Seu filho é uma boa companhia?

quinta-feira, 6 de outubro de 2011
Há alguns anos atrás me lembro de estar na casa da minha irmã, e meu sobrinho tinha saído com um amigo. 

_ Benhê, esse menino é boa companhia para o Vinícius?! _ Perguntou meu cunhado. 

Antes que minha irmã respondesse eu interferi: 

_ E o Vinícius, será que é boa companhia para esse menino?! 

Como meu sobrinho não era nenhum santo, oralmente a conversa meio que terminou, mas mentalmente acho que teve certa continuidade, pois tenho certeza que pude causar alguma reflexão. 

Lembrei-me desse acontecimento esses dias por causa do Davi. Vou explicar: 

Eu juro que não bato no meu filho, nem com tapas, nem com socos, não chuto, não dou cotovelada e nem cabeçada, não puxo os cabelos, não tento furar seus olhos, e não arremesso nada pra cima dele, a não ser quando brincamos de guerrinha de travesseiro. Entendido?! 

Pois bem, isso tudo que eu falei está acontecendo comigo! Gente, todo dia eu levo uma surra desse menino, e eu pergunto: Onde está o Estatuto das Mães que apanham dos filhos?! (Hã?!) 

Não sei o que está acontecendo, “violência” acho um termo muito pesado para a situação, pois não parece maldade dele, que sempre foi muito dócil e simpático. Eu sempre falo com firmeza: “Não!”, “Não pode!”, “Faz ai-ai na mamãe!”, mas por enquanto isso tem sido inútil. 

Uma coisa que eu tenho CERTEZA ABSOLUTA é que se ele já estivesse indo para a escolinha, a culpa seria todinha dos coleguinhas que não seriam boas companhias para o meu filho! Né não?! 

Capaz de ir até a escola tomar satisfação, conversar com a professora, com a coordenadora, com a diretora, com a supervisora... Querendo, de qualquer forma, saber o que está acontecendo, e EXIGIR uma solução imediatamente! NOW! 

E pensar que nessas horas a má companhia seria meu próprio filho! 

Bom, já que eu não tenho nenhuma escola pra fazer bate-boca, o jeito é ser forte para aguentar, e torcer para que seja apenas uma fase passageira. #oremos



Veja e curta essa postagem no Facebook da Lifebuoy.

20 comentários:

  1. Oi Line, olha minha filha vai fazer cinco anos e esta no pré. Eu de vez em quando dou uns tapas nela ''merecidos'' e tem vez de eu acabar de bater ela vir me abraçar e pedir desculpas acredita? #amominhafilha
    ela é muito doce e tal, mas o que eu quero te dizer é, que desenhos influencia muito no comportamento deles, o Davi tem uma carinha de quem não fica parado na frente da TV rsrsrs, não quero fazer apologia a nada mas um tapinha na bunda não faz mal de jeito nenhum..o que não pode é vc esperar essa fase passar, pois só tende a piorar.
    Bjos adoro seu blog.

    ResponderExcluir
  2. Olha eu particularmente educo os meus filhos com uma varinha quando precisa, uma certa vez minha filha me mandou calar a boca também foi a única vez, porque toda vez que precsa de uma varinha eles vão receber a coreção minha filha mais velha esta com quase 3 anos, minha imã mais nova tem 6 anos é uma verdadeira vergonha para meus pais, ela faz o que quer ela se manda ente? Meus pais até uns 17 anos não me batiam me espancavam era soco chute tudo o que vcs possam imaginar, hoje eu sei conversar com meus filhos deixos de castigo, deixo mesmo eles tem que nós respeitarmos somos pais. Que DEUS te abençoe e te proteja. bjos
    http://becaeyel.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Eu não consigo assimilar como uma pessoa acha que vai ensinar que um comportamento é inadequado fazendo EXATAMENTE o mesmo. Acho que palmada não ensina nada a não ser a tratar suas frustrações de maneira covarde.

    Mas que situação essa!! Deve ser difícil encarar essa fera!rs Converse com ele... quantas vezes for preciso. Afaste-se quando ele fizer algo assim. Uma ignorada vale bem mais que um grito.

    Espero que a paz volte a reinar o quanto antes por aí!

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Line, bem tenho uma filha linda de 6 meses a Ana, mas tenho notado que vez por outra ela me testa com um choro mal contado (rs...) bem acredito muito na disciplina vez por outra dou um chá de choro nela e quando passa deixo dar 1 ou 2 minutos de silencio e vou lá e converso com ela, digo que é pra ela fazer carinho na mamãe pra nunca mais isso acontecer e que tolice não resolve. Pois bem, parece loucura fazer isso com um bebezinho de 6 meses, mas é desde ai que o método deve ser aplicado. Pequenos gestos que fazemos ou permitimos que eles façam geram consequências enormes, por exemplo: o menino correndo pela casa esbarra na mesa de centro da sala e faz dodói, algumas mães para fazer parar de chorar dizem - Volta lá e bate na mesinha feia que fez dodói em você- E realmente a criança volta toda satisfeita e sorridente, mas e quando você precisar dar umas palmadinhas nela você também vai fazer dodói e ai ela também pode bater em você mãe feia que fez dodói nela? Então, acho que está em tempo de você ser um pouco mais dura com o Davi, quando ele agredir você fale com mais segurança sem diminutivos ele entenderá que o assunto é serio e deixe-o em pé no lugar onde ele fez a agressão, conte 5 minutos sem que ele perceba, durante o tempo mantenha-se calada olhando serio para ele não o deixe sentar, sempre que ele tentar levante-o e quando o tempo passar ou se precisar de mais tempo para cessar o nervosismo dele sente-se com ele e diga pra ele o quanto você esta magoada com ele (se preferir volte a usar diminutivos) você vai refazer esse processo algumas vezes ainda, mas chegará um momento que ele pensará antes de fazer, mas garanto que não irá demorar... o mais importante nessa fase é sempre observar seu filho e estudar os comportamentos que ele vem apresentando ok? espero te-la ajudado.

    ResponderExcluir
  5. Vanessa,

    Você tem razão numa coisa: o Davi não pára na frente da TV, mas é porque ele nem assiste TV!
    Aliás, quase não ligamos a TV aqui em casa.
    E principalmente para crianças abaixo de 2 anos a TV faz um mal danado de ruim! rsrs
    Já publiquei uma postagem falando sobre isso. Dá uma olhadinha aqui:
    http://mamae-moderna.blogspot.com/2010/10/tv-nao-e-baba.html

    Muito obrigada pelo comentário e pelo elogio!

    Bjocas!

    ResponderExcluir
  6. Beca,

    Eu tbm apanhei muito da minha mãe, mas conheço muitos adultos que também apanharam e não resolveu muita coisa e a surra não serviu pra endireitar! rsrs
    Se fosse só um fator que determinasse isso, uma receitinha, um método... ahh mundo estaria a salvo, não é mesmo?! Mas são muitos fatores que envolvem a educação, e filho não tem manual, cada ser é diferente e reage de diferentes maneiras com a educação que recebe.
    Muito obrigada pelo comentário.
    Que Deus também te abençoe e a sua família!
    Bjocas!

    ResponderExcluir
  7. Fabiana,

    Tenho a mesma opinião que a sua!

    Na hora que a mãe bate no seu filho, com certeza está nervosa, quando o sangue ferve mesmo, frustrada... Mas, se fosse deixar a surra para depois, com calma, é bem capaz que tivesse uma boa conversa com o filho e deixaria a surra pra lá.

    Bjocas!

    ResponderExcluir
  8. Oi Line, não tenho filhos, mas sobrinhos que amo demais e também não sou a favor da palmada, mas não acho que ela uma vez ou outra merecidamente traumatize criança. Acho que no caso da criança que bate no adulto a palmada deve ser dada sim, pois aí ela vai ver o quanto não é legal.
    Minha mãe sempre me ensinou a nunca bater em ninguém, mas jamais ficar sem revidar. Eu acho mais válido a mãe dar uma palmada na mão do filho como revide, do que outra criança na rua [que pode ser mais forte e realmente machucar].
    Gosto muito da Super Nanny e também acho a técnica do canto do castigo válida nessas horas.

    O engraçado é que minha sobrinha filha da minha irmã que dá a palmada é adorada por todos. E minha sobrinha filha da minha irmã que não dá palmada é, no mínimo, uma péssima companhia [se é que você me entende...] e agora essa minha irmã resolveu seguir a técnica da palmada no filho de 1 ano e meio. E esse nunca mais bateu em ninguém!

    Bjss

    ResponderExcluir
  9. Olha só meu filho tem dezessete anos em Dezembro completa dezoito e te digo e afirmo de pés juntos televisão não deforma o carácter de ninguém,amiguinhos e etc também não,os exemplos e a herança genética é que contam nesse ponto,esses dias minha mãe perguntou a ele por que ele gosta tanto de jogos de video game violentos, de tiro,socos e etc,ele respondeu que é legal pois ele nos jogos é sempre o mocinho o policial o soldado e no final do jogo o bem sempre vence o mal,nunca espanquei e nem usei o cantinho do castigo,mais sempre fui a mãe e não a amiguinha,pois amigos ele tem muitos,falei e falo até hoje com firmeza quando quero ou espero algo dele,quando ele era peq.passou por esta "fase"de testar os seus limites,sim ele está testando você e você claro não pode e nem deve revidar,mais a brincadeira acaba ai,você deve mostrar a ele que machucou e que você não gostou,mais com firmeza e nada de ficar com dó depois,pois é para o bem dele mesmo,pois se ele entrar numa escolinha com certeza irá apanhar dos coleguinhas,será o brigão da classe e consequentemente será colocado de lado por todos,você deve ser forte e firme pois quando ele for adolescente quase um adulto como o meu esses fatores como "respeito e obediência"serão de suma importancia aos novos desafios que você e seu marido enfrentarão e lembrando do pai ele deve te apoiar sempre,pois se o Davi ver que o pai fica adulando ele quando você tenta lhe ensinar algo ,ele ganha ainda mais força e um reforço no time ...

    ResponderExcluir
  10. Concordo com a Claudia, acho que o que influencia no cárater é a criação, o ambiente e a pré-disposição para o bem ou mal que já nasce em cada um.
    Por isso não aprovo o politicamente correto, cresci cantando 'atirei o pau no gato' e jamais passou pela minha cabeça fazer tal atrocidade, enquanto minha sobrinha mais velha [a que é má companhia] cresce com aquela cantora gospel não-sei-o-que Barros com músicas sobre obediência e cia; e não segue nada do que 'canta'...
    Confesso que temo demais pela educação dela e tenho muito medo do tipo de adulta que ela irá se tornar e isso é um dos principais motivos que não quero ter filhos, é muito medo o tempo todo!

    Bjss

    ResponderExcluir
  11. Tenho uma filha de 15, um filho de 13 e agora um bebê de seis meses...
    Meus filhos nunca levantaram a mão para bater-me sempre fui muito durona, sempre usei a palavra NÃO com firmesa e sempre olhando dentro dos olhos deles e mostrando que estava brava e desaprovando algum comportamento. Palmas na bunda não rolava, mas castigo sempre! Minha filha tinha um pouco mais de um ano e já sabia o que era ficar sentanda de castigo por ter feito algo que não foi legal, meu filho já era o tipo que chorava e eu ignorava o choro da pirraça e ainda mandava chorar mais e ele acabava desistindo pois o choro nunca me fazia ceder. E assim foram, anos e anos e posso dizer com toda certeza que deu certo e que é possível educar sem bater. O importante é colocar a criança de castigo e explicar o motivo dela estar ali e fazê-la pensar no que ela fez. Parece que não, mas elas entendem e funciona.

    Beijos

    Flavi

    ResponderExcluir
  12. Só para complementar, castigo só mesmo quando o diálogo não resolve, então nesses casos é melhor colocar a criança num local seguro onde possa vê-la, conversar e explicar o motivo dela estar alí.

    Aqui resolveu rss..

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. BATER NÃO! BATER NÃO!!!! JAMAIS!!!!


    BATER EM CRIANÇAS É COVARDIA!!!

    ResponderExcluir
  14. Oi Line, tdo bem?
    Tenho um filho de dez anos e outro de 2 anos e meio.
    O mais velho, qdo pequeno, começou com uma mania de dar tapas no rosto das pessoas. Eu e meu marido conversávamos com ele, mas de nada adiantava, até que um dia ele deu um tapa de fazer barulho no rosto da avó dele (minha sogra). Juro, eu não sou de bater nos meus filhos, mas já que a conversa não adiantou, eu dei uns tapas na mão dele, que doeram mais em mim do que nele, porque senti que foram fortes, mas depois daquele dia, nunca mais ele bateu no rosto de ninguém, verdade!
    O meu filhos menor, não é malvado, às vezes ele bate no irmão (normal, né?), mas quando ele faz mensão de que vai bater em mim ou no meu marido, ou que até mesmo ele bata, nós fingimos que choramos, aí ele diz que não vai mais bater, que ele é querido e quase chora junto com a gente!
    Também estou quaaase me formando em pedagogia, mas o que ouvimos mto na faculdade, as vezes não bate de frente com a realidade. Não sou a favor de ficar batendo nas crianças, mas quando chegam no limite e que o diálogo não está funcionando, uns tapas no bumbum , as vezes é um santo remédio!
    Bjus!
    Luciana

    ResponderExcluir
  15. Nessa fase só muito amor e paciência pra enfrentar a tempestade e guiar o barco! Aqui em casa estou enfrentando tb o terrible twos e não é fácil mesmo... mas como toda fase, é normal e passa!! Com muito carinho e amor!! E olha, esse lance de escola tem um pouquinho de verdade viu? rsrsrsrs não que sejam más companhias sabe? é que eles formam a quadrilha juntos rsrsrsrs meu filho faz cada uma com os colegas, quando se juntam só sai maluquice rsrsrs!! Coisa de criança mesmo!!!

    E só pra relembrar pra algumas pessoas:
    BATER EM CRIANÇA É COVARDIA!

    Valeu pela visitinha lá no blog e por me seguir tb!! Bjs!

    ResponderExcluir
  16. ADOREI O POST AMIGA!
    MEU ENZO TEM 2 E 9 MESES E ESTÁ SUPER ANTI SOCIÁVEL. QUALQUER CRIANÇA Q CHEGA PERTO ELE QUER BATER; ESTOU TENTANDO ME CONTROLAR: CONVERSO E PONHO DE CASTIGO, MAS AINDA Ñ OBTIVE RESULTADOS...
    MEU BB TEM SIDO UMA PÉSSIMA COMPANIA!KKK
    TOMARA Q ESSA FASE PASSE LOGO!

    ResponderExcluir
  17. Tenho uma filha de 17 anos, que é a Raíssa e outra de 5 anos. Elas estão em fases diferentes. A que mais me testa a paciência é a pequena, pois a outra já está bem madura pra idade e até me ajuda muito.
    Quando a pequena me tira do sério, procuro por de disciplina e explicar o motivo. Algumas vezes não funciona, mas a gente tem sempre que corrigir, para que nossos filhos não sejam corrigidos pela vida. As vezes dou até umas palmadinhas, não que isso seja o certo, mas acho que acontece com todas nós, quando estamos naqueles dias e mais nervosas.
    Espero que essa fase passe logo.
    Felicidades com seu filhote :)
    beijos

    Keila (mãe e colaboradora do blog)
    http://noostillo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. oi, Line meu netinho é assim mesmo, tá batendo na familia toda, na escolinha eles batem e ficam no cantinho pra pensar mas com a gente a coisa tá dificil, adorei seu comentario até mandei pra minha filha, pra ela ver que nao é só com ela, mas calma gente isso passa daqui a pouquinho, tomara né?
    beijinho

    ResponderExcluir
  19. Oi Line, seu filho deve estar perto dos 2 anos? Sou mãe do Lucano, que tem 1 ano e 4 meses e escrevo no blog Nossos Filhos. Entre 1 e 2 anos e depois em várias outras fases, eles estão testando seus limites e o dos outros. Também acredito que bater jamais, porque as crianças aprendem por imitação e se as que apanham ainda não batem, é só uma questão de tempo. Tem dois fatores que acho bem importantes: 1. ele está claramente pedindo limite e 2. é uma idade de muita energia física que precisa ser exacerbada do corpo através de atividades, como brincar no chão, na areia, correr, se balançar, bater com um martelinho em outro brinquedinho, jogar bolas e usar a força que eles estão descobrindo. Quando ele for bater em você, minha sugestão é de explicar a ele que não pode, porque machuca e não é legal e oferecer uma brincadeira em que ele possa bater em algo, como brincar com um martelinho ou bater uma bola. Com certeza, com o tempo, ele entenderá que pode exercer sua força com algo positivo e divertido e não machucará mais ninguém. Espero ter ajudado! Vai lá no Nossos Filhos me visitar!www.blognossosfilhos.blogspot.com
    Um beijo, ju

    ResponderExcluir
  20. Meninas,

    Obrigada pelos comentários e pelas dicas!
    Vou pesquisar mais sobre o "Terrible Two" e fazer uma postagem aqui no blog!

    Bjocas!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...