Gravidez: 32 semanas

sábado, 1 de março de 2014
Olá, gravidinhas e mamães modernas!
Tudo bem?


Estou entrando no 8º mês de gestação!
Essa semana foi exatamente como descrevo na parte de baixo do post: sentindo-me mais pesada, cansada, com uma falta de ar constante, e com muita dor na região da lombar.

Acho que fazer comparações entre os filhos algo praticamente inevitável, e essa comparação já começa na gravidez. Quando falamos que nenhuma gestação é igual a outra, já estamos comparando...
E outra diferença que estou notando é que na gravidez do Davi eu me sentia culpada porque não conseguia amar o Davi desde o ventre. Realmente a mãe só nasce quando nasce o filho, e antes disso eu não sentia nada, era um ser desconhecido. Claro, momentos antes do parto eu já estava muito ansiosa, como se fosse a um primeiro encontro às escuras, mas com alguém que eu tinha certeza que seria o amor da minha vida, sem chance para decepções. E realmente, tudo mudou no momento do seu nascimento, mas até ali eu achava estranho até conversar com ele.
Dessa vez eu sei muito bem o que é o sentimento de uma mãe por um filho, e não me sinto estranha em conversar com o Kauai, e posso dizer que já o amo muito!

Meu peso: 58,2 kg (+6,2)


Com 32 semanas de gestação o bebê mede cerca de 42 cm e pesa cerca de 1702 gramas, o tamanho aproximado de um coco verde.

Os sacos aéreos (alvéolos) nos pulmões agora se multiplicam rapidamente. Embora contenham fluído, o feto exercita a respiração com movimentos comparáveis a explosões curtas, de cerca de 10 segundos. Nas próximas semanas, o padrão respiratório se tornará mais regular e rítmico, pois sua meta é chegar às 40 respirações por minuto necessárias depois do parto. 
A futura mãe possivelmente se sentirá mais e mais cansada no último trimestre da gravidez. Além de carregar o peso adicional, do feto, do fluído amniótico, e de seu útero estar muito aumentado, ela tem uma sobrecarga adicional: seu coração precisa trabalhar arduamente para bombear sangue extra. Deitar-se durante o dia aumenta o fluxo sanguíneo para o feto e proporciona bem-estar a ambos. 

Fonte:
O livro da gravidez - vol.2 - Ed. Duetto
Fotos: Fabricio Sena (papai moderno)


2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...