Gravidez: 29 semanas

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014
Olá, gravidinhas e mamães modernas!

Essa semana acho que posso resumir em apenas uma palavra: calor!
Gente, o que é isso?! Eu já sabia que iria passar o final da gravidez no verão, só não poderia imaginar que seria ESSE verão! Enfim... Estou tomando muita água, e água de coco, mas mesmo assim estou retendo líquido, ficando com as pernas inchadas.
Para dormir também está difícil. Nunca pensei que me acostumaria a dormir com um travesseiro entre as pernas, mas com esse calor está sendo bom, pois impede que uma perna grude na outra.
Essa semana, dia 05, também foi o meu aniversário e o aniversário do blog (32 e 4 anos, respectivamente). Não teve nenhuma comemoração especial, o que alegra meu dia é ler os recadinhos carinhosos no mural do Facebook. =)

Meu peso: 57,4 kg (+5,4)

Desculpem o cabelo bagunçado/espetado das fotos, mas com esse calor simplesmente me recuso a secá-lo com o secador.


Com 29 semanas o bebê mede cerca de 39 cm, e pesa cerca de 1153 gramas, o tamanho aproximado de um repolho grande.

A superfície do cérebro fetal continua ganhando pregas para ampliar o espaço e acomodar as inúmeras células nervosas em formação. Os nervos estão desenvolvendo a bainha gordurosa de mielina, que ajuda a isolá-los uns dos outros, o que acelera o controle dos movimentos. O saco amniótico que envolve o feto, cheio de fluído, amadureceu mais, e agora tem duas camadas - o âmnion interno e o córion externo -, que deslizam uma sobre a outra para reduzir a fricção quando o feto gira entro do útero. Mesmo nas semanas finais da gravidez, quando ele alcançar seu tamanho máximo, o saco amniótico permanecer´ incrivelmente flexível, para que haja espaço para a nova vida crescer e se mover. 

Fonte:
O livro da gravidez - vol.2 - Ed. Duetto
Fotos: Fabricio Sena (papai moderno)

      

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...