Brincadeiras Infantis

quinta-feira, 17 de março de 2011
A convidada do Mamãe Moderna, que estréia hoje a tag "Pode Entrar", é a Educadora Física, Jaqueline Nieto, que falará sobre Brincadeiras Infantis.
Jack, a casa já é sua, pode entrar, sentar, e até abrir a geladeira, se você quiser!

"Recentemente estava com um pai que comentou ter comprado uma bicicleta para o filho, mas ele não demonstrou o mínimo de interesse. O pai fez uma comparação com seu tempo de infância, tempo em que vivia brincando de diversas formas...
Mais tarde, o menino todo feliz com uma bola, chamou o pai para brincar. O pai simplesmente ignorou o pedido do filho e continuou tomando sua cerveja, sem ao menos justificar, ou falar que outra hora poderia brincar com ele. O menino nem se importou, demonstrando já ter acontecido isso diversas vezes.
As crianças aprendem por imitação e respondem a estímulos, então, quanto mais estimuladas e motivadas forem (principalmente pelos pais), maior será sua resposta em relação ao interesse em atividades motoras.
Conforme especialistas em desenvolvimento motor, aos seis, ou sete anos a criança já está apta a ter o desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais em nível maduro, e pode passar a combinar os movimentos de locomoção, manipulação e estabilização, como por exemplo, no jogo de basquete, em que ela tem que correr, quicar a bola e saltar para fazer uma cesta. Mas, dificilmente ela chegará ao estagio maduro se não for estimulada e muito menos se não repetir a atividade, brincar, brincar, brincar... E quanto mais variedade de atividades melhor!
Todos temos a capacidade de aproveitar os movimentos de certa atividade para usar em outra, nosso cérebro é movido à plasticidade!
Então, na hora que seu filho te chamar para brincar, vá com ele! Invente novas possibilidades com o mesmo material, compre bolas de diferentes tamanhos, caixas, bastões. Leve em conta que seu filho tem uma capacidade e criatividade inimaginável!

Observe as crianças ao seu redor. O que você encontra em relação às crianças de 10, 20, 30 anos atrás?
Podemos notar, que à medida que a tecnologia foi avançando, o tempo gasto em atividades lúdicas e corporais foi diminuindo, e o tempo gasto em atividades “tecnológicas” aumentando.
Onde ficaram aquelas brincadeiras de rua, ou de fundo-de-quintal, como: pião, amarelinha, cirandas, pular corda, pega-pega, esconde-esconde? E as brincadeiras de imaginação: escolinha, médico, espaçonave?
Bom, as recordações ficam para aqueles que tiveram bons momentos, mas não podemos deixar que nossas crianças fiquem “saboreando” a tv, os videogames, as redes sociais, celulares, etc. sem fazermos NADA!
Qualquer ser humano necessita “mexer o esqueleto”, muito mais as crianças!"

Jaqueline Nieto
Educadora Física - CREF 014290-G/RS

Licenciada e Bacharel em Educação Física pela Faculdade da Serra Gaúcha
Contato:
jaque-line@hotmail.com

4 comentários:

  1. Minha Maria Rita tem só 02 anos, mas é vidrada em alguns desenhos (Angelina Ballerina, World Word...). Na hora desses desenhos, não adianta nem falar com ela, que nem te liga... às vezes eu fico preocupada, às vezes eu deixo pq ela fica quietinha... não sei.

    ResponderExcluir
  2. Se é apenas alguns desenhos, não faz mal, mas tem que prestar atenção, pois a criança tem muita energia pra gastar e não pode ficar sentada assistindo TV por muito tempo, principalmente nessa idade!
    Já escrevi sobre isso aqui no Blog, dá uma olhadinha nesse tópico: http://mamae-moderna.blogspot.com/2010/10/tv-nao-e-baba.html
    Espero que ajude.

    Bjocas!

    ResponderExcluir
  3. Oieee..td bom?? adorei o post! Tb acho que tem que se mexer,rsrs...a tv é inevitavel,claro..mas n pode ser a unica distração da criança..O meu não sabe nem o que é video game e se depender de mim,n vai saber nunca..kkkkkkkk..
    beijos,otima quinta feira!!!
    ;-)

    ResponderExcluir
  4. Aqui em casa eu nem ligo a TV, mas somos viciados no computador! E vídeo-game, por mim, ele também nunca nem vai saber o que significa!
    Kkkk (missão impossível, né?!)
    Bjocas!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...