Projeto Tamar

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012
Durante nossa estadia em Florianópolis pude conhecer melhor o Projeto Tamar. Achei tão bacana que escrevi essa postagem especialmente para falar desse projeto.



O que? 

O Projeto Tamar que refere-se ao Programa Brasileiro de Conservação das Tartarugas Marinhas, já tem mais de 30 anos, foi criado em 1980, e hoje, é reconhecido internacionalmente como uma das mais bem sucedidas experiências de conservação marinha.

O nome Tamar foi criado a partir da combinação das sílabas iniciais das palavras tartaruga marinha. Não tem nada a ver com o ex-presidente Itamar Franco. 

Missão
A missão do Tamar é a pesquisa, conservação e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas de extinção.


Preservar quem?

As tartarugas surgiram no mundo há cerca de 220 milhões de anos, conviveram com os dinossauros, e hoje são ameaçadas de extinção, graças a diferentes ações do homem.

Essas são as cinco espécies encontradas no litoral brasileiro: 



Ameaças
Você sabia que de cada 1000 filhotes que nascem, apenas 1 ou 2 conseguem atingir a maturidade?
A tartaruga sofre ameaças naturais de predadores: raposas, carangueijos, formigas, aves marinhas, polvos, peixes. Quando adultas podem sofrer ataques de tubarões e orcas, e as fêmeas ficam expostas ao ataque de predadores como a onça-pintada quando vai à praia para desovar.
Mas nenhuma ameaça natural, por si só, representa algum perigo de extinção para as tartarugas marinhas.
Até a década de 80 era comum a caça de tartarugas e ovos. Comiam a carne, os ovos, e vendiam os cascos para fabricantes de armações de óculos, pentes, e acessórios diversos.
Outras ameaças humanas:
- Pesca incidental: tartarugas ficam presas nas redes, e morrem por não conseguirem subir à superfície para respirar.
- Sombreamento: Sombras projetadas na praia diminuem a temperatura da areia, e isso faz com que nasçam mais machos do que fêmeas, resultando num desequilíbrio das populações.
- Iluminação artificial: quando a tartaruga nasce, ela vai caminhando em direção à luz, por isso ficam desorientadas, se perdem e morrem antes de alcançar o mar.
- Trânsito de veículos na praia: se não destrói os ovos, compacta a areia e dificulta a saída das tartarugas do ninho.
- Poluição das águas: vazamentos, lixo, e esgoto são as principais ameaças por degradarem o ambiente marinho como um todo.

Infantil
Para as crianças, o Projeto Tamar tem um site especial, o Sou Amigo do Mar, com várias informações, curiosidades, dicas, vídeos, sons do mar, imagens, games e seu filho ainda pode fazer a carteirinha "Amigo do Mar".

Tamar Floripa
A base do Projeto Tamar em Florianópolis fica na Barra da Lagoa. O Centro de Visitação conta com 5 tanques para observação de 4 espécies de tartaruga marinha. Tem também uma sala de vídeo, exposições, espaço infantil e loja de produtos Tamar. Ingresso: R$8,00.






Adoramos conhecer melhor o Projeto Tamar e o Davi adorou as tartarugas. Aproveitamos a loja para comprar algumas lembrancinhas da viagem, e ficamos felizes em saber que estaríamos também contribuindo para o projeto.



4 comentários:

  1. Com certeza um lugar legal a ser visitado!

    ResponderExcluir
  2. Line, é mesmo muito lindo esse lugar .já ouvi falar tanto, vale muito á pena, amei você de sereia ficou linda,beijinhos.

    ResponderExcluir
  3. É muito legal esse projeto!
    Um dia eu ainda quero conhecer de perto :)

    beijinhos ;*

    http://noostillo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Agradecemos a visita e a colaboração em divulgar nosso trabalho!
    As tartaruguinhas agradecem!!!

    Camila Trentin Cegoni
    Gestora do Centro de Visitantes
    Fundação Pró-TAMAR
    Museu Aberto da Tartaruga Marinha
    Florianópolis - SC
    Tel: +55 (48) 3236 2015
    Fax: +55 (48) 3236 2015
    Visite nosso novo site: www.projetotamar.org.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...