Gravidez: 26 semanas

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014
Olá, gravidinhas e mamães modernas!

Essa semana foi muito boa, o calor deu uma pequena trégua e estou me sentindo um pouco mais disposta. As contrações de "Braxton-Hicks", ou contrações de treinamento, têm me incomodado um pouco. Já sinto essas contrações desde as 17 semanas, e isso está sendo bem diferente da minha primeira gestação, pois quando estava grávida do Davi quase não tive essas contrações, e quando tinha, não me incomodavam, não eram nenhum pouco doloridas, apenas sentia o endurecimento da barriga.
Nessa semana o Kauai se posicionou de forma cefálica, de cabeça para baixo, e imagino que seja por causa disso, também estou sentindo algumas "fisgadas" bem embaixo, no "pé da barriga".


Depois da minha primeira consulta com o Dr. Alberto o Davi chegou em casa dizendo que também queria ser "médico de barriga de bebê"... Nessa semana tive a minha primeira consulta domiciliar de pré-natal com a Ivanilde, minha parteira. O Davi foi o ajudante! Imagina se ele não gostou!

Meu peso: 56,6kg.


Com 26 semanas o bebê mede cerca de 35 cm, o tamanho aproximado de uma cebolinha.

O arcabouço para a substância cinzenta (córtex) do cérebro fetal está montado. Este será o local da atividade nervosa associada à consciência, personalidade e capacidade de pensar. A superfície cerebral ainda parece lisa, mas começa a se dobrar e a formar as características pregas à medida que o córtex for amadurecendo. A coordenação das mãos melhorou, e o feto já fecha o punho e pode gastar muito tempo sugando o polegar. No feto masculino, os testículos descem da pelve para o escroto, que é cercado por um líquido chamado hidrocele. Finalmente as pálpebras, fundidas desde sua formação da nona semana, vão se abrir de forma gradual. O feto logo piscará com regularidade e poderá perceber a luz filtrada através do abdômen materno. 
A 26ª semana é conhecida com o limiar de viabilidade porque, se nascer à partir dela, o bebê prematuro tem 65% de chance de sobrevivência. Esse índice cai para 25% no caso de fetos com 24 semanas.

Fonte:
O livro da gravidez - vol.2 - Ed. Duetto
Fotos: Fabricio Sena (papai moderno)



      




3 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...