Quer ter filho único? Aham. Manda 2 pra mim, por favor!

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

A lista dos defeitos de um filho único sempre foi extensa: mimado, egoísta, egocêntrico, teimoso, malcriado, rebelde, antissocial, tímido... Enfim, o reizinho do universo!
Hoje já está provado que esses defeitos não são exclusivos de filhos únicos e também podem ser desenvolvidos naqueles que têm irmãos, são características que refletem a educação dos pais. Além disso, os filhos únicos têm melhor desempenho escolar, e tornam-se adultos mais bem sucedidos profissionalmente do que crianças criadas em famílias grandes.
Mas um irmão pode se tornar um grande amigo, um companheiro nas brincadeiras, nas escola, na vida, um cúmplice, alguém para dividir os segredos, as aventuras, e pode ser o familiar mais próximo quando os pais vierem a falecer.
Aqui em casa tiramos nota zero na disciplina de Planejamento Familiar, pois nunca chegamos numa decisão sobre isso. Teremos outro filho? Não? Sim? Bom, nunca decidimos ter apenas um filho, mas quando?
Minha experiência com a gravidez e o parto foi tão intensa, tão boa, que ainda me sinto na partolândia. Sendo leitora de blogs maternos, sempre tem uma ou outra grávida, e sendo blogueira estou sempre lendo e escrevendo sobre o assunto. Dá vontadinha de repetir logo! 

Contudo, tenho um medo lascado de não dar certo esse negócio de ter mais do que um filho. Tenho medo de não dar conta, tenho medo que o Davi sofra, tenho medo de ter que dividir atenção com dois filhos, de colocar um contra o outro, pois não sei ficar em cima do muro e nas brigas, tenho certeza que vou tomar partido. Tenho medo de magoá-los por causa disso... Enfim, medo de errar!

Pensando em tudo isso eu consegui encontrar uma solução viável: QUERO 2 FILHOS ÚNICOS! Tá bom, eu sei que cada filho é único, mas eu quero dar a criação de filho único para dois filhos, na fase em que as crianças são mais dependentes de cuidados e atenção dos pais. Cheguei à conclusão que agora é melhor aguentar a vontade, ser mãe 24 horas exclusivamente do Davi até ele completar cerca de 7 anos.
Então terei tempo para dar atenção a um novo bebê, muito mais se tivesse um filho agora, pois o Davi já estará bem mais independente, não sofrerá tanto, entenderá melhor a situação e até me ajudará com o irmão, o novo filho único da mamãe.

Faz sentido, ou estou ficando louca?!

E vocês, como decidiram sobre isso?!
Também tiveram ou têm muitos medos?

23 comentários:

  1. Line, assuntinho complicado esse hein!!!
    Bem, por vários motivos não pretendo ter mais filhos...tenho a Sofia que ainda é um bebê (1a9m) e eu já estou pertinho da casa dos 4.0...não tenho mais muito pique...rsrs...os motivos que você citou também são fortes em meus pensamentos...mas tenho outros motivos importantes que também me fazem pensar assim...Uma que vale por duas, com certeza!!!

    Bj

    ResponderExcluir
  2. Olá Line, há três meses sou mãe de dois. O Miguel chegou em novembro do ano passado para completar nossa família. O que posso dizer é que ser mãe pela segunda vez também é uma experiência única! É diferente, me sinto mais madura, segura e isso me proporciona mais prazer com meus filhos. Também é lindo ver o carinho que minha filha (quase 3 anos) tem pelo irmãozinho. Não acho que meu tempo ficou mais curto com dois, ou que dou menos atenção à Julia, acho que um segundo filho tornou minha vida mais intensa, isso sim!
    http://www.deunhafeita.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. É muito complicado esse assunto. Eu gostaria de ter mais um filho, mas tenho esses mesmos medos que vc! Fico achando que a Bia vai ficar enciumada, acho que não vou conseguir amar os dois da mesma maneira... haha... besteira, pq mãe nenhuma ama os filhos de forma diferente! rs
    Mas acho que se a diferença entre os filhos for grande, talvez eles não tenham tanta amizade, não aproveitem para brincar juntos... enfim podem não ser irmãos "companheiros".
    Não sei até onde é bor ser filho único como também não sei até onde é bom ter mais que um filho! kkkkkkkkkk
    Muito difícil! Acho que cada situação tem seu lado bom e ruim, vai de cada família decidir o que for melhor no momento.

    ResponderExcluir
  4. concordo Line.. pena que eu não possa + ter outro filho único...bjs
    tititi da dri

    ResponderExcluir
  5. oie meu anjo adorei sua postagem vc disse tudo ..como sempre vc é show querida ..ahh hoje tenho pãozinho fresquinho corre para pegar o seu pedaço
    bjão boa terça feira

    ResponderExcluir
  6. Oi Line, tdo bem?
    Eu tive o Vinícius com 21 anos, sem planejamento, e foi muito bom. Na época eu trabalhava, então o Vini ficou com a avó até os 4 anos, depois foi para uma escolinha, ele já está praticamente com 11 anos.
    Já no caso do Victor, a empresa onde eu trabalhava foi vendida e os funcionários seriam demitidos, já faziam 13 anos que trabalhava nela. Então, já que eu iria ser demitida, meu marido e eu optamos em ter o Victor. Em março ele já vai completar 3 anos.
    Na verdade, era para eu voltar ao mercado de trabalho qdo ele completasse 2 anos, mas e quem diz que eu consigo? Tenho uma peninha de deixar ele com outras pessoas, então vou prorrogando a volta ao trabalho. Mas...voltando ao assunto principal, é muito bom ter dois filhos, independente da idade, se você souber administrar a situação, o caso de uma briga entre os irmãos, que é raro isso acontecer, né?kkkkkkkk. Tá tranquilo. Acredito que temos que saber o porque da briga e chamar a atenção do que está errado, mesmo que seja do mais novo!
    Acho que essa diferença de idade entre os dois é um pouco complicada, porque o maior não gosta muito de brincar com o menor, mas em compensação, o maior, que é mais independente, até ajuda a tomar conta do menor. Porque sendo sincera, não sei se eu iria conseguir cuidar o tempo todo de duas crianças da mesma idade!

    ResponderExcluir
  7. Oi Line!
    Decisão difícil né?
    Eu também tenho mil dúvidas!!A minha pequena tem 1 ano e meio e ainda não penso em irmão..mas...

    Ah! Tem um selinho no blog para você...espia lá!
    beijossss
    www.mamaefashion.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Hahaha, louca talvez você esteja sim. Mas pensa numa outra situacao: avanca aí mais uns 7 ou 8 anos depois do nascimento do segundo filho. Voce e marido vao sair com as criancas, pra um passeio em familia. Voce vai ter uma crianca de 7 anos querendo brincar de pula pula, trenzinho, ou qualquer coisa que envolva correria. O mais velho, de 15 anos, vai odiar esse passeio com irmaozinho e vai se isolar com um fone de ouvidos. Bom, que tal cinema? dificil vai ser agradar duas criancas com gostos tao diferentes. O perigo da diferenca de idade grande (mas seu argumento é valido, concordo com o argumento) é conseguir manter a crianca de dois filhos unicos sendo apenas dois pais, e nao quatro pais. Se fossem 4 pais, cada casal de pais levava um filho ver um filme diferente no cinema, mas sendo dois pais, ou voce divide e cada pai vai com um filho num filme, ou voces arcam com uma crianca deslocada a cada passeio. Bom, falo por ter ouvido experiencia de outras pessoas porque eu fiz uma escadinha aqui, mas'e uma questao a se pensar. Por outro lado, irmaos com idades proximas nao é garantia de amizade durante a infancia. Mas, enfim, na minha opiniao, irmao é o melhor presente que se pode dar a um filho.

    ResponderExcluir
  9. Ana Claudia
    Não quero te chamar de velha, aliás, quando eu nasci minha mãe estava com 44 anos, mas acho que também decidiria não ter outro filho se fosse com mais de 40. Haja disposição, né?! rsrs

    Bjos.


    Ana Paula,
    Acho que vc definiu bem... "uma vida mais intensa". Parabéns a você pela família com seus 2 filhotes!
    Bjocas

    Mari,
    Que dureza essas incertezas, não é mesmo?! Sem contar que o que é bom para os outros, pode não ser o melhor para nós... então, tem que tomar a decisão e acreditar que foi a melhor escolha.
    Bjocas!


    Dri
    Fico muito feliz com a sua visita!
    Bjocas!

    ResponderExcluir
  10. Sadhia,
    Já fui la pegar o meu pedaço, que eu adoro um pão bem quentinho! rsrs

    Lzcarval,
    Obrigada por compartilhar a sua experiência com filhos com maior diferença de idades.
    Acredito que enquanto são crianças essa diferença faça falta por não terem os mesmos interesses, mas depois de adultos não vão nem se importar. Falo isso porque tenho 7 irmãos, e a irmã que eu tenho mais contato e afinidade é 19 anos mais velha.
    Bjocas!

    ResponderExcluir
  11. Oi Flávia,
    Obrigada pelo selinho.
    Bjocas!


    Mari Mari,
    Você tem razão, enquanto pequenos essa diferença de idade gera uma incompatibilidade de gostos e interesses, mas como eu falei para a "Lzcarval", depois de adultos não dá nem para perceber, né não?!
    Obrigada pelo comentário!
    Bjocas

    ResponderExcluir
  12. Line, antes de ter Lucas (1 ano e 7 meses)eu dizia que iria ter dois filhos um em seguida do outro, tipo assim, acabou o resguardo engravidar logo, pois assim eles seriam criados juntos quase na mesma idade e eu ficaria dedicada a eles durante um tempo exclusivamente, depois eu retomava minha meus projetos, mais tranquila, com eles já crescidinhos, tudo seria mais fácil. Bem depois do Lucas minha cabeça deu um nó, não sei se quero mais outro filho, ser mãe é maravilhoso mais eu deixei muitos projetos pra trás. Tive depressão pós-parto e o meu corpo ainda não voltou à forma antiga, sou muito vaidosa e não me sinto feliz com o meu corpo, acho que ter outro seria acabar com ele ainda mais, sem falar que segundo os médicos a minha chance de ter depressão pós-parto outra vez é muito grande e é muito doloroso saber que tem um bebe, querer ele e se sentir incapaz de cuidar dele. Por isso eu não quero outro filho, mas não é nada definitivo. Posso mudar de ideia!

    ResponderExcluir
  13. Oi Daiana,
    A vida é assim mesmo... qdo achamos que já está tudo decidido, vem ela e muda os planos.
    Fica ligadinha no blog que amanhã tem uma postagem sobre depressão pos-parto com uma convidada especial.
    Obrigada pelo comentário.
    Bjocas!

    ResponderExcluir
  14. Bom tenho uma filha de 1 ano e 6 meses, e estou gravida de quase 8 meses rs, então daqui uns meses vou poder dizer como vai ser isso ^^'

    Tenho todos esses mesmos medos q citou, é complicado, tenho medo tb de ficar louca kkk fica com minha filha o dia inteiro sozinha, cuido da casa sozinha e como vai ser tudo isso com duas ? Dá um nó na garganta só de pensar rs

    ResponderExcluir
  15. Bru,

    Medo de ficar louca é básico! kkkk
    Mas no final a gente vê que deu tudo certo.
    Boa sorte e que Deus abençoe sua família.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  16. Eu tive meus dois filhos praticamente juntos... eles tem 2 anos de diferença um do outro! E o Meu mais velho não se lembra da vida antes de ter a irmã.. tudo quer fazer com ela... eles brincam juntos e brigam tb, claro. Mas o bom é que são amigos! Eu decidi ter os 2 logo, juntos, pq eu não me lembrava da minha vida antes da chegada do meu irmão... quando minha irmã chegou 8 anos depois senti muiiito ciumes e não gostei mesmo... eu tinha mais consciência que minha mãe não teria mais tempo pra mim! Minha cunhada teve filhos assim com 7 anos de diferença e o mais velho sentou muito perder o posto d filho único... Mas a decisão tem que ser do casal! Boa sorte!! bjão

    ResponderExcluir
  17. Aqui em casa não decidimos se vamos ou não ter mais filhos...por enquanto temos 1 de 5 meses e se for o caso de ter mais um queremos esperar no minimo uns 4 anos para poder curtir mto a fase de criança e esperar ser mais independente...concordo c vc em td realmente um filho é difícil não ficar mimado

    ResponderExcluir
  18. Oi Line, é o primeiro post do seu blog que leio, e gostei muito! Sou Psicóloga e também sou mamãe de filha única. Diferente de você eu não visitei a partolândia, amei realizar o meu sonho de ser mãe, mas a gravidez, o parto e o pós parto, apesar de terem sido acompanhados por profissionais excelentes me fazem não desejar outra gestação. Não sei se a Catarina (minha bebê de 11 meses) será filha única, mas se ganhar irmãozinho no futuro, será por adoção, um irmão do coração sabe!
    Entretanto o final do seu post que me preocupou. Line, sua decisão de esperar mais para ter o segundo filho não tem nada de mais, cada família faz o seu planejamento conforme a realidade e o sonho que se tem. Entretanto lembre-se que ao nascer o novo bebê, ele não será filho único, o Davi ainda será uma criança com necessidades emocionais que precisarão ser supridas. Além disso não cometa o erro de colocar sobre os ombros de uma criança de 7 anos a "responsabilidade" de ajudar a mamãe a cuidar do irmãozinho. Lembre-se que a responsabilidade de cuidar é do pai e da mãe, o Davi é o irmão e deve agir como tal: ser amigo, companheiro, cúmplice, amar e brincar!
    Colocar para o filho mais velho que agora todos devem cuidar do novo e único bebê da casa, pode colocar um irmão contra o outro, pois o primogênito pode sentir-se abandonado ou preterido, cuidado com essa armadilha!
    E felicidades aí com seu filhão! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Carolina, sobre o seu comentário, é a mais pura verdade. Eu passei por isso e confirmo que a experiência não foi nada legal. Minha mãe teve o meu irmão quando eu já estava com 10 anos. Perdi muita coisa nessa fase. Enquanto minhas amigas estavam na aula de dança, eu tinha que cuidar do meu irmão porque estava com febre ou tinha alguma festinha elas brincando e eu cuidando do Lucas e sempre foi assim. Hoje com 23 anos, tenho uma filhinha de 3 anos e pretendo ter outro logo no ano que vem, não quero que ela perca as fases da vida por conta de um irmãozinho e sim que se divirtam juntos.

      Excluir
  19. Eu optei por ter o segundo filho seguidinho. Engravidei da Alícia quando a Nicole tinha 1 ano. Hoje a Alícia tem 18 meses e as duas se dão super bem! Não tive qualquer problema da Nicole ter ciúmes. Hoje noto que a Alícia aprendeu mais rápido certas coisas (como dividir o brinquedo, brincar junto e esperar a sua vez) e mais lenta outras (como falar, pronunciar as palavras) comparando como foi com a Nicole. Isso porque eu estimulava muito mais a Nicole porque era só ela. Por outro lado, a Alícia está tendo experiências enriquecedoras que a Nicole não teve nessa idade por ser filha única. Enfim, não tem uma fórmula ideal que se encaixe perfeitamente pra todo mundo, cada família é de um jeito e tem de analisae o que combina mais consigo. Eu optei por ter 2 de uma vez e não me arrependo. Logo as duas estarão bem mais independentes e todo o candaço de ter criado praticamente dois bebês ao mesmo tempo terá valido a pena! Nesse post, eu conto mais: http://www.maternidadeproativa.blogspot.com.br/2011/08/chegada-do-segundo-bebe.html?m=1

    ResponderExcluir
  20. Eu tenho uma menina de 1 ano e 7 meses. Sempre fui louca p ser mae, porem não quero ter mais filhos. Nao me sinto uma boa mae, as vezes fico sem paciencia, nem ao banheiro posso ir tranquila. Amo minha filha e quero dar o melhor p ela, mas a cada dia que passa tenho certeza que só quero ela.

    ResponderExcluir
  21. Eu tenho uma menina de 1 ano e 7 meses. Sempre fui louca p ser mae, porem não quero ter mais filhos. Nao me sinto uma boa mae, as vezes fico sem paciencia, nem ao banheiro posso ir tranquila. Amo minha filha e quero dar o melhor p ela, mas a cada dia que passa tenho certeza que só quero ela.

    ResponderExcluir
  22. ola, eu sou a Glaucia, tenho meu filhote Guilherme de 2 anos e 5 meses e estou gravida do Bernardo de 5 meses... eu tinha os mesmo medos que vc, mas quando vc se ver gravida do segundo,seu coração fica meio apertado por conta dos sus medos...Mas o Gui tem aceitado tao bem que sou amando..ele ja vai a escola na parte da tarde, sou militar e o papai tbm..quando chegamos e so alegria,ele conta como foi o dia dele e pergunta como foi o do irmao, e eu enho que contar tudo!
    A mais nova e que daremos o Bernardo pra LUA, e ele (GUI) chega a chorar pq o bb e dele!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...