Florianópolis: Canasvieiras + Passeio de Escuna

terça-feira, 10 de janeiro de 2012
O terceiro dia da viagem estava reservado para um passeio de escuna que saía do trapiche de Canasvieiras. Não encontrei (não sei se tem) uma linha que fizesse o percurso de Jurerê até o trapiche, teria que pegar um ônibus até o terminal em Canasvieiras (TICAN) e de lá pegar outro ônibus. Como o passeio sai pela manhã e queríamos chegar mais cedo para conhecer a praia, pagamos R$30,00 reais de taxi de Jurerê até o trapiche.
Canasvieiras é bastante movimentada, com comércio forte, mas a maioria das lojas só abrem à tarde e ficam abertas até  à noite. É tomada pelos nossos hermanos argentinos, por isso, sobreviver de turismo por lá, sem falar espanhol deve ser bem tenso!
A praia tem poucas ondas, boa temperatura e areia branca e fina. O que achei mais interessante é que a faixa de areia é bem estreita, por isso, quando em alta temporada não deve ser fácil encontrar um lugar ao sol.
Canasvieiras

Varias empresas fazem esse passeio, as principais são: Scuna Sul, Scuna Martin, Vento SulScuna Golfinho e Pérola Negra.
Logo que chegamos no local de encontro vimos vários piratas sósias do Jack Sparrow, parecia aquela cena do Piratas no Caribe que ele está numa ilha e começa a ter alucinação com vários iguais a ele.
Esses piratas vão em algumas escunas e garantem a diversão do passeio, mas como meu marido não é muito chegado nessas coisas, escolhi fazer o passeio com a Vento Sul que não tem esses piratas. No dia, acho que o capitão desse barco teve algum problema, pois me mandou um e-mail no dia anterior pedindo para eu procurar outra pessoa no ponto de encontro e fizemos o passeio com a Scuna Golfinho. Foi ótimo, pois ainda era mais barato, pagamos R$25,00 cada um pelo passeio, e para o Davi foi cortesia.
Bom, os piratas faziam a alegria dos turistas pela praia enquanto o passeio não saía, e meu marido se livrou do barco, mas não se livrou de tirar uma foto minha abraçando o Capitão Gancho.

O roteiro incluía passagem por Jurerê, praia do Forte, Daniela, visita  à Fortaleza de Santa Cruz na Ilha de Anhatomirim (R$8 reais de taxa de turismo), Baia dos Golfinhos, parada para o almoço na Praia da Costeira já no continente no município de Governador Celso Ramos, e volta com parada na Ilha do Francês para banho de mar.

O passeio foi ótimo, mas poderia ter sido muito melhor! O problema é que o tempo fechou, a visita à Fortaleza foi meio corrida, na Baia dos Golfinhos o guia avisou que eles poderiam ou não aparecer, e eles não deram as fuças. Na volta já estava chovendo bastante, por isso só avistamos a Ilha do Francês de longe, não fazia sentido parar para banho de mar, afinal, todo mundo já estava tomando banho de chuva mesmo! Se eu fosse medrosa pelo menos teria a adrenalina por causa da chuva em alto mar, mas nem isso... O almoço foi no Restaurante Golfinho na Praia da Costeira e foi ótimo, era buffet livre e a comida estava muito boa mesmo! (R$15).

Davi curtindo o passeio de escuna

Fortaleza de Santa Cruz - Ilha de Anhatomirim

Leia as outras postagens sobre essa viagem: