Gravidez: 9 semanas

quinta-feira, 19 de setembro de 2013
Olá!
O post da semana passada fez o maior sucesso, principalmente no meu perfil do facebook e na fanpage do blog, e fico muito feliz que tenha tanta gente me desejando coisas boas, e querendo curtir comigo essa gestação.
Nessa semana não fiquei muito bem, além das náuseas e muito sono, ainda fiquei mais uma vez com tosse, gripada e uma dor de cabeça insuportável. É a segunda gripe da gravidez, minha imunidade não está das melhores, porém nada se compara com a preocupação que tive em evitar uma gripe durante a gravidez do Davi, que foi em 2009, no auge na H1N1.
Para completar, o Davi tem caprichado nas birras, e tem nos enlouquecido!
Meu primeiro ultrassom estava agendado para terça-feira passada, mas me ligaram do laboratório no dia do exame pedindo para reagendar. Então, ainda não ouvi o coraçãozinho do meu bebê pela primeira vez. Isso seria muito decepcionante se fosse a primeira gravidez, mas o jeito é esperar, e aguentar a vontade de ver meu bebê.
Ontem tive nova consulta do pré-natal... Sei que o primeiro ultrassom é o mais preciso quanto à idade gestacional, porém minha médica parece que esqueceu que eu já avisei que terei um parto domiciliar, pois quando falei que não tinha realizado o exame, disse que esse era importante para saber a data do parto. Pois é! Os médicos agora já querem agendar a cesárea logo com o primeiro ultrassom em mãos! Além disso, a médica ainda não fez nenhuma avaliação física para sentir o tamanho do útero, e nunca mediu minha pressão, só me mandou subir na balança: 51,7kg.
Levei todos os outros exames de sangue e urina, e estou com um pouco de hipotiroidismo. Ela me receitou um remédio e disse que terei que tomar até o final da gestação. Já comecei a pesquisar sobre isso... Alguém aqui teve hipotiroidismo na gravidez?!


Fiquei meio séria nas fotos dessa semana, né?!

Com 9 semanas de gestação, em média, o embrião mede 1,8 cm, o tamanho de uma uva, e a cauda desapareceu. É a sua última semana como embrião, pois com 10 semanas já será um feto. Os dedos das mãos se destacam, e os punhos já dobram. O nariz toma forma, a boca e os lábios estão quase prontos, surgem os brotos dentários, e as pálpebras se fundem sobre os olhos, que não voltarão a abrir antes da 26ª semana. 
Ocorre o deslocamento da tireóide da base da língua para o pescoço. Começa a surgir o diafragma, área muscular que separa o tórax do abdômen. A bexiga e a uretra se separam o intestino primitivo. A placenta assume a maior parte da nutrição do embrião, e o saco vitelino perde um pouco da função original e se retrai. A mulher percebe ganho de peso maior, devido principalmente à retenção de fluído e ao aumento do volume sanguíneo. Mais cheias, as mamas podem estar sensíveis.


Fonte:
O livro da gravidez - vol.2 - Ed. Duetto
Fotos: Fabricio Sena (papai moderno)







4 comentários:

  1. realmente ficou muito legal a postagem e essa ideia super bacana
    bjs!!
    Carlah ventura
    Blog:Intensa Vida

    ResponderExcluir
  2. Legal d+ adorei o post bjs...
    http://eu-eascriancas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...