Chorou?! Dá-lhe a chupeta!

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

...Como disse: "E quais são as melhores escolhas?", pois antes do bebê nascer já temos que escolher várias coisas: roupinhas, a cor do quarto, decoração, os móveis...
Enfim, são tantas coisas para se preocupar, escolher e comprar! E entre as coisas que comprei estava lá: A CHUPETA!
E enquanto o bebê não nasce, está tudo bem, mas quando começa a choradeira vem a dúvida: Dar ou não dar a chupeta?!
Fui pesquisar e descobri que a criança tem uma necessidade natural de sugar, que deveria ser satisfeita ao mamar. O que acontece é que quando o seio está muito cheio, sacia-se a fome, mas a vontade de sugar permanece.
A solução seria ordenhar um pouco o leite antes da mamada para que o peito, não muito cheio, possa saciar tanto a fome, quanto a necessidade de sucção.
O uso da chupeta pode causar desmame precoce, o que seria péssimo, visto os grandes benefícios da amamentação exclusiva até os seis meses de idade.
Além disso, a sucção da chupeta prejudica a mastigação, a deglutição e a fala, pois deixa os músculos das bochechas, lábios e língua flácidos e pode trazer alteração na arcada dentária.
Ainda (como se não fosse o suficiente), a respiração também se altera, fazendo com que a criança respire pela boca. A respiração oral causa alteração na postura e sono agitado, com ronco e baba.
A sucção digital (do dedo) NÃO é menos prejudicial para a criança, mas é uma ação natural, e está facilmente ao seu alcance, ela mesma é capaz de se conter, de se acalmar, sem ajuda externa. Desde que chupar o dedo não consuma uma parte excessiva da vida do bebê, nem se torne uma maneira de fugir de todo tipo de pressão, os pais não devem se preocupar. Mas se o dedo é um recurso próprio e natural da criança, por que não deixá-la tentar resolver suas próprias angústias?
Muitas vezes a criança está chorando por outro motivo qualquer, por querer carinho, ou estar com fome, frio ou sujo, não apenas por precisar sugar, mas o hábito é instalado indiscriminadamente. Chorou?! Dá-lhe a chupeta!
O principal argumento para a preferência à chupeta é a facilidade de tirar o hábito. Será?! Dificilmente uma criança ativa chupa o dedo, pois este comportamento atrapalha as suas brincadeiras, para tirar o hábito de sugar o dedo, basta distraí-la para outra atividade que tenha que fazer uso das mãos.
Sendo assim, decidi deixar a chupeta que comprei bem longe do Davi. Decidi dar o melhor ao meu filho e deixá-lo resolver suas próprias angústias, pois assim já vou ensinando a tornar-se uma pessoa autônoma e independente.
É isso aí! Mãe é uma fonte que jorra sentimentos e emoções, mas também precisa ponderar e ser bem racional.
Sei que escolhi a melhor opção!

Na foto:
Davi chupando o dedo assim que nasceu.


Referências de pesquisa:

Artigo: Chupeta: Uso Indiscriminado?

Um comentário:

  1. ótima opção, line!! caio nunca chupou chupeta, teve suas fases com todos os dedos da mão, mas apenas descobrindo, brincando... sempre mamou muito, acho que isso bastou para ele. E hoje fico tranquila porque não tenho que me preocupar em quando vou tirar a chupeta, o dedo ou a mamadeira....rsrs E os dentinhos dele agradecem, eu tenho problemas de respiração e dentição até hoje por ter chupado dedo demais...
    beijo
    Thaís

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...