Gravidez: 20 semanas

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013
Olá gravidinhas e mamães modernas!

Essa semana foi muito boa para mim. Tive a primeira consulta com outro obstetra. O médico não fará o meu parto, eu só queria um pré natal decente, mas nem isso está fácil de achar. A médica que eu ia anteriormente nem saía da cadeira para me atender, nunca mediu minha pressão, nem mediu altura uterina, a consulta não durava nem dez minutos, e além disso escreveu errado os dois primeiros pedidos de ultrassom e por isso tive que reagendar... Bom, tudo isso para falar que ser atendida por outro médico, um humanizado, faz toda a diferença do mundo! Ele me atendeu sem pressa, conversamos bastante sobre diversos assuntos, perguntou quem será minha parteira, compartilhamos algumas "revoltas", viu meus exames, verificou minha pressão, peso, etc. Perguntei sobre a chance de precisar de transferência, sendo que meu primeiro parto foi domiciliar, e ele falou que é muito difícil, que é muito mais provável que eu consiga novamente meu parto domiciliar. E a consulta ainda teve o "bônus" de poder confirmar o sexo do bebê, que eu esperava confirmar apenas no ultrassom morfológico.

Uma foto do bebê dando um "salve" pra galera!

Bom, ontem vi novamente meu bebê! Nesse ultrassom é verificado e medido os membros e principais órgãos do feto, e graças a Deus, está tudo certinho!

A médica do laboratório confirmou minha DPP (a data prevista do parto) e disse que servia para caso de parto normal, pois quando é cesárea o médico marca antes. 

Eu: Não é o meu caso.
Dra: Ah! Seu primeiro filho nasceu de parto normal? (como se fizesse diferença)
Eu: ...Domiciliar!
Dra: Bom... Ele ainda está sentadinho. Aí não tem como...


Eu nem quis discutir que ele pode virar até na hora do TP, e já falei logo:

Eu: Dá sim, só se tiver transverso que não dá, e EU BANCO um parto domiciliar pélvico!
Dra.: Parabéns! (com cara de estar olhando para um E.T., muito bem instruído, por sinal)

Meu peso: 53,8kg


Detalhe da cara de quem acabou de sair da cama na primeira foto.

Até a 20ª semana de gestação, o feto é medido da cabeça ao bumbum, porém depois de 20 semanas o tamanho é o total, da cabeça ao pés. Exatamente com 20 semanas de gestação encontramos tanto uma medita quanto a outra, sendo que mede cerca de 16 cm até o bumbum, o tamanho aproximado de um coco, ou cerca de 25 cm até os pés, o tamanho aproximado de uma banana.

Um novo exame de ultrassom verifica o desenvolvimento dos membros e dos principais órgãos do feto. Os genitais externos estão agora bem mais visíveis que nos exames anteriores. Em um feto feminino, os ovários desceram do abdômen para dentro da pelve. Em um masculino, os testículos também estão descendo, mas ainda não saíram do corpo para o escroto. A habilidade dele de interagir com o ambiente está aumentando, devido ao desenvolvimento do sistema nervoso. Surpreendentemente, o feto já pode detectar vários sons e sabores, e as vias nervosas que transportam informações sobre dor, temperatura e tato estão amadurecendo. As primeiras centelhas da percepção estão presentes. Há o início da transferência de imunidade da mãe para o feto, proporcionando proteção contra vírus.


Fonte:
O livro da gravidez - vol.2 - Ed. Duetto
Fotos: Fabricio Sena (papai moderno)


       


2 comentários:

  1. Você está linda parabéns.
    http://exclusividadeebeleza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Parabéns por manter um peso tão bom! Vc está fazendo exercício físico, qual? Eu estou com 18 semanas e mais ou menos o mesmo peso. Estou fazendo caminhada e musculação.
    Ainda não senti o bb, estou ansiosa! É uma menina! Ah, ainda não tem nome. Aliás, como as pessoas perguntam!!!! Não aguento mais responder que nao tem nome... rsrsrs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...