Meu filho já tem RG

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012
Você sabe como tirar RG de criança?
É muito simples, basta comparecer no local específico da sua cidade, no caso de São Paulo, compareça ao Poupatempo levando a Certidão de Nascimento original + cópia simples, 1 foto 3x4 e o seu RG para provar que é o responsável pela criança. Se a criança já possui CPF, leve também original e cópia para que o número seja colocado também na carteira de identidade. Ah! E o pequeno tem que comparecer também, para tirar as impressões digitais! =)

Quais as vantagens de tirar o RG de uma criança?
- Pela facilidade de conservação, pois a certidão de nascimento com o tempo acaba se deteriorando;
- Praticidade para levar na carteira e apresentar nas consultas médicas, viagens, etc.;
- Alguns convênios médicos exigem que a criança tenha CPF, e se você quiser abrir uma conta bancária no nome do teu filho, o banco também solicitará o CPF, então ter o RG é uma forma te ter os dados da Certidão de Nascimento e CPF num só documento.
- Apresentar o RG em viagens internacionais para os países que fazem parte do Mercosul é o suficiente, pois eles não exigem o passaporte.


Quanto custa?
A primeira via da Carteira de Identidade é grátis.
O gasto é apenas com a foto 3x4 (paguei R$10 por 6 fotos) e a cópia da Certidão de Nascimento. (+ o dinheiro do busão).

Além disso, em 17/08/2011 foi aprovada a Lei que estabelece prazo de validade para as Carteiras de Identidade, sendo o prazo de 10 anos para menores de 18 anos e de 20 anos para os maiores de 18 anos. 
Sendo que fica garantida, pelo projeto, a gratuidade da expedição da primeira via, bem como as expedições decorrentes de eventual vencimento.  Fonte: Agência Senado
Se você precisar tirar uma segunda via antes do prazo de vencimento o valor será cobrado de acordo com cada Estado (cerca de 26 reais em SP).


Semana passada eu fui ao Poupatempo da Sé para tirar o RG do Davi e foi super rápido, principalmente por pegar fila preferencial. A emissão demora apenas 4 horas, então, se quiser dar um rolê e voltar para pegar, nem precisa voltar no dia seguinte. 
Sinceramente, eu achava que o maior trabalho seria para tirar a foto, mas ele sentou no banquinho e nem estranhou nada, ainda deu um sorrisinho que ficou a 'coimalinda' da mamãe! Tô mentindo?!

E aí, gostaram da dica?!


Beijocas!

16 comentários:

  1. Eu adorei a dica...
    O meu unico medo nesse processo todo e a foto rs...
    Não imagino ele queto...
    Mas o seu ficou lindooooooooooo...
    E nem sabia que tinha vencimento... bom ne...
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Que lindinha o rostinho dele nessa foto!
    Sabe que nunca tinha me dado conta da praticidade?
    Vou aproveitar o período de férias, porque também de dois meninos e vou providenciar!
    Amei a dica!
    Bjus!
    Luciana

    ResponderExcluir
  3. ah é muito fofo!!!Sabe q vc me lembrou disso e vou já fazer a dos meus filhos, acho muito importante ter docuemntos desdecedo eles já tem CPF.Valeu pela lembrete e dica!!Espero vc lá no meu mundo:
    http://meumundorosamel.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Que fofoooo....
    Eu tirei má copia autenticada em miniatura da certidão de nascimento....cabe perfeita ente na carteira......mas com certeza o RG é pratico e fofo

    ResponderExcluir
  5. a minha filha tem cpf e rg e o menorzinho tem cpf.

    ResponderExcluir
  6. que graça, o meu tem dois passaportes, um brasileiro e um americano, muito fofinho!!! ja eh gente!!!

    ResponderExcluir
  7. Adorei as dicas,
    Vou levar Samuel também pra tirar sua identidade.
    é bem mais fácil com ela.
    Estou te seguindo do clube das mamães blogueiras.
    Bjks
    Andreia
    cantinhodosam.blogspot.com
    recantodasmamaesblogueiras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Obrigado pela partilha de preciosa partilha que muito deve ajudar aos novatos, ou mesmo aos papais e mamães modernos de primeira viagem, valeu mesmo!

    ResponderExcluir
  9. A foto ficou muito fofa, será que o meu baby topa fazer Rg rsrsrs vou tentar a temida foto. hehe

    ResponderExcluir
  10. minha filha já possui rg e cpf ficou linda na foto a princesinha de meu reino

    ResponderExcluir
  11. Valeu sim pela dica e de fato ele ficou muito lindo!

    ResponderExcluir
  12. eu to querendo faser do meu filho tanbem ele tem 2 anos
    pois vou viajar ficar mais facil viajar com o rg o cpf eu ja fiz

    ResponderExcluir
  13. vou procurar me informa se aqui no df ja faz da criança de 2 anos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Claudio, faz sim, eu fiz da minha bebe,aqui no DF, ela tem 2 e três meses. Foi o mesmo procedimento sitados a cima. É rápido, pratico e preciso!
      Boa sorte!!!!

      Excluir
  14. Uma vantagem maior é que em caso de rapto ou sumiço ,fica difícil tirar documentos falsos

    ResponderExcluir
  15. Mais um ponto da Agenda GLOBAL (Nova Ordem Mundial), implantada no Brasil, para numeração das pessoas, depois disto vem o CHIP direto na maternidade.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...