Gravidez: 11 semanas

quinta-feira, 3 de outubro de 2013
Olá, mamães e gravidinhas modernas que estão acompanhando a minha gestação!
Essa semana foi ótima, todo mal estar da gripe se foi e quase não tive náuseas.
E, enfim, consegui fazer o primeiro ultrassom e ver o meu bebê. A-le-lu-ia! Ainda não foi o ultrassom morfológio, por isso não demorou muito, mas pude ver o principal, e que é apenas 1 bebê. (Uffa!)
Eu tinha certo medinho de serem dois, pois me enquadrava em algumas condições genéticas para ter gêmeos. Minha mãe é gêmea não idêntica. Quando é gêmeo idêntico, ou seja, quando um óvulo fecundado se divide formando 2 embriões, pode se dizer que foi um "acidente", não está relacionado à genética, diferente de quando há a liberação de dois óvulos e os dois são fecundados. Além disso, o gene é passado apenas para as filhas (mulheres), no caso, para mim! E a possibilidade de ter gêmeos na segunda gravidez é maior, por estar mais velha. 
O bebê está super bem, se mexendo bastante, esticando os bracinhos, colocou a mão na boca, até deu "tchauzinho", já deu para ver a translucência nucal e está numa medida ótima, e o coração estava a 152 bpm.

Meu peso: 51,2 kg. 


O feto tem cerca de 5 cm de comprimento, o tamanho de um figo. Abre e fecha a boca, o que possibilita que comece a bocejar e deglutir algumas substâncias. Brotos dentários se insinuam na mandíbula. Os dedos das mãos e dos pés vão perdendo as membranas interdigitais. A pele engrossa e perde a transparência. O intestino migra para dentro da cavidade abdominal, e ocorre o início da produção de urina. O coração pulsa entre 120 e 160 batimentos por minuto, e o sangue circula rapidamente por todo o corpo fetal.
O abdômen da mulher fica proeminente, e ela pode se sentir ofegante por causa da maior carga de trabalho do  coração e dos pulmões. O útero em expansão se move para cima e para fora da pelve, pode ser sentido acima do osso púbico, reduzindo a pressão sobre a bexiga, e os sintomas urinários diminuem, a energia aumenta. Veias varicosas ou hemorróidas podem surgir e inchar.

Fonte:
O livro da gravidez - vol.2 - Ed. Duetto
Fotos: Fabricio Sena (papai moderno)



0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...