Gravidez: 10 semanas

quinta-feira, 26 de setembro de 2013
Olá!
Tudo bem?

Nessa semana ainda sofri com o restinho da gripe da semana passada, que deixou uma congestão nasal que nunca tive na vida, dor de cabeça todos os dias da semana, só não sei se é sinusite ou rinite, pois não estou acostumada com esses "ites". De qualquer forma acho isso muito injusto, afinal, bem na gravidez, onde todos nossos órgãos ficam apertados, e a necessidade de oxigênio é maior...
O sono continua, já não acordo cedo e teve dia que tive que tirar uma soneca à tarde, pois não aguentava mais de tanto sono.
As náuseas continuam, mas já consigo sentir uma leve melhora. 
É muito interessante que coisas que eu adorava estão me enjoando, como o cheiro do tempeiro, do alho fritando, que eu sempre gostei. Antes, uma barra de chocolate grande, geralmente durava apenas 2 dias, no máximo 3, mas agora eu nem faço questão de comprar. Meu marido compra pra ele e eu nem chego perto. Nunca fui muito chegada em doces, agora, menos ainda. Eu também tomava muito leite e agora estou tomando bem menos. O lado bom é que estou comendo muitas frutas! 
Em compensação, não consigo resistir aos salgados, salgadinhos, amendoim, castanhas salgadas e tenho atacado até o vidro de azeitonas! Péssimo que estou me entupindo de sódio, aumentando a retenção de líquidos, e por isso tenho me esforçado para tomar muita água.
Essa semana também comecei a tomar o remédio para compensar o hipotiroidismo, e hoje, depois de reagendado, teria meu primeiro ultrassom, mas acreditam que novamente não rolou? Quando agendei, por telefone, li o nome do exame como a médica escreveu "usg endovaginal", mas não estava escrito que era "obstétrico", aí não consegui fazer porque o obstétrico é feito por outra médica, que não estava no laboratório.

Meu peso: 51,3 kg.



O embrião tornou-se um feto. Tem agora cerca de 3 cm de comprimento, o tamanho de uma ameixa, e é capaz de se mover. A cabeça geralmente tem traços faciais e representa 50% do comprimento fetal.
As orelhas são reconhecíveis, esta localizada na linha da mandíbula, mas subirá à posição final em duas ou três semanas. O pescoço começa a se alongar, ainda está curto, o que força a cabeça contra o tórax e dá ao feto uma aparência enrolada. A língua está desenvolvida. A cartilagem do esqueleto endurece, auxiliada por células trazidas pelo sangue, gradualmente, começa a ossificar.
As pernas são menos desenvolvidas que os braços; surgem as unhas dos dedos dos pés, mas os dedos ainda estão unidos.
Hormônios incitam as gônadas primitivas a se transformar em ovários ou testículos.
Os genitais começam a se diferenciar, mas ainda não é possível predizer o sexo do feto. Os brotos da bexiga crescem e se juntam com o tecido da pelve para formar os rins. A eficiência placentária melhora e sustenta o crescimento fetal.
O intestino do feto força a base do cordão umbilical e penetra nele, para depois retornar ao abdômen entre a 11ª e a 12ª semanas. O sistema respiratório da mulher se adapta para atender as demandas da gravidez.



Fonte:
O livro da gravidez - vol.2 - Ed. Duetto
Fotos: Fabricio Sena (papai moderno)


8 comentários:

  1. Que emocionante ver a narrativa!
    Fez eu lembrar da minha própria gravidez, rz. Enjoei de leite tb, sendo que era apaixonada. Estou amando todo esse trabalho com fotografia, que essa gripe chatinha melhore 100¢ logo!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigada! Espero que melhore, pois se piorar o negócio vai começar a ficar chato! kkkk
      Também acho tão emocionante a narrativa desse desenvolvimento... Saber que um ser tão pequeno já é tão completo (e complexo), e tão cheio de vida!

      Bjocas!

      Excluir
    2. Gostei da idéia da foto comparando com uma fruta... vou fazer ... estou de 8 semanas...
      como agora estou no trabalho, vou salvar seu blog pra ler em casa...
      bjos

      Excluir
  2. Que privilegio td isso,fico pensando cm seria bom se todas pudessem ter esta intimidade com o filho.da até pra se sentir um pouco la dentro, sendo amado e esperado e outro tanto aqui fora amando e esperando.conte cmg.bjs e paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu irmão querido!
      Que bom te receber aqui!
      Com certeza ja vamos criando um vínculo mesmo antes de nascer. Acompanhar o seu desenvolvimento dessa forma ajuda muito!
      Bjocas!

      Excluir
  3. Ah que delicia, adorei a postagem! Estou de 17 semanas, meu segundo meninão rs
    Parabéns!!!
    Venha nos visitas :)
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caramba! Mais uma gravidinha?!
      A cegonha está bem animada!
      Bjocas!

      Excluir
  4. Também estou com 10 semanas, e com o mesmo peso que o seu 51,3
    Espero ficar tão bem quanto vc ficou no final da gravidez, Parabéns!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...