Como explicar?! #protestomaterno

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Como mãe e pai, procuramos dar bom exemplo para o nosso filho, e repassar princípios que fazem parte do nosso caráter, como: o valor do trabalho, a honestidade, respeito ao próximo, gratidão, boa educação...
Fugimos de tudo que possa ser contrário à esses princípios, principalmente da televisão, onde vemos muita violência, dos jogos de vídeo-game, e até de alguns desenhos animados.
Buscamos ensinar e estimular apenas coisas boas, a música, a arte, o esporte, e acabamos criando um mundo "perfeito" para a criança. Criamos o mundo que gostaríamos que ele fosse.

E fico pensando...
Como vou explicar para o meu filho que o mundo não é perfeito?!

Como vou explicar que existem pessoas que roubam o dinheiro do povo em proveito próprio?! Que o dinheiro dos impostos, que deveriam ser destinados em benefício de todo o povo, enriquecem o bolso de alguns.

Como vou explicar que esse ladrões que nos governam foi o próprio povo que colocou no poder?! Ou não, já que o sistema de eleição "super moderno" através de urnas eletrônicas é pra lá de duvidoso! Que o direito do voto que conquistamos, hoje é obrigatório?! Sou obrigada a exercer a democracia... Veja se isso tem lógica!

Como vou explicar que quando descobrimos exatamente quem nos roubou, os ladrões são julgados, condenados, mas não ficam presos e ainda continuam a nos governar?!

Como vou explicar que aquela comédia "stand-up" que vemos na TV se chama "horário político"?!

Como vou explicar para meu filho que meu carro precisa passar pelo "Controlar", principalmente para avaliar se não está poluindo o ar da cidade, enquanto vemos os ônibus públicos soltando tanta fumaça preta pelo ar?!

Como vou explicar para o meu filho que é importante estudar, que o mercado de trabalho está muito difícil, que as empresas exigem formação, qualificação profissional, experiência de trabalho, inglês fluente, espanhol, francês, alemão, mandarim, e querem pagar salário de estagiário para o empregado, mas para se candidatar ao cargo de vereador, prefeito, governador, deputado, senador, ou presidente da república não precisa ter nem o ensino fundamental?!

Como vou explicar para o meu filho que pagamos imposto para ter um atendimento de qualidade nos hospitais públicos, mas para ter um atendimento "mais ou menos" tenho que pagar convênio médico?! E que muitas pessoas não têm atendimento nem bom, e nem ruim, morrem esperando uma vaga.

Como vou explicar que a educação pública não é de boa qualidade, que as escolas não têm recursos suficientes, que os professores são mal remunerados?! 

E por falar em mal remunerados... E os policiais?! Como vou explicar que eles arriscam suas vidas todos os dias nas ruas e não recebem o que merecem? Como explicar que muitos desses profissionais da segurança pública também se vendem e aceitam propina? Como explicar tantas coisas?!

Como vou explicar que um partido político que lutou para entrar no poder, que prometeu acabar com a fome, a miséria, a seca no nordeste, depois de tanto tempo no governo, ao invés de cumprir a sua promessa envia dinheiro para causas de outros países?! Quanta esperança, quanta ilusão...

Como explicar que um país quer viver de aparências, investindo dinheiro numa copa do mundo de futebol, em carnaval, ao invés de se destacar mundialmente por avanços na educação e saúde?! Não é à toa que o Brasil é conhecido mundialmente pelo futebol e pela prostituição.

Como explicar por que meu filho precisa fechar o vidro quando paramos no farol?!

Como vou explicar para o meu filho que eu podia brincar na rua quando era criança, mas agora ele não pode fazer o mesmo?! Mesmo com a inflação daqueles dias, tenho saudade! Aliás, ando tendo saudade até da inflação daqueles dias, pois as mercadorias subiam de preço todos os dias, mas o salário mínimo também aumentava todos os dias. Hoje, só os produtos aumentam de preço, e como aumentam!

Ah! E como vou explicar que uma parte do povo que luta pelos seus direitos, também sai às ruas para destruir bens patrimoniais, prédios históricos, ou os ônibus que usam. Por acaso acham que o ônibus queimado num dia, será reposto por outro novinho no dia seguinte?! 
Gente... FOCO! Se é para destruir alguma coisa, que sejam os radares que são colocados muito mais para lucrar com as multas do que para garantir a nossa segurança no trânsito.
Se um dos objetivos do movimento é tirar o Renan Calheiros da presidência do Congresso Nacional, suas propriedades (que não devem ser poucas) também seriam um bom alvo. Duvido que ele não renunciaria!

Enfim, como vou explicar o que é corrupção? Que existe tanta gente ruim, gananciosa, ambiciosa, violenta?!
Uma coisa eu tenho certeza, para os pais, explicar tudo isso é muito mais difícil do que responder à temida pergunta: "Como fui parar na barriga da mamãe?" E por esses e outros motivos, quando um casal decide não ter filhos, entendo essa decisão e acho absolutamente compreensível.


E da mesma forma que as crianças têm tantas perguntas, hoje também tenho as minhas: Quanto tempo um país precisa para mudar?! Será que não é tarde demais para lutar pelo futuro do meu filho, afinal ele precisa de um presente melhor?! Acho que estou lutando pelo futuro dos meus netos...

Mas o importante é lutar, pois como diz na maravilhosa letra da música "Minha Alma (a paz que eu não quero) d'O Rappa: "Paz sem voz não é paz, é medo", e "...qual a paz que eu não quero conservar para tentar ser feliz".

Hoje fico feliz que o povo esteja nas ruas vestido de verde e amarelo, não por causa de um jogo de futebol, que o grito que estava entalado na garganta conseguiu se libertar, e não foi um grito de "gol", foi um grito de um povo lindo, batalhador, quem não aguenta mais tanta exploração.

E esse é um post que faz parte do #protestomaterno, no qual cerca de 200 blogueiras publicarão sobre o assunto em seus blogs, e promoverão um twittaço como parte dessa manifestação, que começou em São Paulo e atingiu proporções mundiais, e que está bem longe de ser por apenas 20 centavos!


"Quando os honestos governam, o povo se alegra; mas, quando os maus dominam, o povo reclama.
Quando o governo é justo, o país tem segurança; mas, quando o governo cobra impostos demais, a nação acaba na desgraça.

Quando os maus estão no poder, o crime aumenta; mas as pessoas honestas viverão o suficiente para ver a queda dos maus."

Provérbios 29: 2, 4 e 16.


Um comentário:

  1. Ótimo post e reflexão! Também participei do #protestomaterno! Juntas, por um país melhor, mais justo e digno para as próximas gerações. Bjs Camila Vaz

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...