Gravidez: 39 semanas

sexta-feira, 18 de abril de 2014
Olá, gravidinhas e gravidonas (como eu), e todos que estão acompanhando meu registro da gravidez!

E agora, será que essa é a última postagem?!


Com certeza essa foi a semana que fiquei mais ansiosa. Acredito na influência da lua e com essa mudança de lua (lua cheia) do dia 15 de abril, mais eclipse lunar e lua sangrenta, tudo num mesmo dia, esperava entrar em trabalho de parto nesse dia. Realmente tive muitas contrações, até que regulares, com cerca de 12 minutos de intervalo. Mas, quando entrei em trabalho de parto da gravidez do Davi, também passei uma noite com contrações, sem conseguir dormir, ansiosa, e isso foi péssimo, pois fiquei muito cansada depois da segunda noite sem dormir, no final do trabalho de parto. Por isso, fui dormir e as contrações passaram. A próxima mudança será dia 22, e até lá consigo me controlar melhor.
Outro sinal da minha ansiedade é completamente perceptível quando vou ao banheiro, pois TODAS as vezes olho minha calcinha e o papel higiênico para verificar se o tampão mucoso não está saindo.
Saíram meus últimos resultados de exames, e estão todos "OK", graças a Deus.
Essa semana também tive mais um encontro com a Josi, minha doula. A criação de um vínculo com a doula (e toda a equipe de parto) é muito importante e conseguimos fazer uma amizade bacana, conversamos bastante sobre diversos assuntos, sobre minhas decisões, dúvidas, medos, e sobre meu plano de parto, etc... Ela me ensinou a fazer um escalda-pés para relaxar, me deixar mais centrada, como uma preparação para o parto, e também me ensinou a preparar compressas com o absorvente que serão muito úteis no pós-parto.

Meu peso 60,5 kg (+8,5)


Com 39 semanas de gestação o bebê mede cerca de 50,7 cm e pesa cerca de 3288 gramas, o tamanho aproximado de uma mini melancia.

Muitas futuras mães desenvolvem uma ânsia de fazer uma faxina geral na casa e preparar o quarto do bebê. Trata-se de uma espécie de instinto de "construir o ninho", que em geral ocorre ao mesmo tempo que suas mamas começam a produzir colostro, rico em energia, anticorpos e outras substâncias que estimulam a imunidade do filho. Contrariando seu instinto de arrumação, porém, a gestante deve descansar bastante nos últimos dias da gravidez. Conversar com o bebê é outra tarefa importante na criação de laços antes do nascimento. Nessa semana o fígado está maduro para assumir o controle das funções metabólicas, e há o aumento da capacidade da bexiga para 40 ml. Há também o estabelecimento do padrão respiratório regular de 40  respirações por minuto. Nos bebês do sexo masculino, entre 39 e 40 semanas acontece a chegada dos testículos no saco escrotal. Se o pai e a mãe tiverem preocupações importantes em relação ao parto, deverão buscar aconselhamento médico.

Fonte:
O livro da gravidez - vol.2 - Ed. Duetto
Fotos: Fabricio Sena (papai moderno)



Um comentário:

  1. Olá querida, não estou grávida, mas tenho uma filha de 5 anos e tenho acompanhado todo esse processo através dos e-mails que recebo de seu blog.
    Só queria dizer que você está muito linda com esse barrigão e te desejar uma boa hora e que Deus esteja ao seu lado a cada segundo. Quanto a mudança do Davi tenho certeza de que quando ver o irmãozinho vai se derreter de cuidados por ele.
    Um grande beijo e muito repouso agora, afinal está muiiiiiitttoooo perto.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...