Gravidez: 23 semanas

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013
Olá, gravidinhas e mamães modernas!
Tudo bem?

Essa semana foi MEGA corrida. Comemoramos o aniversário do Davi no sábado e todos os dias saía para comprar ou resolver alguma coisa. Andei muito, fiquei super cansada, e nervosa por conta dos preparativos.
No dia seguinte ao da festa pude respirar, e logo postarei um post exclusivo sobre a festa.

O bebê está se mexendo bastante, a barriga de vez em quando dá uma entortada para um lado, e é muito engraçado. Sinto também as contrações de treinamento, às vezes são até meio doloridas. Na gravidez do Davi tive poucas contrações de treinamento e não sentia dor alguma, apenas o endurecimento da barriga. Outra coisa que está sendo diferente nessa gestação é a produção do colostro. Na minha primeira gravidez só produzi o colostro/leite depois que o Davi nasceu, e dessa vez, nessa semana percebi que já estou produzindo.

Não me pesei essa semana, mas emagreci até sábado e de sábado pra cá comi pra caramba, então devo ter engordado um bocado!


Com 23 semanas de gestação o bebe mede cerca de 28 cm, o tamanho aproximado de uma berinjela.

As células cutâneas do feto acumulam uma proteína rija de proteção, a queratina,  para as palmas das mãos e solas dos pés. Sua pele está enrugada e coberta de lanugem e um verniz gorduroso, possivelmente com efeito isolante e protetor no ambiente aquático do útero. Há o desenvolvimento das pálpebras. As unhas surgem na base dos leitos ungueais, e nascem as sobrancelhas. Pequenos vasos sanguíneos aparecem nos pulmões. A barreira entre esses capilares e os futuros sacos aéreos fica mais delgada, para permitir a troca de gases mais tarde. Formam-se as células pulmonares de revestimentos (pneumócitos), que produzirão uma substância chamada surfactante, para reduzir a tensão superficial e facilitar a expansão dos sacos aéreos depois do parto. 


Fonte:
O livro da gravidez - vol.2 - Ed. Duetto
Fotos: Fabricio Sena (papai moderno)


      



Um comentário:

  1. Agora aproveita pra descansar bastante!!Que sua gestação seja abençoada querida!! Feliz 2014
    bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...