Blogstorming: A imagem da blogosfera materna brasileira.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Você sabia que nos EUA existem mais de 3,9 milhões de mães blogueiras?!
Elas conquistaram uma função poderosa e reconhecimento da força social, cultural e econômica no mundo da mídia atual.
O ranking com as 100 melhores mães blogueiras possui um círculo de grande influência, gerando audiência mensal de 50 MILHÕES de espectadores!
E eu aqui toda felizinha comemorando minhas 100mil visualizações em 2 anos de blog... Que dó... Que dó!

Esses dados fazem parte do o ranking do Babble.com, publicada no Zero Hora, que tem colocado nós, do Clube das Mães e Pais Blogueiros para pensar e questionar:
Por que as mães blogueiras brasileiras não conseguem a valorização da mídia?

Diferente dos blogs brasileiros sobre beleza e moda, os blogs maternos não conseguem crescer, não conseguem empresas interessadas em divulgar seus produtos, e muito menos empresas dispostas a pagar pela divulgação.

É claro que o publico alvo dos blogs de beleza e moda é muito mais amplo. Sendo mulher (de 8 a 80 anos) já é o suficiente para se enquadrar nos requisitos de uma boa leitora. Os produtos direcionados para o feminino tem uma rotatividade enorme, pois todos os dias surgem novidades, uma linha nova, uma coleção nova. As marcas precisam anunciar e precisam que seus produtos sejam recomendados pelas blogueiras.

Como leitora de blogs femininos, muitas vezes me sinto atropelada por certos produtos, com publieditoriais, reviews, tutoriais, swatches, e banners do mesmo produto em vários blogs.

O assunto é polêmico e com muitas opiniões divergentes:

- Muitas não querem essa valorização da mídia, e não acham correto receberem alguma coisa por publicarem algo tão pessoal, como a sua vida e a vida de seus filhos.

- Outras nunca pensaram sobre o assunto, não divulgam o seu blog, não imaginam a possibilidade de vender o seu espaço (o seu espaço, não a sua opinião), não sabem nem o que é um Mídia Kit e nunca procurou saber a média de valores de anúncios.

- A grande maioria gostaria de ser valorizada, mas nem elas mesmas se valorizam e aceitam qualquer coisa que lhe oferecem.

Os três grupos acima atrapalham os objetivos do ultimo:
- Mães que não são apenas blogueiras, são empreendedoras virtuais que querem ser remuneradas e garantir seu sustento (ou uma renda extra) através do seu blog. Essas blogueiras não aceitam qualquer produto (ou amostras grátis) em troca de postagens ou "sugestões de pauta" que as empresas enviam, mas sabem do seu valor, preparam um bom mídia kit, e cobram pelo seu espaço. Divulgam o seu blog, se dedicam, procuram escrever cada vez melhor, procuram assuntos que possam ser interessantes, querem conquistar os seus leitores, respondem os comentários, etc.

Então, a minha resposta para a grande questão desse blogstorming é:
Queridas mamães blogueiras,
Nós somos especiais!
Nosso público alvo é específico, e justamente isso que faz com que o nosso espaço seja valorizado, pois atingimos diretamente o mesmo público alvo de nossos principais anunciantes.

- Para conseguirmos ser valorizadas precisamos de união, compartilharmos nossas idéias, nossos objetivos, aprender umas com as outras, e batalharmos por essa valorização.

- Precisamos saber vender o nosso espaço. Seu blog tem um mídia kit? O que é Midia kit?  Quais dados apresentar? Qual sistema você usa para mapear as estatísticas do seu blog? Usa o Google Analytics? O que é engajamento? Qual a média de valores cobrados por publicidade em blogs? 

- Precisamos deixar bem claro para as empresas, e principalmente para as leitoras, que o espaço no blog está à venda, mas JAMAIS venderemos a nossa opinião, nem num publieditorial, e nem em banners.
Por exemplo: todas estão cansadas de saber que eu apoio a amamentação exclusiva em livre demanda, e prolongada. Vocês nunca verão nesse blog divulgação de mamadeira ou chupeta. NEVER! 

- E precisamos de dedicação com o blog e com as leitoras, descobrir qual linguagem usar, quais os assuntos mais interessantes de ler e de comentar, e valorizar a participação das leitoras. Caso contrário, ela ficará mais interessada em saber o "look do dia" ou o "esmalte da semana" de outra blogueira qualquer.

Por isso, se você é uma Mamãe Blogueira, faça parte do Clube das Mães e Pais Blogueiros. E se você é mãe, sendo blogueira ou não, valorize as postagens que escrevemos com tanto carinho: comente!

Beijocas!

14 comentários:

  1. Muito bem colocado Line, somos especiais e não estamos tendo a devida atenção. Os números dos EUA impressionam mesmo, aí se vê a enorme influência das mães blogueiras.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom seu post Line!
    Adorei!
    Anima e inspira. Vamos lá!:)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, meninas!

    Tomara que consiga animar e inspirar todas que passarem por aqui.

    Bjocas!

    ResponderExcluir
  4. Não sabia disso. que legal né?
    Anima e inspira haha

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. também estou participando....e achamos a mesma coisa...... definitivamente precisamos de mais união....bjus querida

    ResponderExcluir
  6. Não sou blogueira, mais apoio a causa. Adoro o blog!

    ResponderExcluir
  7. Line, perfeita toda sua colocação. E como disseram ai em cima: anima e inspira! Será q isso vira meme hein? rsrs
    bjos!

    ResponderExcluir
  8. Ei Line! É a minha primeira vez aqui e adorei o seu blog! Lindo, informativo, esclarecido!
    Acho que a blogosfera tem espaço para todos os tipos de mães que mencionou o que temos que fazer é ser vista, divulgar nosso blog que assim os outros iram visitar e ler quando for conveniente.
    O que faço?! Pra dar uma força a todas as colegas visito cada blog que vejo nos comentários e cada blog visitado coloco nos meus favoritos. Quem mais atualiza mais aparece na minha listinha. Justo, não? bjos e parabéns pelo sucesso de leitores!

    ResponderExcluir
  9. Adorei o post! Boa reflexão. Adoraria puxar as orelhas de certas blogueiras, que aceitam colocar banner de marcas e produtos gratuitamente em seus blogs, para parecerem importantes... que "se vendem" por dois pacotes de lencinhos umedecidos.

    ResponderExcluir
  10. Que bom! Adorei os comentários!

    Daiana, conseguir apoio de quem nem é blogueira é o máximo! Seremos mães unidas, e não "só" mães blogueiras unidas. Muito obrigada!

    Donna Brasileira,
    Só viraria meme se eu estivesse no Canadá! kkkk


    Dani,
    Perfeita a sua colocação! Eu também gosto de linkar os blogs que mais me identifico. Assim ajudo a divulgar e também sempre vejo se tem post novo. As vezes não comento, mas leio!
    Muito obrigada pela visita. Seja bem vinda!


    Iza (achei seu nome!)
    Puxar a orelha?! Compartilhamos do mesmo sentimento. kkkk
    Bjocas!

    ResponderExcluir
  11. Ótimo post Line!
    precisamos de blogueiras que gostam de dar suas opiniões, mas não suportam a ideia de vendê-las!
    Acho super válido querer obter renda através do blog , mas sem ir atrás de qualquer tranqueira!

    ResponderExcluir
  12. Vanessa,
    No começo a gente acaba aceitando qualquer tranqueira por pura falta de experiência, mas agora já tô vacinada e imune! Agora só vai ter coisa muito boa por aqui! rsrsrs
    Bjocas!

    ResponderExcluir
  13. Já faz um bom tempo que ouço falar de mídia kit, mas hoje realmente vejo que fazer um é indispensável para o tipo de blog que quero ter, para o tipo de trabalho que quero desenvolver.E para a blogueira que quero ser!!!!!!

    Parabéns pela pesquisa, pelo texto. Obrigado pelo carinho!

    ResponderExcluir
  14. Encantada com tanta clareza! Disse tudo! beijos Carol

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...