Rede Cegonha + Romero Britto

segunda-feira, 28 de março de 2011


A Rede Cegonha é um programa para dar atendimento integral a gestantes e bebês, com objetivo de combater práticas que influenciam as altas taxas de mortalidade materna e infantil, e foi elaborado influenciado pelo elevado número de gravidez indesejada, pela falta de acesso aos exames de pré-natal de qualidade, práticas inadequadas de parto, além da costumeira peregrinação de gestantes em busca de uma maternidade.

O programa foi lançado hoje, 28 de março, e era uma promessa da campanha de Dilma. Primeiramente o programa será implantado em nove cidades: Manaus, Recife, Distrito Federal, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Campinas, Curitiba, Porto Alegre e São Paulo, regiões que representam 13,38% do total de óbitos maternos ocorridos em 2009 (300 óbitos do total de 1.724), e 15,72% dos óbitos neonatais do total de 4.619 óbitos, sendo que 25% são óbitos que ocorrem no 1° dia de vida.
(fiquei chocada com esses dados!)

O programa tem foco no planejamento familiar, na gravidez, no parto, e pós-parto, assim como o cuidado até o segundo ano de vida da criança, prevê a vinculação do pré-natal ao parto, com acompanhamento em cada fase da gestação. Para as mães assíduas aos exames e pré-natal, o programa oferece enxoval completo, ambulância na porta de casa e visita prévia para conhecer a maternidade onde será feito o parto.

No Brasil, 40% dos partos pelo SUS são cesáreos, enquanto a Organização Mundial da Saúde (OMS) aceita um percentual de 15% para as cesarianas.

O Governo está preocupado também com a humanização do parto, pois 4,27% das mulheres que deram à luz na rede pública relataram maus tratos ou alguma forma de violência na hora do parto.


Romero Britto apoia e ajuda o Rede Cegonha sendo responsável pela criação do logo que ilustra o Programa, e doou 10 quadros de sua autoria sobre o tema. As obras contam uma história que vai da concepção ao crescimento do bebê, e estarão expostas durante a cerimônia de lançamento do programa na capital mineira.


Torço para que o programa seja tão lindo na prática como é na teoria e na propaganda! Acho super válida qualquer ação com objetivo de abaixar esses índices altíssimos de partos cesarianos, mortalidade materna e neonatal, maus tratos, etc...

Também acho que um programa muito mais amplo do que esse deveria ser colocado em prática, no sentido de INFORMAR as mulheres, com relação à gestação, parto, amamentação e cuidados com o bebê, pois MUITAS vezes as mães recebem informação errada no próprio hospital, ou Unidade Básica de Saúde. 

Vemos muita informação sobre métodos contraceptivos e campanhas divulgando o perigo das DSTs, mas pouca informação sobre gestação, parto, amamentação...
Não consigo imaginar alguém falando que engravidou porque nunca ouviu falar que existe como evitar a gravidez, mas é muito comum, mulheres serem enganadas e induzidas a realizarem uma cesariana desnecessária. Não é mesmo?!






Fonte:
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2011-03-27/rede-cegonha-que-sera-lancada-amanha-funcionara-primeiramente-em-nove-cidades
http://blog.planalto.gov.br/romero-britto-doa-imagens-para-ilustrar-rede-cegonha-lancada-hoje-em-bh/

3 comentários:

  1. Oiee..Não conhecia mesmo..ótima divulgação!! ;-)
    bjs,boa semana!!!

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente!
    Espero que realmente faça diferença esta campanha.
    Eu tive dois partos normais e aconselho a todas as minhas amigas, existe muito preconceito quanto ao parto normal. As pessoas ficam com medo de uma dor que existe, mas que passa no momento que seguramos nossos pequenos no braço.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Que campanha bacana, realmente é preciso conscientizar todos.
    Parabéns pela divulgação!
    Um beijo,
    kelly

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...