Relato de Amamentação Prolongada e Desmame Natural

segunda-feira, 23 de setembro de 2013
Olá!
Hoje vim contar para vocês o meu relato de amamentação prolongada e do desmame natural do Davi.

Confesso que durante a gravidez do Davi o alvo das minhas pesquisas foi em relação ao parto, e não li muita coisa sobre amamentação, sabia apenas o principal, que o ideal era amamentar exclusivamente até os 6 meses, e em livre demanda, ou seja, sem horários pré estabelecidos. Também sabia que sentir dor ao amamentar, apesar de ser comum, não era normal, era sinal que a pega estava errada, e que se corrigisse a pega da mamada, tudo ficaria bem, e por isso prestei atenção em como seria essa pega correta.
Sabia da necessidade de sugar, mesmo quando a fome estava saciada. Tirando isso, acho que não sabia mais nada, mas confiava no meu instinto mamífero, no meu corpo e que qualquer dificuldade seria rapidamente superada, sendo assim, nenhuma mamadeira fez parte do enxoval.

O Davi nasceu no dia 31/12/2009 às 7h35, e em poucos minutos puder comprovar com meus olhos a sua necessidade de sugar, pois mamou de verdade nos primeiros minutos de vida, dormiu tranquilamente, mas também achou um jeito de se acalmar sozinho, chupando seu dedinho. Já nasceu "independente". Engraçado é que não sentiu muita necessidade de chupar os dedos novamente, de certo porque a amamentação foi suficiente para saciar suas necessidades.

O leite desceu no 3º dia, ainda bem que foi justamente no dia da visita pós parto da minha parteira, que me encontrou com os seios empedrados de tanto leite e pode me ajudar e me ensinar como fazer a ordenha manual.

O Davi sugava muito bem, sem preguiça, acho que por isso as mamadas eram bem curtas, raramente durava mais do que 10 minutos, porém, me solicitava várias vezes do dia e da noite. Algumas noites perdia a conta de quantas vezes amamentei, sei lá, umas dez vezes.

Com essa força toda de sucção ainda antes da pega ficar perfeita, é claro, os mamilos começaram a rachar. Fomos acertando a pega, ao mesmo tempo que dava um tempo de amamentar com a mama que estava mais sensível, enquanto cuidava com bepantol.

Logo a pega se acertou, os mamilos saravam e pudemos enfim curtir a melhor parte da amamentação, o apego, o aconchego. Ele ficava tranquilo, protegido e saciado em meu seio, e eu, igualmente, sentia-me satisfeita por conseguir nutrir, saciar e proporcionar tanto conforto à um ser tão dependente de mim como era meu filho naquele momento.

Amamentar meu filho era algo natural, normal, não importava a hora e o local. Recusava-me a "esconder-me" e não me intimidava com os olhares de curiosidade ou reprovação. Aliás, amamentar era praticamente um protesto, porque é simplesmente um absurdo que ainda exista tanto tabu com a amamentação, justamente em meio a uma sociedade de mamíferos.

E assim conseguimos completar o tempo, conforme orientação da Organização Mundial de Saúde, de 6 meses de amamentação exclusiva. Decidi não voltar a trabalhar depois da minha licença maternidade, e o grande motivo dessa decisão, foi por causa da amamentação, pois sabia que se eu voltasse, ele poderia continuar mamando, mas não seria amamentação exclusiva até os seis meses, e a introdução de alimentos teria que ser muito mais rápida também.

Com 6 meses comecei a oferecer papinha de fruta, aliás, melhor especificar que dava fruta amassada (pois já vi receita de papinha com açúcar dada pelo próprio pediatra). Essa introdução foi muito lenta, dei apenas frutas ainda por uns 2 meses, e quando comecei a oferecer papinha salgada, a introdução também foi lenta, respeitando o ritmo do Davi, dando tempo dele se acostumar com cada sabor novo que era oferecido.

Sendo assim, completamos a introdução de alimentos quando ele já tinha 1 ano, e até lá, o leitinho da mamãe continuou sendo seu principal alimento. Quase não comeu papinha, pois tão logo começou a comer, ele já estava preparado para comer a nossa comida. Como já falei AQUI no blog, quando essa fase chegou, sentava ele em meu colo (nunca tive cadeirão), e comíamos no mesmo prato. Ficava com o meu garfo e com a sua colherinha, então ia comendo e dando a mesma comida para ele. Aos poucos ele queria colocar a sua comida na boca, mas antes eu colocava a comida na colher, e aos poucos estava pronto para comer sozinho, então passei a fazer lhe um prato separado.

Bom, lembra daquela falta de vergonha de amamentar em público?! Tudo ficou diferente depois que o Davi fez 1 ano e meio, afinal os olhares não eram de curiosidade, mas de total repugnância, reprovação. Sentia-me muito mal, e não queria estar incomodada, pensando na reprovação dos outros enquanto amamentava, então quando percebi já estava amamentando apenas se estava em algum lugar afastado dos olhares.
Nessa fase, lembro de uma vez estar na área infantil de uma grande livraria, o Davi queria mamar, mas eu o distraí com alguma coisa, e minutos depois, uma menina que devia ter cerca de 6 anos abre a bolsa da sua mãe, pega uma mamadeira. Aquilo foi um "tapa na cara", me senti péssima! Eu tinha vergonha de fazer algo que era certo em público, enquanto aquela mãe não estava nem se importando que a filha de 6 anos mamasse uma mamadeira em público.

Seguimos com a amamentação em livre demanda (menos em público), até os 2 anos e 8 meses, quando o Davi começou a mamar apenas para dormir, isso é, na hora da soneca da tarde, à noite, e de madrugada, e sim, ele ainda acordava durante a noite para mamar, e às vezes mais do que uma vez!

Com 3 anos ele começou a frequentar a escola no período da tarde, mas não abria mão da soneca. Chegávamos às 17 horas em casa, ele pedia para mamar, e dormia até as 19 horas. Depois de um tempo ele deixou de dormir à tarde, e também deixou de acordar de madrugada (graças a Deus), e por isso mamava apenas 1 vez, à noite, antes de dormir.

Então essa única mamada do dia começou a "falhar". Às vezes quando eu saía do banho ele já estava dormindo, às vezes a gente saía à noite e ele já vinha dormindo no carro e continuava dormindo depois que o colocávamos na cama. Algumas vezes ficava 2 dias sem mamar. Uma vez ficou três dias sem mamar. Confesso que no terceiro dia quando saí do banho e vi que ele já havia adormecido fiquei triste... Meu meninininho já era um rapaz! Não precisava mais de mim para adormecer, já era independente, e e logo vai querer morar sozinho (#aloka), por isso fiquei feliz que no dia seguinte ele me pediu para mamar.

Já sabia que ele estava pronto (até mais do que eu), e que se eu desse uma ajudinha ele seria desmamado. Então logo aconteceu novamente dele ficar 2 dias sem mamar, e no terceiro dia, quando ele pediu, eu falei: "Você já é um rapaz... Ontem você não mamou para dormir e nem antes de ontem, acho que você consegue dormir hoje sem mamar também. Vou ficar aqui com você, te fazendo carinho, até você dormir. Não vou dormir antes de você. Eu sei que você vai conseguir!". E ele dormiu até mais rápido do que eu imaginava. 
No outro dia fiz a mesma coisa, e no dia seguinte, nem precisei falar nada. Só fiquei ao seu lado e ele adormeceu.
Ficamos assim por uma semana, ainda em cama compartilhada, e depois desse tempo também começou a dormir em seu quarto, sozinho, sem nenhum problema. Então concluímos já 2 semanas de desmame e 1 semana que dorme em seu quarto.

E assim completamos essa fase, que durou 3 anos 8 meses e alguns dias! Missão cumprida sem traumas, com muita consciência, com muito prazer, amor, satisfação e alegria.



17 comentários:

  1. Oi Line, muito prazer, acabei de conhecer o seu blog. Eu sou autora do blog Meu Filho Usou (http://www.meufilhousou.com.br).
    Eu estava mesmo precisando ler um post desse. Eu mamei até os 6 anos, no peito. Sei que é meio vergonhoso falar isso, mas minha mãe foi mãe de leite, e eu fui mamando enquanto ela doava e ela deixando.
    Meu filho completou 1 ano, agora dia 14/09, e mama mais que nunca. Eu não tenho a menor pressa de desmamá-lo, mas acho que quando isso acontecer vai ser sofrido para nós dois.
    Ele dormia a noite toda até os 6 meses, quando começou a acordar de madrugada e eu dou de mamar de madrugada desde então, livre demanda. Ele nunca pegou chupeta nem mamadeira, e nesse caso eu virei os dois objetos.
    O meu maior problema nesse momento, é que a "mamada" da madrugada, não é para mamar e sim para chupetar. E acabamos acordando umas 3 vezes para isso, até o colocamos na nossa cama (coisa que eu não queria, mas agora já acostumei).
    Enfim, é bom ler relatos de pessoas que passaram pelo mesmo que nós.
    Abraços,
    Jeane.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jeane.
      O prazer é todo meu, seja sempre bem vinda!
      Fico feliz que possa se identificar com o meu relato, pois serve exatamente para fortalecer e afirmar que quem amamenta está no caminho certo!

      Bjocas!

      Excluir
  2. Que maravilhoso, adorei seu relato .. e que bom que não foi um processo doloroso, que acabou sendo muito natural .... eu não consegui amamentar muito (apesar da vontade) pois o Gui não quis, ele largou (apesar de ter insistido e muito) quando estava com 2 meses ...

    Beijos Mi Gobbato
    http://espacodasmamaes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Mi.
      Poxa, que pena que o Gui largou, justo depois de 2 meses que a amamentação fica mais gostoso.
      Bjocas!

      Excluir
  3. Adorei sua estória. Meu filho tem 9 meses e meio e já está no processo natural de desmame. Para amamenta-lo até aqui tomei vários medicamentos e agora eu tbm desmamei deles, consequentemente meu leite quase não existe mais, mas o peito ainda acalma meu filho. Sinto falta de amamenta-lo, mas tbm gosto da minha liberdade de ir e vir. Vamos ver como ficam os próximos dias!
    Bjs Gabi

    www.aprendizadosdemae.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Gabriela.
      Depois de 1 ano o leite materno continua sendo uma ótima fonte de nutrientes, mas o importante é nesse primeiro ano, que é sua principal fonte de alimento. Então... missão cumprida tbm, né?!
      Bjocas!

      Excluir
  4. Line adoro seus relatos, sempre indico seu blog para amigas grávidas, vc é sem dúvida muito corajosa e determinada, não amamentei minhas pequenas e sofri muito, pois sei o valor de tal ato para a vida toda dos pequenos, então quando não queriam dormir em seus quartos podiam vir para minha cama e quando não quiseram mais por conta própria me senti um ninho vazio, mas estas fases fazem parte do processo de ser mãe. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mara!
      Que gostoso ler seu comentário por aqui! =)

      Muito obrigada!

      Bjs e saudades!!!

      Excluir
  5. Line, bom dia época que tenho bastante saudade AMAMENTAÇÃO o Raul amamentou ate 2 anos e 6 meses logo quando entrou par escola, foi natural também um dia não pediu, outro também não e assim veio o desmame O meu peito se eu espremer sai leite ate hoje e já tem mais de 3 anos que houve o desmame, meu obstetra disse que é normal o de vcs também é assim Mamães de plantão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Soninha.
      Não sei se é normal, mas conheci uma mulher que a filha já tinha 16 anos e ainda tinha leite se espremesse. No caso, como não teria mais filhos, ia tomar um remédio para secar o leite. No meu caso, ainda estou grávida, então as mamas ainda estão maiores e doloridas.

      Bjs.

      Excluir
  6. Olá! Passando pelo blog pela primeira vez e devorando a todos os posts!
    Amei! Tudo muito bacana.

    Ahh, como eu queria poder ter prolongado a amamentação da minha bebê. Mas por circunstancias bastante delicadas, aos poucos ela foi me deixando de vez com 27 dias. E por fim o leite secou.
    Mas pretendo futuramente engravidar de novo, e me esforçar tanto quanto para poder narrar um dia um historia como essa.

    E vejo que em breve voc~e ja mais matar a saudades de momentos como esses.
    Parabéns.

    Abraçosss!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Correção ***
      "... você ja vai matar a saudades... "

      Escrever correndo nunca da certo, rz.

      Excluir
    2. Shelkovitsa,
      Seja bem vinda!
      Sinto muito por sua perda, nem consigo imaginar o tamanho do sofrimento que deve ter vivido.
      Desejo que possa viver tudo isso e muito mais, e possa também matar a saudade, mesmo sendo a saudade de algo que não pode viver.
      Fico feliz que meu blog e esse post possa servir de inspiração para futuras mamães!
      Bjocas!

      Excluir
  7. Chorei!
    Estou na fase de 1 ano e meio...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E é exatamente assim que me sinto, que me vejo, e que principalmente, espero que aconteça conosco. Tudo em nosso tempo, sem traumas, sem choro, sem sofrimento. Tudo no tempo dele. Porque quando saco o peito na rua, todo mundo pergunta inquisidoramente "...e ele ainda mama?" e eu Mãe Leoa respondo GRAÇAS A DEUS!
      #mejulguem

      Excluir
  8. Olá, amamentei meu filho mais velho 2 anos e 8 meses...e o caçula tem 2 e 4meses e estou tentando desmamar...adorei a tranquilidade que você passa no post...abraço

    ResponderExcluir
  9. Que lindo...emocionante...Estou nessa fase com minha filha...3 anos e 6 meses..já tentei negociar com o papai Noel,Coelho da pascoa e nada...kkk só mama a noite p dormir,as vezes acorda 2,3vezes na madrugada....mas,vou esperar mais um pouco....amamenta.lá foi um milagre...ela foi prematuro de 8 meses e muito pequena,apenas 1,350g....ficou 2 meses na uti neo,e quando saiu ainda tinha leite....fica a tirando tida hora p não secar...acho que por isso tb é difícil p mim...amo muitooo amamentar...somos muito ligadas...me ajudou muito seu blog...vc me passou muita tranquilidade p esperar mais um pouco..foi procurando respostas p minhas dúvida que encontei vc ...obrigada pela experiência...tudo no seu tempo...isso não vai faze.lá um aadulto diferente..talvez a torne uma pessoa melhor,por tanto amor que recebeu...obrigada

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...