Gravidez: 40 semanas

terça-feira, 22 de abril de 2014
Olá, meninas!
Tudo bem?

Semana passada eu estava ansiosa, mas essa semana estou muuuuito tranquila, calma, centrada, mas, ao contrário de mim, parece que todos ao meu redor resolveram ficar ansiosos. Minha mãe, minha sogra, amigos e familiares perguntando como estou... 
É o preço que eu pago pelas minhas escolhas e por não escondê-las de ninguém. A maioria das pessoas que optam pelo parto domiciliar, mantêm isso em segredo e até mentem a data provável de parto. Eu super compreendo essa decisão, pois o preço de ter que ouvir todo tipo de opinião e crítica à esse respeito é muito alto. Mas eu também acho que é uma excelente oportunidade de conversar sobre o assunto, de alertar, fazer as pessoas pensarem à respeito do sistema obstétrico brasileiro, de defender a causa... Considero uma verdadeira "caça às bruxas", e topo o sacrifício pelo bem da informação.
Esse finalzinho é tenso, pois até desconhecidos perguntam quando vai nascer, falam que a barriga está muito baixa, até "chutam" que o bebê vai nascer no máximo em "três dias". Uma pessoa da família me perguntou como eu estava, e no final da conversa falou "que esse bebê venha logo e com muita saúde". Oxi! Por quê vir LOGO?! E eu respondi que ele virá logo, no máximo em três semanas, disso não passaria... rsrs
A única pessoa calma perto de mim era o meu marido, mas quando eu falei que estava perdendo o tampão mucoso, ficou em estado de alerta também. Mal olho pra ele, e me pergunta: "Está tudo bem?!"
Agora tenho que acalmar as pessoas. Mereço?!



Com 40 semanas de gestação o bebê mede cerca de 51 cm e pesa cerca de 3462 gramas, o tamanho aproximado de uma moranga.

Em média, a gravidez dura 280 dias, a contar do primeiro dia da última menstruação. Pouco menos da metade dos bebês continua no útero na 40ª semana. Perto do fim desse ciclo, o colo amolece, preparando-se para deixar passar o bebê. Dores lombares, pressão crescente na barriga e cólicas pélvicas são comuns. Uma alimentação regular fornece energia para o trabalho de parto, e banhos mornos e massagens nas costas atenuam o desconforto.

Fonte:
O livro da gravidez - vol.2 - Ed. Duetto
Fotos: Fabricio Sena (papai moderno)


2 comentários:

  1. Linda! Estou com 38s e também tenho q ficar escutando a família e acalmando a galera. Ossos do ofício!! hahahaha. Grande beijo!

    ResponderExcluir
  2. O bebê já deve ter nascido. Espero q tenha tido uma boa hora!!! Beijos!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...