Gravidez: 12 semanas

quinta-feira, 10 de outubro de 2013
Olá, gravidinhas e mamães modernas!
Tudo bem?

Nessa semana estou me despedindo do primeiro trimestre da gravidez. Já?! Meu Deus!!! O bom que é não tenho mais náuseas, sei que em muitas mulheres sofrem com as náuseas durante toda a gestação, mas eu não tenho do que reclamar. Se dependesse apenas da gestação e parto, acho que teria pelo menos uns 5 filhos! Eu já acordava achando que iria vomitar, e passava o dia todo assim, com medo de comer, mas nunca aconteceu. Na gravidez do Davi vomitei apenas duas vezes, e dessa vez nenhuma. Pensando que cada gravidez é diferente, tinha medo que isso também fosse diferente, mas ainda bem que não! Conversando com a minha mãe descobri que também não é genético, pois ela me disse ter sofrido demais com os enjôos. A náusea diminuía quando eu me alimentava, mas era ficar sem comer por duas horas que voltava a intensificar, por isso passava o dia comendo alguma coisa o tempo todo, o que nunca foi o meu costume, mas mesmo assim, nesse trimestre emagreci 1 kg, estou com 50,8 kg.
Já está dando aquela ansiedade básica de saber o sexo do bebê. Quero escolher o nome, quero pensar no enxoval. O Davi está todo amoroso, beija a barriga, chama de "meu bebê", e diz que é uma menina. Será?! Acho que vou descobrir no ultrassom morfológico no próximo dia 17. =)




Em média, o feto agora tem 6 cm de comprimento, aproximadamente o tamanho de um kiwi. O crescimento da cabeça desacelera. O pescoço se alonga, e a cabeça se ergue levemente - o feto começa a engolir, com o afastamento dela do torax. Os rins funcionam e transferem pequenos volumes de urina diluida para o fluído amniótico.  As células cerebrais multiplicam-se velozmente, e o cérebro ganha os hemisférios esquerdo e direito - cada um controla o lado oposto do corpo. Há a formação inicial do cerebelo e o amadurecidmento de neurônios motores. No pâncreas, acontece o início da produção de insulina. E no sistema digestivo acontece o início da produção do mecônio (primeiras fezes). O desenvolvimento dos primeiros reflexos faz com que o feto se mova em resposta à pressão contra o abdômen. Os genitais exibem sinais sutis de gênero. O útero já não cabe na pelve e se move para a frente. O feto ganha espaço para mudar de posição, e o fluído amniótico o protege de choques mecânicos.
Algumas mulheres parecem finalmente grávidas, de fato. Alterações hormonais podem escurecer os mamilos e as aréolas, processo que se intensifica mais tarde. Muitas vezes, as náuseas passam, o apetite melhora, e o cansaço do início da gravidez é substituído por maior energia e disposição.


Fonte:
O livro da gravidez - vol.2 - Ed. Duetto
Fotos: Fabricio Sena (papai moderno)




4 comentários:

  1. Esse começo tende a ser difícil pra maioria das mulheres, né?
    Eu passei beeem mal nos primeiros 4 meses e uma amiga do meu marido está passando mtooo mal também rs
    No meu caso, só tomate resolvia xD

    Adorei as fotos!!
    Talvez ano que vem eu esteja assim novamente! :)

    Beijo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Brenda!
      Esse comecinho é meio chato mesmo, mas ainda bem que tbm passa rápido.

      Bjocas!

      Excluir
  2. Adorando as frutinhas! Bjus Coisas da Lara

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...