Gravidez: 37 semanas

domingo, 6 de abril de 2014
Olá gravidinhas e mamães modernas!

Essa semana de gestação foi muito aproveitada para decidir e preparar os últimos detalhes, terminar de passar as roupinhas, arrumar armário, comprar itens que precisarei para o parto domiciliar e pós-parto, e outras coisas que estavam faltando... Ainda faltam algumas coisas, nem fui atras das lembrancinhas e preciso providenciar outro porta-fraldas, pois o do Davi amarelou, não sei se consigo recuperá-lo.
No final de semana fomos viajar para Caeté-MG, a convite do Tauá Resort, e resolvemos ir de carro mesmo. Então, prestes a completar 37 semanas encarei 650km de estrada! Lá também queria aproveitar bastante o local e por isso acordamos cedo e tivemos um dia cheio de atividades. Valeu muito a pena, pois foi uma baita despedida de filho único para o Davi, e ele merece!
Cada dia tenho mais contrações, cada vez mais doloridas, e umas pontadas "nervosas" na virilha e quadril. As vezes é bom estar tão cansada, pois quando me deito, durmo imediatamente, e a barriga não tem me incomodado nessa hora.
Ontem fomos ao shopping e estávamos passando num corredor, próximo de uma roda de mulheres, quando uma delas começa a puxar assunto comigo, dizendo: " Nossa!!! Sua barriga está muito grande!!!" Fui obrigada a rir e a concordar... Mas já pensou se fossem gêmeos?!

Meu peso: 59,4kg (+7,4)
Com 37 semanas o bebê mede cerca de 49 cm e pesa cerca de 2859 gramas, o tamanho aproximado de um mamão formosa grande.

O desenvolvimento fetal está completo, e na gravidez única o feto é chamado "de termo". Em média, um em dez nasce antes do tempo previsto e será tratado como prematuro ou "pré-termo". Quanto antes nascer, maiores serão seus desafios para sobreviver, embora agora seu corpo possua uma boa camada de gordura e ele pareça saudável e rechonchudo. Os sacos terminais dos pulmões amadurecem e se tornam alvéolos. No nascimento, o ar se difunde pelos capilares. Completa a ossificação no úmero, fêmur e tíbia. Há um aumento do volume de urina; excreção diária é de 25% a 33% do peso fetal. Boa parte da lanugem, que o cobriu durante o desenvolvimento, é expelida no fluído amniótico e substituída por pelos finos aveludados. Os movimentos estão cada vez mais coordenados - já encolhe voluntariamente os braços e pernas contra o corpo, pois o espaço é limitado. Vários reflexos se desenvolveram, e o feto reconhece sons familiares e é sensível à luz filtrada pelo útero, que atrai seu olhar.

Fonte:
O livro da gravidez - vol.2 - Ed. Duetto
Fotos: Fabricio Sena (papai moderno)


7 comentários:

  1. Que lindaaaaaaaaaa! Adoro acompanhar! Arrasou Davi na bola, mas a mamãe ganhou! bjus lindos Coisas da Lara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Andrea!
      Me acompanhou desde o comecinho... <3
      Bjocas!

      Excluir
  2. Você está muito bem e serena para as 37 semanas. Sucesso e paz na hora do parto. Gostei muito do seu blog. Abraços, Isabela Gusmão (www.unidunikids.com.br)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Isabela.
      Também gostei muito do unidunikids!
      Bjs.

      Excluir
  3. Você tá ÓTIMA!!!
    Tô torcendo por vcs!!!

    ResponderExcluir
  4. Caramba, 650km de carro. Meus pais ainda moram em Caeté e daqui de BH até lá são mais ou menos 60 km, e eu fico poupando a esposa gravidinha de ir lá, rs
    Parabéns pela barriga e pelo jogador mirim aí, rs!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...