Gravidez: 15 semanas

quinta-feira, 31 de outubro de 2013
Olá, gravidinhas e mamães modernas!

Definitivamente, o Davi está com ciúmes do bebê. Eu pensava que não, pois sempre foi muito carinhoso, refere-se a ele como "meu bebê", beija a barriga, diz que vão brincar juntos, e blá blá blá... Mas, o chilique aumentou demais, não encontro outra justificativa para isso, e outro dia pegou uma fralda de tecido, colocou dentro da calça, disse que era um bebê e quis dormir daquele jeito. Detalhe que ele corrige todo mundo, principalmente a avó, que o chama de bebê, e diz que ele não é bebê, que já é um rapaz, mas agora apareceu com essa novidade de ser bebê de novo.
Estou tentando "domar" os hormônios e enfrentando a terceira gripe da gestação. Preciso melhorar minha imunidade urgentemente! Mas, no geral, essa semana foi melhor que a anterior, mesmo com a gripe!

Ah! Nessa semana comecei a sentir umas tremidinhas na barriga. Não vejo a hora de sentir os chutes!

Meu peso: 51kg. 
A primeira semana que engordei ao invés de emagrecer.


Com quinze semanas o feto está com cerca de 10 cm, o tamanho aproximado de uma laranja. Com a aceleração do crescimento, aminoácidos são extraídos do sangue da mãe para construir músculos e órgãos no feto. Ele bebe fluido amniótico, que adquire os sabores da dieta materna. Os pulmões em expansão produzem pequenas quantidades de muco. Os órgãos sexuais externos estão visíveis - o exame de ultrassonografia confirma o sexo do bebê se ainda havia dúvidas. Durante o quarto mês, os ovários em um feto feminino descem do abdômen para a pelve, e milhares de óvulos se formam dentro deles. O cordão umbilical se espessa e alonga. Ele transporta sangue oxigenado e rico em nutrientes da placenta para o novo organismo e devolve sangue desoxigenado e produtos de excreção para o corpo da mãe.


Fonte:
O livro da gravidez - vol.2 - Ed. Duetto
Fotos: Fabricio Sena (papai moderno)


      

5 comentários:

  1. Nossa! Deve ser muito difícil pra eles imaginar que vão nos dividir e deixar de ser o centro da casa, especialmente pra quem vem lhe visitar!!! Adorei fotos! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Lívia.
      É verdade... A gente já não sabe lidar direito com essas emoções, imagina uma criança que nem sabe se expressar direito.
      Bjs

      Excluir
  2. Estou passando pela mesma situação, minha pequena está com 2 anos e 7 meses, e estou grávida da segunda menina de 20 semanas, não me parece ter ciumes mas a cada dia que passa aumenta as traquinagens para chamar a atenção.

    ResponderExcluir
  3. Muito legal seus posts ilustrativos, acho que vamos copiar sua ideia e tirar umas fotos assim também, rs. Que legal as tremidinhas, deve ser uma emoção.
    Depois nos visite e nos adicione na sua lista de blogs:
    http://balaomagicodaivis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Que legal essa sensação é mesmo emocionante , estou grávida pela primeira vez hoje completo 15 semanas de gestação ...to com uma infeção urinária MT difícil mais se Deus quiser estarei bem ! A sinto umas tremidinhas ja mais as vezes acho q é gazes kkk ou será meu BB lindo ? Bjos garotas mamães lindas

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...