Primeira Adolescência

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Sempre que ouvia falar sobre o “Terrible Two” não dava muita importância, pensava em me preocupar com o assunto só quando o Davi estivesse com dois anos, mas fui surpreendida com algumas mudanças de comportamento e descobri que o TerribleTwo pode aparecer em qualquer momento da primeira infância.

É a fase em que a criança começa a se entender como indivíduo, com desejos e opiniões próprias, e para reafirmar essa “independência”, inconscientemente, se opõe a tudo! Não quer tomar banho, não quer sair do banho, não quer trocar a fralda, não quer colocar a roupa, não quer tirar a roupa, não quer colocar o sapato, não quer aquele brinquedo, não quer comer aquilo que sempre adorou. Eu peço para ele andar, e ele quer colo. Eu quero pegar no colo, ele quer ir para o chão.

A dica é sempre a mesma em vários textos que li sobre o assunto: Dê opções! Ao invés de falar: “Quer comer banana?” diga: “Você quer banana ou maçã?”. Mesmo assim, é bem capaz dele escolher uma das opções e depois se recusar.

Eu que tenho tanto medo de não saber lidar com um adolescente, já tenho um bebê adolescente em casa, pois agora ficou bem claro porque essa fase é chamada de “Primeira Adolescência” por muitos especialistas!

Contar até dez é pouco, tem que contar até mil, e também entro num momento negação e recusa: Esse menino NÃO vai conseguir me enlouquecer!

Haja paciência!

Ah! Ainda não consegui ter a frieza de tirar uma foto do Davi na hora do “show”, por isso não tenho uma imagem para ilustrar essa postagem.



Veja e curta essa postagem no Facebook na página da Lifebuoy.

3 comentários:

  1. Puxa, você tava falando comigo ? rs. Estou vivendo isso tudo com a Lara.... muito legal sua explicação. Bjus. Andrea e Lara. http://coisas-da-lara.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Rs menininho esta-se a tornar complicado....Beijo

    ResponderExcluir
  3. Oi Line, é dificil ... o meu já bate o pé que não quer e ponto final. Mto dificil !!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...