Gravidez: 8 semanas

quinta-feira, 12 de setembro de 2013
Olá, mamães ou gravidinhas modernas!
Estou começando a registrar minha gravidez, semana a semana, e quero compartilhar com vocês esse registro.
Acompanhe a minha gestação e curta comigo esse momento sublime da vida de toda a mulher!


Com 8 semanas de gestação o embrião tem cerca de 1,4 cm de comprimento, o tamanho de um feijão branco, mas não preenche a cavidade uterina. O saco amniótico contém apenas entre 7 e 8ml de fluído, em comparação com 30 ml por volta da 10ª semana, e 190 ml na 16ª. Os nutrientes do saco vitelino foram exauridos, e, por isso, ele diminui. 
Face, pescoço, olhos, nariz e boca são reconhecíveis, e todos os sistemas de órgãos já se formaram - estão inteiros, embora minúsculos, e sua função bem limitada. A cauda primitiva vai desaparecendo, os membros se alongam e desenvolvem dedos nas mãos e nos pés, com impressões digitais definidas. Cotovelos permitem movimentos dos braços. Três seções principais do cérebro e nervos cranianos e sensoriais se desenvolvem. Completa-se o desenvolvimento do coração, e suas quatro camadas estão batendo, e as válvulas regem a direção da circulação. Os pulmões crescem, e com eles as vias aéreas, em conexão com a garganta.
O útero agora tem o tamanho de uma laranja, permanece dentro da pelve, mas pode pressionar a parte inferior da coluna vertebral, causando dor lombar. A cintura da futura mãe está mais larga, e as mamas maiores, mas a gravidez ainda não é perceptível em muitos casos.


Meu peso: 51,5kg
Sentindo náuseas e muito sono!


Fonte:
O livro da gravidez - vol.2 - Ed. Duetto
Fotos: Fabricio Sena (papai moderno)




    


2 comentários:

  1. Lindoooooooo! Ainda ontem me lembrei q vc registrou semanalmente a gestacao do Davi. Ia até te chamar no bate papo para comentar mas o dia foi corrido. Fico mto feliz pela família de vcs. Que venha com mtaaaaaa saúde. Vou acompanhar de perto cada post. BJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dani,
      Verdade, você a companhou o desenvolvimento do Davi pelo falecido Orkut. kkkk
      Fui até lá no meu perfil dar uma olhadinha... Que saudade!

      Bjocas!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...