-se, tome o controle do seu TP, e tenha o seu filho na posição que se sentir mais confortável e segura.



Gostaram das dicas?
Espero que possa ajudar as gravidinhas que passarem por aqui.

Bjocas!


As imagens são pinturas da artista Amanda Greavette.
Veja mais no site http://www.amandagreavette.com

9 comentários:

  1. Nossa eu amei as dicas, serviu muito para mim que até uns minutos atrás estava morrendo de medo da dor.

    Beijos e Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Minha opção de parto foi normal e nunca me arrependi dessa decisão, as contrações pro quadril dilatar foram iguais a cólicas menstruais, tive um parto em uma maternidade pública que apóia o parto normal, foi um sonho, lembro de tudo como se fosse ontem.
    Tinha enfermeiras me ajudando com a bola de pilates, a sentar agachada em um banquinho baixo, tomar duchas quentes, enfim, foi mais rápido do que eu esperava.
    A dor da expulsão é grande, eu achava que iria morrer, mas depois a gente percebe que essa sensação faz parte de nascer a mãe junto com o bebê e acho que foi menos de 10 minutos a parte final do parto.
    Gostei do seu post, aconselho as mães que quiserem um parto normal a lerem muito sobre o assunto, a informaçãoé a nossa melhor ajuda.

    ResponderExcluir
  3. A melhor opção na minha opinião!!

    Por sorte, meu trabalho de parto foi tranquilo e o parto foi muito rápido, não senti aquela dor enorme que assusta as mulheres.
    Eu pisquei e minha filha já tinha saído...rsrsrsrsrs.
    Nem deu tempo de aplicarem a anestesia.
    E só de poder carregar minha princesa logo após o parto e não precisar me recuperar de uma cesariana foi maravilhoso!

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Eu sempre quis ter parto normal e tive a minha filha... na hora senti dor sim, mas é uma emoção tão grande o nascimento, que supera tudo. Sem contar que a recuperação é mega rápida,sinto que participei muito mais do nascimento do que se tivesse sido uma cesariana!

    ResponderExcluir
  5. Hoje não sei se teria coragem!
    Durante minha primeira gestação eu desejei muito fazer assim, mas depois de ter feito a cesárea (foi necessário) acho que não sou mais tao corajosa assim.
    Admiro muito as mães que fazem.
    Mas essa experiencia não terei, já que não pretendo ter mais filhos.

    Excelente texto. Parabéns.

    bjocas

    ResponderExcluir
  6. Tenho esse sonho, porém estou na 40 semana que para as contas dos médicos é 41 semanas, então estou preocupada porque vão querer me induzir o parto ou fazer cesárea e então meu sonho vai p água abaixo, se eu morasse em outro país tudo seria mais fácil...Mas o Brasil é um país cesarista

    ResponderExcluir
  7. Ótimas dicas, obrigada por compartilhar. Vou divulgá-las!

    ResponderExcluir
  8. Gostei das dicas, me deixou mais tranquila, principalmente com os comentarios de mulheres que ja passaram por isso no final. Estou na 39ª semana. Ta logo aai o dia . Nao vejo a hora.

    ResponderExcluir
  9. Estava com muito medo do parto ,, mais assim que eu li os comentarios , meus medos passaram ,, obr

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...