Pedagogia para Mães

segunda-feira, 27 de junho de 2011
Olá!!

A partir de hoje começo aqui no blog e na fan page do Compromisso Lifebuoy uma série de posts sobre Educação Infantil patrocinada por Lifebuoy. Espero que vocês curtam aqui e no Facebook! 
Na época, eu nem sonhava em ter o Davi, mas já imaginava como seria maravilhoso ser mãe e entender as coisas que eu estava aprendendo na faculdade.

Por isso, quero compartilhar com vocês o meu conhecimento, pois como mães, nós tomamos muitas atitudes corretas e procuramos o melhor para nossos filhos. Às vezes, fazemos algo porque ouvimos falar que é bom, mas não sabemos o motivo, e outras vezes nos conscientizamos que somos responsáveis pelo desenvolvimento de nossos filhos, por apresentar-lhe o mundo, mas não sabemos exatamente como fazer isso.

Espero que vocês gostem muito, que aprendam que aproveitem as dicas e sugestões, e quem sabe, resolvam estudar Pedagogia também! 

Que tal?!

Bom, o que hoje chamamos de Educação Infantil (atendimento às crianças de 0 a 6 anos) surgiu com as creches, que tinham o objetivo de retirar as crianças abandonadas da rua, diminuir a mortalidade infantil, formar hábitos higiênicos e morais nas famílias, alicerçado em um caráter extremamente assistencialista.

A demanda aumentou com a Revolução Industrial, quando as mulheres deixaram seus afazeres domésticos para entrar no mercado de trabalho, por isso, a creche tinha que ser em tempo integral, tinha que ser gratuita ou cobrar muito pouco, tinha que zelar pela saúde, ensinar hábitos de higiene e alimentar as crianças. A educação permanecia assunto de família.

Eu considero essa preocupação com a criança um grande avanço da sociedade, pois na Idade Média não havia nenhuma atenção para a saúde infantil. Estavam acostumados com o alto índice de mortalidade, nem se apegavam muito às crianças, pois era como se apegar em alguém que tinha a morte iminente.
Um absurdo, ainda mais sabendo que grande parte dessas mortes poderia ser evitada com hábitos simples de higiene, como o uso de sabonete antibacteriano.

Um comentário:

  1. Amei e assino em baixo.
    Tenho uma irmã de 5 anos, que sabe direitinho como lavar as mãos, ensina os amiguinhos da escola, e já usa o seu sabonete da Lifebuoy, que pediu pra mamãe comprar.
    bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...