Criança que Morde

sexta-feira, 17 de junho de 2011


Oi, gente!
Estou com um "problema novo" para resolver!
O Davi descobriu de vez que possui dentes!
A vítima?!... Sou eu, é claro!

Ele nunca foi agressivo, mas agora que os dentes do fundo estão nascendo ele fica irritado, e muito nervoso toda vez que é contrariado, principalmente quando quer fazer alguma travessura e eu não deixo, tirando ele do lugar ou dizendo "não"!
Antes de ontem eu fiquei desnorteada com as mordidas que levei, mas graças a Deus ele só mordeu nesses momentos e nunca me mordeu enquanto mama!
Outro motivo que contribui para esse nervosismo é que ele ainda não fala praticamente nada! Às vezes ele repete algumas palavras, mas fora isso... nada!

Muitas vezes não sabemos como agir, e já ouvi várias vezes pessoas falando para morder a criança para ela saber que dói.

Bom, como eu já trabalhei com crianças nessa fase, na creche, ainda tenho um pouco de conhecimento sobre o assunto, e por isso gostaria de falar sobre isso aqui.

Em primeiro lugar, é normal que a criança de 1 e 2 anos morda, pois ela ainda não domina a linguagem falada e tenta se comunicar e expressar insatisfação, frustração e raiva dessa forma. Com o tempo, a criança aprende outras formas de se expressar e deixa a mordida de lado.
A partir dos 3 anos, pode acontecer vez ou outra da criança morder, mas se a partir dessa idade a criança continuar mordendo excessivamente, é necessário buscar ajuda profissional.

Dizer que é algo normal não significa que não devemos fazer nada para impedir. Pelo contrário, intervir ajudará que esse hábito seja abandonado mais rapidamente.

O que fazer?
Se a vítima for você, como é o meu caso, demonstre sua desaprovação com o ato, dizendo coisas do tipo: "Não", "Dói", "Não morde", etc. Fale com calma, mas com firmeza e não agrade a criança por uns 5 minutos.

Se a vítima for um coleguinha também é necessário que ele seja retirado daquela situação, levado para outro lugar. Isso leva a entender que se morder será afastado da brincadeira e dos colegas.

Se for uma criança maior, ensine-o a expressar sua raiva de outra maneira. Ensine-o a dizer: "Estou com raiva", "Estou triste","Quero esse brinquedo".

O que NÃO fazer?
Não adianta ficar dando muitas explicações, pois nessa idade a criança não vai entender.

Não morda a criança, pois a mensagem que é transmitida é que crianças não podem morder, mas adultos podem, e a tornará ainda mais agressiva.

Se o seu filho não morde, mas é mordido, não o incentive a revidar, com o tempo ele aprenderá a se defender, se impor e expressar que não quer ser mordido.
Às vezes é tão difícil ensinar o filho a não morder, você não vai querer ensiná-lo a morder, não é mesmo?!

E vocês, passaram por essa situação?! 
Conseguiram resolver numa boa?!

7 comentários:

  1. Amiga eu passei por isso com Ubiratan era tanto roxo que os amigos tiravam sarro dizem que marido me dava uns tapa, na época não vou mentir não, me ensinaram morder o bichinho e foi assim que ele parou rs.
    bjus

    ResponderExcluir
  2. Oi Line!

    SOu leitora assídua... Tanto que já ganhei até uma promoção. A do adesivo Decolar com a boneca mais o meu nome!
    É lindo.. Amei! Vou pintar meu quarto no final do ano e assim que colocar o adesivo na parede tiro uma fotinha e te mando!

    Mas eu vim aqui também pra comentar sobre algo que pontuou no seu post: Vc falou que seu filho não fala nada... só repete algumas palavras.
    Quantos anos ele tem!?
    Bem, eu sou fonoaudióloga e queria te dar algumas informações. As crianças - cças - do sexo masculino costumam apresentar um desenvolvimento mais lento que as do sexo feminino. Isso inclui também o desenvolvimento daa linguagem. Mas, de uma forma generalizada, a partir dos 12 meses as cças começam a ampliar o seu vocabulário de forma muito significativa e isso vai até o 4 anos aproximadamente.
    Ou seja, espera-se que o seu filho já esteja falando algumas palavras e não apenas imitando (repetindo) o que o adulto diz (provavelmente ele deve repetir a ultima palavra pronunciada).
    Desta forma, é importante que você fique atenta ao desenvolvimento linguístico do seu filho porque alguns sinais podem ser indícios de alterações no desenvolvimento da linguagem. Eu disse PODE, não é uma regra.

    O que eu sugiro a você é que estimule seu filho (sim, eu imagino que vc já estimule-o, mas vc deve fazer isso MAIS ainda). É como tudo nessa vida né? Cada pessoa reage de uma forma, então, de repente, pro seu filhote essa estimulação esteja sendo insuficiente... ele precisa de mais... é guloso! rsrs
    Dicas: Durante o banho, procure interagir com ele. Explore as partes do corpo, vá nomeando todas essas partes enquanto passa o sabonente ou água. Compre livros com histórias infantis bem simples ou com animais, com cores... tem uns livros MUITO interessantes com diferentes texturas (é bom que trabalha o sensorial também) ou com 2 dimensões... figuras que se projetam apra fora (até os adultos ficam fascinados rsrs). E explore junto com eles tudo queo livro oferece, as cores, os objetos, os animais... se o nimal ou objeto produzir algum som na vida real faça as onomatopéias e estimule-o a fazer também (ex. carro faz 'vrum", gato "miau", cachorro "au au", galinha "cocó")
    Pode usar também fantoches/dedoches e brincar com ele, estimular uma conversa entre os bonecos (sendo que ele também precisa ter oboneco dele e mãos para interagir com o seu boneco).
    Tem um DVD muito legal chamado 'Galinha Pintadinha' as cças adoram!

    Enfim, se passado mais alguns meses vocÊ perceber que ainda assim o seu filho não está apresentando o desempenho esperado para cçças nesta faixa etária, não custa buscar a ajuda de um fonoaudiólogo para que ele avalie o seu filhote e diga o que está acontecendo.
    As vezes, a cça só precisa de 'empurrãozinho' para estimular o seu denvolvimento, e quando mais precoce for essa ajuda, menos riscos de problemas futuros ele terá.
    O mais importante vc já está fazendo: ficando atenta ao seu comportamento!
    Qualquer dúvida, fique À vontade para meperguntar!

    Espero ter ajudado
    Bjos!
    Alessandra
    oliveira.leka@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Nossa, em ucomentário ficou enorme... rsrs...
    desculpa!

    ResponderExcluir
  4. Oi Line, estou padecendo do mesmo mal kkkkk amiga, o meu Davi tbm morde para caramba, mais nunca incentivei ela morder, mais desde dos 4 a 5 meses ele morde o peito e agora que já tem dentinhos é que ele morde mesmo kkkkkkkkkk não sei o q faço flor. Se vc resolveu o seu problema quando a isso passe a diante.Rsrsrs kalianytavares86@ hotmail.com me add no msn bjos boa sorte com seu Davi.

    ResponderExcluir
  5. Oi Alessandra!!

    MUUUUUUUUUUUITO obrigada pela ajuda!
    =)
    O Davi está com 1 ano e 5 meses.
    Ele adora Galinha Pintadinha, brinco bastante com ele com livrinhos e no banho, além de eu nomear, ele sabe praticamente todas as partes do corpo!
    Eu digo "Cadê a orelha?! Cadê o nariz?! Cadê o pé?!" E ele aprendeu muito rápido, mas não nomeia... só mostra. rs.

    Ele não chega nem a repetir a última palavra de uma frase, ele repete mais a 1ª sílaba de uma palavra. Por exemplo, quando eu digo: "Olha o seu pato!" Ele diz: "Pa".

    Bom... Será que você quer ser minha convidada da tag "Pode Entrar" e escrever uma postagem sobre esse tema: aquisição da linguagem? :)
    Seria muito legal!

    Bjocas!

    ResponderExcluir
  6. Nossa, agora vc me fez lembrar de quando Caio estava nessa fase! Como eu vivia roxa!
    Nunca mordi de volta, claro, e sempre dizia que aquilo era feio, que me machucava e tal.. Mas nessa idade, isso é normal... Passou naturalmente.

    ResponderExcluir
  7. Oi LIne!!
    QUe bom que pude ajudar!
    Quanto ao convite pra participar daTAG "pode entrar" eu topo!
    É só você me dizer como deve ser mais ou menos...

    Moro em Salvador e agora é época das festas juninas estou viajando amanhã e só volto segunda. A partir daí podemos entrar em contato!

    Beijos

    Alessandra

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...