Gravidez: 38 semanas

sábado, 12 de abril de 2014
Olá, gravidinhas e mamães modernas!

A partir de agora já não sei quando será a última semana que farei o registro... Já entro em "clima de despedida" desse projeto.
E bem nesses "finalmentes" tive cólica renal numa noite, e praticamente não dormi. Nunca tive cólica renal antes, mas ainda bem que conheço bem uma contração de trabalho de parto, pois apesar de não ter nada a ver, é bem compreensível que gravidinhas de primeira viagem confundam, pois a dor é bem incômoda!
Bom, estou na fase do siricutico da faxina. Sei que é normal isso acontecer, de querer deixar tudo limpinho, cheiroso e organizado, mas imagino que isso seja ainda mais intenso em quem planeja parir em casa. Estou dando uma geral na organização, nas gavetas, livros, separando alguns para levar no sebo, jogando muita papelada no lixo, arrastando fogão pra lavar o chão, as paredes, limpei até o teto do banheiro. Tudo bem que depois minha lombar fica dolorida, mas tenho que aproveitar o ânimo, que pra fazer faxina, é raro!
Também estou terminando de organizar a lista de músicas que quero ouvir durante o trabalho de parto, tanto com músicas sobre o tema (as poucas que gosto), como músicas que gosto de ouvir em qualquer ocasião.

Meu peso: 59,9kg (+7,9)


Com 38 semanas de gestação o bebê mede cerca de 50 cm e pesa cerca de 3083 gramas, o tamanho aproximado de uma jaca.

O que exatamente desencadeia o nascimento ainda é um mistério. A alteração dos níveis hormonais pode estar envolvida, mas pesquisadores tendem a acreditar que o sinal para iniciar o trabalho tem origem no filho, e não na mãe. Os ossos chatos da cabeça do feto ainda não se fundiram e, portanto, podem deslizar um sobre o outro, alongando-a para que atravesse com segurança o canal do parto. Logo depois, os ossos voltam a seu formato original, e fontanela anterior fecha-se por volta dos 18 meses. Os olhos estão com três quartos do tamanho adulto; ainda não focalizam. A quantidade e o comprimento dos cabelos variam. Em alguns bebês, são escassos; em outros, abundantes. Podem ter 4cm de comprimento ou até mais. Sua pele já perdeu a maior parte da capa de verniz - resta um pouco em áreas vulneráveis.


Fonte:
O livro da gravidez - vol.2 - Ed. Duetto
Fotos: Fabricio Sena (papai moderno)




8 comentários:

  1. Oi minha flor, sempre acompanho seus posts e hoje passei por aqui para saber se tinha noticias de seus ultimos momentos gravidona.
    Quero desejar muita saúde e amor para você e sua familia. Te desejo uma linda, maravilhosa, excelente, inesquecivel "hora", que seu parto seja perfeito e muitas felicidades. Bjossssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dani.
      Muuuuito obrigada por me desejar tanta coisa boa! :)
      Bjocas!

      Excluir
  2. Que você tenha uma boa hora!!! Seu bebê virou com quantas semanas? Estou com 37 semanas e a minha ainda não virou. O médico quer marcar cesariana, mas vou esperar até o último momento!!!! Vc está lindona, parabéns! Deve ter sido difícil encontrar essa jaca, hein?! :)))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabi.
      Pesquisa sobre exercícios para fazer o bebê virar. Ele pode virar a qualquer momento. Se não virar, também pode ver a chance do médico realizar uma manobra para virar o bebê, e de qualquer forma, não precisa ser cesárea, pois bebês pélvicos nascem normalmente. Se ele não virar, a posição indicada para o nascimento é de quatro apoios, como nesse vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Z59XeI5PTTU

      Ah! Desse ser época de jaca, pois foi até fácil de encontrar! ;)

      Bjocas!

      Excluir
  3. Olá Line, td bem?
    Amo seus posts, apesar de estar uma semana na sua frente, fico apaixonada pelas informações que você traz.
    Referente as músicas do parto, você tem algum cantor para sugerir com músicas mais agitadas, tenho feito escolhas e acaba pegando as mais lentinhas, mas minha equipe disse que é bom ter umas agitadas pois irei precisar.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Kênola!
      Que bom que está acompanhando gravidinha! Na verdade até eu estou alguns dias à frente do dia que publico a postagem. Minha DPP é 19/04.

      Sobre as músicas... Eu realmente não gosto da maioria das músicas de parto que geralmente ouvimos por aí. Gosto de Reconhecimento e Crescer da Isadora Canto, "Pra você guardei o meu amor" do Nando Reis, e "Debaixo D'Água", mais por gostar do Arnaldo Antunes do que da música. Mesmo assim, minha playlist já está com quase 50 músicas, pois escolhi as músicas que mais gosto de artistas/bandas que eu gosto, como Foster The People, Duffy, "Beautiful Day" do U2, Bruno Mars, outras músicas do Arnaldo Antunes, e também das minhas 2 bandas preferidas de música gospel internacional, Newsboys e Thirday. E mais focada no tema parto/filho, tem "Beautiful Boy" do John Lenon, "Better Togetter" que é uma música que o Jack Johnson fez para o filho, e algumas músicas da Celine Dion... Vix! Essa resposta deu quase um post, né?! Acho que assim que terminar minha seleção vou escrever sobre o assunto. rsrs
      Mas pra terminar, acho mto pessoal, coloque músicas que te fazem bem ouvir. Eu gosto de música pop / pop rock, mas de repente a pessoa só gosta pagode, né... Que ouça pagode na hora do trabalho de parto, uai!! rsrs
      Bjs. Espero ter conseguido te ajudar!

      Excluir
  4. Line!!!! Tá perto!!! Aproveite pra fazer o ritual de despedida da barriga: ouça músicas, fique em um lugar relaxante e converse com seu bebê.
    Que vc tenha um parto lindo! Que vcs dois tenham muita saúde!
    Ah, no meu parto, tocou Pearl Jam, rs.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...