Gravidez: 36 semanas

sexta-feira, 28 de março de 2014
Olá, gravidinhas e mamães modernas!
Tudo bem?

Enfim cheguei ao 9º mês de gestação.
Apesar de não ter tido enjôos, a saúde estar ótima, pressão sempre muito satisfatória, posso dizer que não foi fácil chegar até aqui... 
O Davi deu muito trabalho, ficou com muito ciúme, fez muita birra... Terrible Two não foi absolutamente NADA comparado com a forma que ele ficou durante a minha gravidez. É outro Davi, completamente diferente do filho que eu tinha antes da gestação. E, para completar, confesso que eu não soube muito bem lidar com essa reação dele. Meus hormônios me deixaram bem instável, sem paciência, irritada, sensível, carente... E no meio disso tudo, meu marido (coitado), tendo que lidar com o filho birrento e a mulher surtada. Juntando esse estresse com as contrações de treinamento que sinto desde as 17 semanas, que foram ficando cada vez mais frequentes e incômodas, a minha maior preocupação era a de um parto prematuro.
Por isso, só de chegar no ultimo mês de gestação considero uma grande vitória, que por si só já me deixa mais tranquila, mais calma, mais confiante.
Também tive que tomar uma decisão importante em relação ao parto, que antes estava me preocupando, mas conseguir me decidir, resolver essa questão e ter o apoio do meu marido nessa decisão, também foi fundamental para me deixar mais segura.

Por outro lado, tem sido difícil não ficar ansiosa pela aproximação do momento tão aguardado durante todo esse tempo. Será que ele nascerá quando?! O Davi nasceu com 40 semanas! O que acontecerá primeiro?! O início das contrações regulares, a perda do tampão mucoso ou será que a bolsa vai estourar?! Meu primeiro parto demorou cerca de 13 horas, será que esse durará quanto tempo?! Será que vai nascer à noite ou durante o dia?! Será que o Davi estará presente quando o Kauai nascer?! Será que consigo realizar meu maior desejo de eu mesma pegar o Kauai quando ele estiver nascendo?! Será que vai dar tudo certo?! Será que...?!

Meu peso: 58,6kg (+6,6)


Com 36 semanas de gestação o bebê mede cerca de 47 cm e pesa cerca de 2622 gramas, o tamanho aproximado de uma abóbora cabotia (abóbora japonesa).

A data estimada do parto está se aproximando, mas apenas 1 em 20 bebês nasce no momento esperado, definido no início da gravidez. Uma diferença de até duas semanas a menos ou a mais é considerada normal. A placenta é bem menos eficiente no nono mês, e o monitoramento é importante para conferir se o feto está recebendo toda a nutrição de que precisa. Vários testes podem ser feitos na etapa final da gravidez se o médico julgar que são necessários, entre os quais o de função placentária e os de crescimento, frequência cardíaca e bem-estar fetais. Os exames são relativamente simples e aplicados em uma enfermaria hospitalar ou clínica ambulatorial. O toque do abdômen materno revela a posição do filho, informação importante para determinar o tipo de parto indicado.

Fonte:
O livro da gravidez - vol.2 - Ed. Duetto
Fotos: Fabricio Sena (papai moderno)


8 comentários:

  1. Vc ta magrinha!! Assim eh bem melhor!!!eu estou com 33 semanas e minha medica me colocou de repouso absoluto.... Estou tendo contracoes... Em espacos curtos...e tomando remedio para ajudar a segurar....mas se deus quiser vai dar tudo certo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que identificou e ja está tomando providências para segurar seu bebê por mais um tempo! Bom repouso!!! Alimentos que contem magnésio e potássio tbm ajudam (banana, aveia, água de coco). Bjocas! Tomara que dê tudo certo!

      Excluir
  2. Estou de 34 semanas e confesso que está batendo uma ansiedade de conhecer minha pequena. Quase não tenho contrações de treinamento. As roupinhas já estão lavadas e passadas, falta somente comprar a saída de maternidade e arrumar as nossas bolsas. Com quanto tempo devo prepara-las? Aproveito para parabeniza-la pela iniciativa, tenho acompanhado desde mais ou menos 14 semanas e achei um barato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Danielle,
      O bom de não ter mtas contrações de treinamento é que quando as tiver saberá que está iniciando o TP (se forem ritmadas). Sobre a mala da maternidade, eu realmente não posso te ajudar. Como tive um parto domiciliar e agora estou planejando outro, prefiro nem preparar mala de maternidade. Se tiver que ser transferida para o hospital farei as pressas ou levarei as roupas depois, mas prefiro não ficar me preparando para o "pior", então nem deixo nada pronto, com otimismo, pensando que dará tudo certo aqui em casa! :)
      Bjs.

      Excluir
  3. Ta linda que Jesus lhe conceda uma boa hora e tudo vai correr bem,bjs.

    ResponderExcluir
  4. Line, tá muito perto!!!
    Você tá linda e com uma carinha ótima.
    Que seu parto seja lindo, seu bebê saudável e você realizada!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...