Gravidez: 13 semanas

quinta-feira, 17 de outubro de 2013
Olá, meninas!
Acabei de voltar do laboratório, onde fiz o ultrassom morfológico do primeiro trimestre.
O bebê está ótimo, tudo perfeitinho. Logo no início do exame a médica perguntou se a gente gostaria de saber o sexo, então disse que só daria para ter certeza com 16 semanas, mas ela acha que é um: MENINO! Esse negócio de não dar certeza acaba com a gente. Eu acho que ela viu que é um menino mesmo, mas não quis se comprometer!
O Davi ficou bravo, disse que não é menino, que é uma menina! E eu, para enlouquecer o marido, já falei que o plano de realizar a vasectomia está suspenso.


No feto mede aproximadamente entre 6,5 a 7,5 cm, o tamanho aproximado de um limão siciliano. As glândulas sudoríparas e cabelos estão surgindo, assim como o pescoço e o queixo estão mais definidos. A cabeça continua grande para o corpo. As articulações estão presentes. Os braços estão bem alongados, mas as pernas ainda parecem pequenas. A bexiga enche e se esvazia a cada 30 minutos. O sangue está pronto para produzir e desfazer coágulos. Os sistemas muscular e nervoso permitem movimentos dos membros, ainda de forma descoordenada. A medula espinhal se estende por todo o canal vertebral, e células nervosas do cérebro e do sistema nervoso periférico aumentam em número e migram para os seus lugares. As fibras nervosas vão sendo lentamente isoladas por uma bainha gordurosa de mielina. Começa a produção dos primeiros leucócitos no fígado, timo e baço, mas ainda sem eficácia contra infecções.
Na mãe, o enjoo matinal se reduz e não raro desaparece, mas pode dar lugar a outros sintomas, como a constipação intestinal e a indigestão.

Fonte:
O livro da gravidez - vol.2 - Ed. Duetto
Fotos: Fabricio Sena (papai moderno)

     

12 comentários:

  1. Oi querida, conheci teu blog
    hoje, me diz uma coisa vc pinta o cabelo na gestação??

    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cintia.
      Seja bem vinda!
      Meu cabelo está na cor natural.
      Há 1 ano eu fiz ombré hair e estou querendo fazer novamente. Não pesquisei muito sobre isso, mas pelo que li por aí, ombré pode fazer por não descolorir nem pintar a raiz, só as pontas. Vou pesquisar direitinho e conversar com a minha cabeleireira antes de me decidir se faço ou não.
      Bjocas!

      Excluir
  2. Que bom que esta tudo bem com o baby, se for mesmo um menino, vc vai curtir e o Davi tb. Os meus aqui brigam lógico, mas brincam muito juntos, têm altos papos cabeças rs, é lindo de ver o companherismo dos dois. E menina, vc tá uma grávida linda!!! beijo querida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cynthia!
      Obrigada!!! =)
      Eu também acho que para o Davi é melhor um menino. Eles vão curtir, brincar muito e ser companheiros para o resto da vida.
      Bjocas!

      Excluir
  3. Line , achei muito criativa a forma como vc conta semana a semana sobre os estágios da gestação!
    Não tenho comentado, mas tenho acompanhado nos feeds! que Deus abençoe cada etapa da sua gravidez!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa!
      Te reconheci pela foto, lembro com muito carinho daquele seu depoimento sobre o blog....
      Muito obrigada por continuar acompanhando!
      Fico feliz que esteja gostando desse projeto de registro da gravidez.
      Bjocas!

      Excluir
  4. Line, minha filha também era um menino!!!! rs. Cuidado com diagnósticos precoces!!! Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lú!
      Sério?! Com quantas semanas o médico disse que era menino?!
      Esse meu ultra ja foi com quase 14 semanas pela DUM e de acordo com o tamanho do bb, já com 14 + 4 dias.
      Ainda não peguei o laudo, se a médica teve "coragem" de escrever é porque tem certeza. rsrs
      Bjocas!

      Obs: Seja lá o que for, já tenho plano de compras na Titétis! =)

      Excluir
  5. Que bom que está tudo bem com o bebe!! E o Davi irá curtir sendo menina ou menino. O fato é q para ele se for menina ele não deixará de ser o menino da mamãe, mas e se for menino como fica?
    Isso ainda vai render bastante!! Quando eu fiquei gravida pela segunda vez li um livro pro meu filho que foi muito bom chama "Tem um bebe lá em casa e para que serve" de Guto Lins e foi ótimo!!
    Bjs
    Mari
    #amigacomenta
    http://maricriando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana.
      O Davi seria o menino mais velho da mamãe! rsrsr
      Obrigada pela indicação do livro!
      Bjocas!

      Excluir
  6. Esse ultrassom deixa a gente bem ansiosa ne?
    quem bom que o baby esta bem!
    As fotos estao lindas!
    Saude para vcs!
    bjs
    Lele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, o importante é que ele está bem.
      Obrigada!
      Bjocas.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...