Colágeno

quarta-feira, 7 de março de 2012

Olá, mulherada!
Essa é a última postagem da "minissérie" em 3 capítulos: Barriga mole depois do parto - Flacidez de pele.
Na primeira postagem eu falei um pouco sobre a diferença, causas da flacidez muscular e flacidez de pele, e sobre a minha experiência com um tratamento.
Na segunda postagem falei sobre os diferentes tratamentos encontrados nas clínicas de estética, onde podemos perceber em suas descrições a ação de "estimular a produção de colágeno".

Afinal, o que é colágeno?
Colágeno é um tipo de proteína que o nosso corpo produz naturalmente. Em nosso corpo são encontrados mais de 25 tipos de colágeno. É uma das proteínas mais abundantes e presentes nos mamíferos, representando um quarto da quantidade total de proteínas no corpo.

E o que ele faz?
Não é à toa que algumas pessoas se refiram ao colágeno como "a cola que mantém o corpo unido", pois sem ele o corpo humano, literalmente, iria cair.
Comparado com as outras proteínas, o colágeno tem maior concentração de glicina e prolina, que são aminoácidos essenciais e importantes do tecido conjuntivo, e asseguram sua consistência e elasticidade.
O colágeno é fibroso e suporta outros tecidos do corpo além da pele, como os ossos,  dentes, tendões, músculos, cartilagens, articulações e até mesmo os órgãos internos.

Tudo o que é bom dura pouco
Por volta dos 25 anos o nosso organismo passa a reduzir a quantidade de colágeno produzida, e continua diminuindo com o passar dos anos. Aos 50 anos, produzimos apenas 35% do colágeno necessário, e com a menopausa, a queda de colágeno é ainda maior. #TodasChora

Oh! E agora, quem poderá me ajudar?!
A real é que poucas pessoas se importam tanto assim com os ossos, músculos, cartilagens, mas desde que se descobriu que o colágeno é o responsável por manter a nossa pele com aparência jovem, procuram-se maneiras de manter e repor essa proteína no nosso organismo.
E 'para o bem de todos e a felicidade geral da nação', esta diminuição de colágeno pode ser atenuada através da ingestão de alimentos ricos em colágeno (proteína), sendo que para ele ser sintetizado pelo organismo também precisamos ingerir alimentos que contenham vitamina A, E e C, silício, selênio, zinco e cobre.
- Proteína magra: iogurte desnatado, atum, sardinha, ovo, salmão, peito de peru ou de frango, queijo cottage e outros;
- Vitamina A e E: cenoura;
- Vitamina C: acerola, kiwi, caju, cenoura, laranja, goiaba, pepino, e outros;
- Silício: tâmara, pinhão, pepino, nabo, morango, mel, aspargos, cebola, alho poró, alcachofra, banana, trigo, avelã, feijão, salsa, aveia, cevada, e outros;
- Selênio: arroz preto, salmão, avelã, nozes, frango, e outros;
- Zinco: castanha-do-pará, frutos do mar, ovos, amêndoa e avelã;
- Cobre: caju, fígado bovino, cogumelos, aveia, lentilha, e outros.

O pó do bem
Como um suplemento alimentar, o colágeno também pode ser ingerido em cápsulas ou em pó hidrolisado. A proteína é extraída do osso e da cartilagem do boi, passa pelo processo de hidrólise, onde as moléculas são quebradas, e por isso são absorvidas com mais facilidade pelo organismo.
O colágeno é barato, prático, facilmente encontrado no mercado e sem contraindicações. No caso de colágeno em cápsulas, o ideal é ingerir de 4 a 6 antes de dormir. A quantidade ideal do colágeno em pó é de 1 colher de sopa, que pode ser misturado com água, suco, chá, leite, vitaminas, iogurte, salada de fruta, entre outros alimentos.

E a gelatina?
A gelatina ajuda, pois conta com colágeno em sua composição. É interessante o seu consumo diário, mas apenas como prevenção, não pense que será a solução dos seus problemas com o espelho.
A gelatina não deve ser considerada uma grande alternativa para ter uma pele firme e um corpo durinho, e não dará resultados satisfatórios principalmente se as unhas já estão fracas, o cabelo sem vida, e a pele flácida. A gelatina só tem 10% de proteína, e ingerindo este alimento em grande quantidade, ainda pode-se ganhar peso e ultrapassar os limites de açúcar.

Fórmula mágica?
Não existe fórmula mágica para combater o envelhecimento natural da pele, por isso é importante saber usar todos os recursos disponíveis: a gelatina, o colágeno em pó, aliados a exercícios regulares e a uma alimentação saudável, para melhorar a firmeza, elasticidade e a hidratação da pele. 

...E se um dia você dar de cara com uma fonte da juventude não esquece de me avisar, please!

Beijocas!

7 comentários:

  1. Ótimos esses posts, já ti falei que estou amando, ou melhor amei ;)
    beijos.

    ResponderExcluir
  2. Sou louca por esse tipo de assunto, ainda mais qnd já tenho 3.0!

    Adorei o post, já sabia do colágeno, mas esse texto só me deu mais vontade de comprar logo, pois ainda ñ fui atrás.

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Mariana,
    Que bom saber que você está gostando.
    Obrigada pelos comentários!
    =) Bjocas!

    Jane,
    Também tenho 3.0
    Já comprei em capsulas, mas não me empolgo muito, dá a impressão que estou tomando remédio e tomar 4 capsulas de uma vez não é legal. Agora vou comprar em pó hidrolisado para ver se misturando com alimentos eu me empolgo mais. Tô precisada!!!

    Bjos!

    ResponderExcluir
  4. adorei! mais nao entendi o que e 3.0

    ResponderExcluir
  5. adorei! mais nao entendi o que e 3.0

    ResponderExcluir
  6. Marcia,
    É a nossa idade... 30 anos.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia, tenho 25 anos, tenho uma filha de 4 anos, e estou quase no meu terceiro mês de gravidez, estou bem preocupada com meu corpo, especialmente com estrias e muito medo de como ficará meus seios depois da gravidez, to pensando em tomar colágeno, será que grávida pode tomar?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...