Hora de comer... Sozinho?!

domingo, 29 de janeiro de 2012

Quem diz para a criança que é hora de começar a comer sozinha? 
Ninguém. São nossos filhos que nos dão sinais que estão preparados para essa nova fase, sentam-se sozinhos, pegam tudo com as mãos, colocam tudo na boca, depois começam a aparecer os dentinhos...
Esse é o momento de começar a dar uma fruta, ou uma bolachinha, mas please, nada de dar bolacha recheada, de chocolate, cheia de açúcar, sódio e gordura trans.
Comer sozinha estimula o sentimento de independência, de autonomia, confiança, e ajuda a desenvolver a coordenação motora fina, mas também dá um trabalho, né?! Principalmente quando a criança já quer usar os talheres! 
Os especialistas dizem que é bom deixar fazer a bagunça mesmo, pois assim tornará a hora de comer, num momento de prazer. Fala sério, comer é bom demais! Na minha opinião a criança não precisa fazer uma festa na hora da comida para aprender a gostar de comer.
Devo confessar que não deixei o Davi ficar fazendo muita bagunça para comer e nem ficar tirando comida do prato com a mão.
Depois que parou de comer papinha e começou a comer a mesma comida nossa, eu colocava ele no meu colo, pegava o meu garfo e a colher dele e dava comida junto, no mesmo prato.
No começo eu dava a comida na boca dele, depois ele começou a segurar a colher junto comigo, depois essa colher foi parar só na mão dele, mas eu tinha que ajudá-lo a colocar a comida na colher, e agora ele aprendeu a pegar sozinho, então passei a fazer um prato separado para o Davi.
E ele come muito bem, obrigada! Come de tudo, até jiló, cebola, pimentão, berinjela, e simplesmente AMA beterraba!
E se herdar o mesmo gosto que a mãe tem por comida... vai achar que comer é uma das melhores coisas do mundo!

=)

7 comentários:

  1. A minha completará dois anos em março, mas já se acha toda independente na hora que eu venho com seu pratinho, ela diz logo colher da Rafaela e faz birra para comer sozinha, então deixo, mas vou acompanhando e falando pra ela não espalhar a comida. A rafa não tem muita dificuldade de comer, ela come até jiló e cebola.
    Beijos no S2.

    ResponderExcluir
  2. hahahahah, adorei! A minha filha de 1 ano e meio tb quer comer sozinha...as vezes consegue com a colher, as vezes vai com a mão mesmo, mas eu tenho que ajudar com outro talher senao voa comida pelos ares...hhehe..beijos
    Flávia
    www.mamaefashion.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. O meu também tá nessa fase, tem um ano e meio e quer comer sozinho, hehe tá que tá o menino, se sentindo um homenzinho. Eu, é claro, ajudo né, senão depois tenho que limpar a casa toda, haja bagunça!

    ResponderExcluir
  4. Nem me fale em bagunça com a comida, tenho pavor...mas deixo minha pequena comer sozinha às vezes e ela já está virando bem. Cada fase uma dificuldade nova, uma descoberta nova, uma alegria...

    Bj

    ResponderExcluir
  5. Nossa, quantas crianças passando pela mesma fase!

    Obrigada pelos comentários!

    Bjocas!

    ResponderExcluir
  6. Nossa eu fico super na dúvida sobre isso, já me disseram que se eu não deixar meu filho "se virar" vou ter que dar comida na boca dele por muito tempo, Dudu tem 9 meses e somente ontem pela primeira vez cortei a banana em pedacinhos e deixei ele comer com a mão... ele adorou óbvio, mas a zona é geral..rsrs achei legal ver ele se virando, mas não tem como fazer isso todo dia, acredito que por enquanto fazer isso de vez em quando vai ser legal pro desenvolvimento dele... adorei... beijos
    Thais (www.asdeliciasdodudu.blogspot.com)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...