Gravidez: 30 semanas

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014
Olá gravidinhas e mamães modernas que estão contando os dias juntos comigo!

Nessa semana tive mais uma consulta do pré-natal. Graças a Deus estamos bem! O Kauai está cefálico, minha pressão está boa, tudo como esperado! 
Meu médico me passou o pedido de exame de curva glicêmica, para verificar a possibilidade de diabete gestacional. Para quem não sabe, esse exame é realizado da seguinte forma. Chegarei em jejum ao laboratório e colherão uma amostra de sangue. Depois me darão um líquido bem açucarado para tomar, e farão mais três coletas de sangue, uma a cada hora. Bom, já tenho pavor de realizar exame de sangue comum, imagina quatro coletas em uma tacada só. Enfim, o importante é afastar a possibilidade de uma gestação de alto risco e poder ter meu bebê em casa, como planejado.

Meu peso: 57,8 kg (+5,8)


Com 30 semanas o bebê mede cerca de 40 cm e pesa cerca de 1319 gramas, o tamanho aproximado de um salsão.

O feto parece mais roliço e bem nutrido, mas ele ainda terá cerca de dez semanas para se desenvolver - o esperado é que dobre de peso no período. Seu padrão sono-vigília já é regular, e amplia seu tempo de repouso, metade do tempo é separada para o repouso. 
As contrações de Braxton Hicks ficam mais intensas a partir dessa semana.
Mulheres com fator sanguíneo Rh negativo receberão uma injeção de anticorpos anti-D por volta da 30ª semana de gravidez; nova dose será aplicada pouco depois do parto. O procedimento ajudará a neutralizar uma resposta imune caso o filho que ela carrega pertença ao grupo Rh positivo - essa resposta é menos comum na primeira gravidez. E a ajudará a produzir seus próprios anticorpos anti-D em eventuais gestações futuras em que haja incompatibilidade de grupos sanguíneos.

Fonte:
O livro da gravidez - vol.2 - Ed. Duetto
Fotos: Fabricio Sena (papai moderno)




      

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...