Educando para formar crianças felizes e saudáveis

sexta-feira, 1 de julho de 2011
Sempre compreendemos a função de educar como dever da família, mas o que significa isso para as instituições de Educação Infantil?

Com certeza, não significa ensinar a tabuada, e embora muitas mães fiquem tão ansiosas em querer que seus filhos aprendam a ler e escrever, também não é esse o objetivo. Sorry! =)

Educar é propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas que contribuam para o desenvolvimento das crianças nas relações interpessoais, trabalhando a aceitação, respeito, confiança, as potencialidades corporais, afetivas, emocionais, estéticas e éticas, com a intenção de formar crianças felizes e saudáveis.

É uma missão tão linda, não é mesmo?!

Nenhuma tarefa é realizada automaticamente ou despretensiosamente, o professor planeja e propicia cada situação com intenção de buscar o desenvolvimento.

Por exemplo, ao dar banho numa criança, o professor tem o objetivo de ensiná-la a identificar as partes do próprio corpo, estimular hábitos de higiene pessoal, demonstrar a importância do cuidado com o corpo, favorecer também a autoestima. É importante conversar bastante com a criança durante essas atividades.

Esse ensinamento é reforçado em outros momentos, como a leitura de um livro sobre o tema, vídeos, imagens em revistas, músicas, brincadeiras utilizando potes vazios de shampoo, condicionador, sabonete líquido... Que tal brincar de dar banho na boneca?!

2 comentários:

  1. Educar é brincar com um objetivo, também vejo dessa forma... tem que ser prazeroso, mas ensinar algo novo!

    Bjs e bom findê!

    Sil

    ResponderExcluir
  2. Sim, penso da mesma maneira. Educar é um hábito de desenvolver competências na criança através de suas atividades diárias, de brincadeiras "inocentes", porém direcionadas. Eu como profissional de Educação Física vejo toda atividade como uma forma potencial de aprendizado motor e cognitivo. Dizem que educar exige uma decisão (por parte dos pais principalmente) de ver a criança como ser em desenvolvimento. E isso vale por toda vida!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...