Gravidez: 28 semanas

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014
Olá gravidinhas e mamães modernas!

Queria agradecer a todos que estão acompanhando esse momento tão especial da minha vida. Tem gente que não perde nenhuma postagem, está sempre curtindo e comentando na fanpage do blog e aqui. Muito obrigada!!!

Essa semana passou tão rápido! As aulas começaram e nesse ano o Davi vai para a escola no período da manhã, pois dessa forma meu marido pode levá-lo antes de ir para o trabalho, me poupando um pouquinho ainda no final da gestação, e depois de abril, de sair duas vezes ao dia com um recém-nascido. Bom, tem mãe que comemora que as aulas já voltaram, mas sabe que eu lamentei... Estava tão gostoso com ele em casa pertinho de mim!
Nessa semana também tive um encontro com a Josi, minha doula. Leia AQUI o texto sobre o trabalho da doula que escrevi para o blog Diário de Mãe, da Emma Fiorezi, onde expliquei sua função e justifiquei porque quero uma doula me acompanhando dessa vez.
O trabalho da doula no pré-parto é principalmente o de informar, explicar sobre as fases do parto, porém como e sou muito bem informada e já tive um parto natural, pedi a ela, que está concluindo a formação em Hatha Yoga, para me passar alguns exercícios. Então, a partir de agora também estou me concentrando na preparação do meu corpo e mente para o parto. =)

Meu peso: 57,1kg  (+5,1kg)


Com 28 semanas de gestação o bebê mede cerca de 38 cm, e pesa cerca de 1005 gramas, o tamanho aproximado de uma acelga.

Apesar do crescimento do feto, ainda existe espaço no útero para que ele possa dar saltos, passando um tempo na posição de cabeça para baixo e outro com a cabeça para cima. Como resultado desses exercícios, a gestante pode sentir chutes em partes diferentes do abdômen. Os vincos cutâneos estão visíveis nas mãos fetais, já rechonchudas, e as pequeninas unhas, perfeitamente formadas. Nas gengivas superior e inferior, os brotos dentários formaram camadas separadas de esmalte e dentina. Gêmeos ganham a mesma quantidade de peso que fetos únicos até a 28ª semana. A partir daí, há uma redução de 10% na taxa relativa de crescimento.
Durante uma consulta pré-natal, os níveis de hemoglobina no sangue materno serão checados, para detectar sinais de anemia. Um teste de tolerância à glicose é indicado em caso de suspeita de diabete gestacional materna.

Fonte:
O livro da gravidez - vol.2 - Ed. Duetto
Fotos: Fabricio Sena (papai moderno)

Clique AQUI e compartilhe esse post!



      



Um comentário:

  1. Esses momentos são inesquecíveis né. Onde toda ajuda é bem vinda, até mesmo para levar à escola.
    beijos
    Luh
    http://sempre-belas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...