Início do Desfralde

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Um dia fui trocar a fralda do Davi, deitei-o no trocador, abaixei sua calça, abri a fralda e falei:
_ Filho, você quer fazer xixi?
Então ele fez, enquanto eu segurava a fralda numa posição que o xixi escorresse por ela.
Isso já foi há bastante tempo, e de vez em quando eu fazia isso.
Às vezes eu perguntava se ele queria fazer xixi enquanto tomava banho, dentro do box, e ele também fazia, a não ser quando realmente não queria fazer.

Essas foram duas situações em que eu incentivava e acabava dando certo, não forçava nada, era apenas um teste, uma curiosidade de saber se ele faria se eu pedisse.
Mesmo incentivando, nunca tive pressa para desfraldar, troco as fraldas do meu filho com o maior gosto do mundo e quantas vezes forem necessárias, nunca reclamei dele ter sujado a fralda "de novo".

Depois ele foi para o segundo passo: algumas vezes aconteceu dele estar sem roupa antes do banho e ele mesmo ter a iniciativa e pedir para fazer. Ele tem pavor do vaso sanitário, então por isso aproveitava que ele já estava se preparando para tomar banho e colocava ele para fazer xixi dentro do box mesmo.

Por volta dos 2 anos a criança começa a dar sinais que está pronta para o desfralde, mas o controle dos esfíncteres é algo que primeiro se desenvolve neurologicamente, tem criança que só está pronta depois dos 3 anos. O importante é não forçar o desfralde, pois pode ser muito pior, frustrante e causar alguns problemas, como a prisão de ventre.

Além de corresponder quando eu incentivei e de ter a própria iniciativa para fazer xixi, esses foram outros sinais que o Davi apresenta que está preparado:
1 - Anda com firmeza e consegue correr. Aliás, ele anda muito bem, corre pra caramba, pula, dança, sobe escada, e vira cambalhota. Tem uma ótima coordenação motora.
2 - Faz um cocô razoavelmente sólido em horários previsíveis.
3 - Consegue ficar sentado na mesma posição de dois a cinco minutos.
4 - Consegue abaixar e levantar as calças.
5 - Demonstra interesse por hábitos de higiene, gosta de observar os outros no banheiro e gosta de usar cueca.
6 - Não demonstra resistência à ideia de usar penico ou privada.
7 - Consegue seguir instruções simples, como: "vá pegar aquele brinquedo".
8 - Entende que cada coisa tem o seu lugar.
9 - Tem  palavras para xixi e cocô.
10 - Entende os sinais físicos de que está com vontade de ir ao banheiro, e consegue pedir para ir (ou até segurar a vontade um pouco).

Ele ainda não apresenta todos os sinais de estar preparado para o desfralde (veja a lista completa AQUI), mas apresenta a maioria. Dentre os sinais que ele não apresenta posso citar o fato dele não se incomodar quando a fralda está suja, tenho que prestar muita atenção, mas graças a Deus ele nunca ficou com o bumbum assado.

Bom, depois que ele mesmo começou a ter essa iniciativa pensei que já era na hora de comprarmos um "troninho" para ele. Compramos nesse sábado. Falamos para que servia, mostramos na caixa a foto da menininha sentada, mas achei que ele fosse ficar com medo.
Ledo engano! Gente, ele não quis mais colocar fralda o resto do dia. Por duas vezes deu uma escapadinha e deixou vazar um pouco na cueca, mas segurou e foi fazer o resto no troninho.
Domingo pela manhã aconteceu a mesma coisa com o cocô, ele começou a fazer na cueca mas terminou no troninho. Depois dormiu cerca de 2 horas durante o dia sem fralda e não fez xixi na cama, só fez no troninho quando acordou. À noite dormiu de fralda, mas já está sem fralda novamente e até agora não sujou nenhuma roupa.
Uma graça!
É claro que vão acontecer algumas escapadas de xixi e cocô pela calça, pelo chão, na cama, etc. O importante é ter muita paciência, carinho, compreensão... mas isso é fácil, basta lembrar que quando você estiver velho pode perder o controle dos esfincteres e depender do seu filho para limpar a sua sujeira! 

Bjocas!


18 comentários:

  1. Sabe Line, o meu filho vai fazer 3 anos e só usa fraldas para dormir, fazem uns 6 meses q comecei a tirar as fraldas dele e confesso, ele me impressionou, porque foram poucos os escapes e ele logo pegou o gosto por fazer as necessidades no vaso sanitário. É, ele não gostou do troninho e se adaptou com o vaso sanitário, desde o dia em q fomos passear na casa da bisa e ele pediu para fazer xixi e eu disse que na casa da vó não tinha penico, só o vaso. Ele foi numa boa, e gostou tanto q em casa não quis mais fazer no penico, só no vaso!
    As fraldas q ele usa há noite amanhecem secas, mas vou deixar mais um tempinho para ter certeza!
    Só uma coisa, ele não se acostumou a fazer xixi em pé e quer fazer xixi sentado no vaso, acho q é só até ele crescer mais e alcançar sozinho no vaso sanitário, né?
    Bjus!

    ResponderExcluir
  2. Já é um rapaz! Fofo demais! bjocas da candidata a namorada Sophia...

    ResponderExcluir
  3. Viu só? Eu disse que ele já tava quase pronto.... bjokas

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o post! É por aí mesmo, não adianta forçar, tudo acontece naturalmente sem pressão.
    Parabéns!

    Beijos

    PS: O comentário removido é o meu... Não percebi que estava logada com a conta do meu marido.

    ResponderExcluir
  6. Oi Line, o meu filhote também tá dando sinais do desfralde, mais acho ele tão novinho (1 ano e 7 meses) ele acorda e já vai tirando a fralda, e o pior não quer ficar de short ou cueca, que ficar disfilando como se fosse adão, rsrs, ontem ele fez xixi no troninho 2 vezes mas acontece dele fazer no chão varias vezes ao dia, por isso estou sempre atenta pra ele não escorregar.

    ResponderExcluir
  7. Que gracinha!! Que sorte que o desfralde foi bem natural, no tempo dele mesmo. Aqui tb não estou com pressa de desfraldar minha pequena, pq ainda estou na luta com o mais velho..

    Beijãoo

    ResponderExcluir
  8. vou seguir estas dicas, pois está sendo difícil tirar a Rafa das fraldinhas.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Ótimo post para as mamães com filhos nessa fase!
    Amei o Davi no troninho, super fofo :)

    beijinhos ;*

    http://noostillo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi Line, sempre achei essa faze linda, quando minha filha ( hoje com 20 ) começou parece que foi mais facil ela sentava no troninho e dele nunca teve medo levou sõ 2 meses ,foi super rapido, agora com meu filhote ( hoje com 9 )foi bem diferente ,ele tinha verdadeira Paura kkkk do troninho ,não sentava de jeito nenhum ,nem quando minha sobrinha incentivava (eles tem uma diferença de 9 meses) entõ o jeito foi começando no ralo do chuveiro,ele ficava o dia todo sem fralda era dificil quando ele deixava escapulir,ele mesmo ficaa bravo,kkk, ai ele passou ã quer fazer no vaso sanitãrio,mas não tinha tamanho,providenciamos um pedaõ de madeira ,pra que ele atingisse ã altura,ai sim ele se achava um homenzinho, isso com 2 aninhos, sempre punha a fralda sõ na hora de dormir ,mas ela acordava sequinha e ele mesmo jã pedia pra tirar e usar o banheiro, o que falo pra ele at~e hoje e muito me espanta ,é que ele ao contrario da irmã nunca fez xixi na cama, beijinhos.

    ResponderExcluir
  11. Oi querida..
    Que fofinho ele na foto!
    o meu está justamente nesta fase e estou vendo como fazer tudo.. Hj ele entendeu direitinho quando perguntei: Quer fazer xixi? E foi correndo para o banheiro, no pinico dele e sentou e fez, fiquei maravilhada!! Ele fez 2 anos agora pouco.. E nem esperava.. Com a minha filha tirei com 2 anos e meio, prq achei q era mais fácil.

    Vou tentando e ver como ele reage no decorrer do dias!

    Bjoss

    ResponderExcluir
  12. Lzcarval
    É... acho que é só até alcançar direito o vaso.
    Tbm já estou pensando em como fazer isso em outro lugar, pois em casa ele tem pavor de sentar no vaso.
    Bjocas!

    ResponderExcluir
  13. Daniela...
    Manda outro beijo para a Sophia! rsrs

    Flavi,
    É verdade, tudo acontece naturalmente e tem mta gente que se preocupa em como fazer isso ou aquilo... é simples: deixa rolar!


    Beatriz,
    Força, amiga. 2 pra desfraldar deve ser tenso! rsrs

    Lilian,
    Pois é... e ainda dizem que com menina é mais fácil. Tenho minhas dúvidas!


    Raissa,
    Muito obrigada!
    Bjocas.

    Marta,
    Cada filho é diferente mesmo, né?! Desde a gravidez, mas espero ter a mesma sorte com o próximo! rs



    Daiana,
    Novinho mesmo... que sorte!

    Jane,
    Que lindinho! Tomara que continue assim!
    Bjocas!

    Obrigada a todas pelos comentários!!
    =)

    ResponderExcluir
  14. Nossa line, toda vez que procuro algo sobre o desfralde fico cada vez mais aflita ... e foi assim que encontrei o seu blog.
    Tenho dois filhos , minha mais velha já tem 5 anos e não usa fralda a um bom tempo , já meu filho tem 3 anos e não consigo tirar as fraldas dele de jeito nenhum ... ele chora só de ver a cueca na frente dele, do vaso sanitário então ... ele morre de pavor ... já tentei o pinico , comprei até aqueles com musica e tal que só faltava serem alto limpantes, e nada feito ... não sei mais o que fazer ... e acompanhando a lista dos sinais que vc mencionou ele não se encaixa em quase nenhum

    Como eu trabalhava na época do desfralde da minha mais velha , não acompanhei esse processo (ela ficava com as avós) então agora me sinto perdida , já que estou sem trabalhar e o tempo todo com o mais novo ... não sei o que fazer ... SOCORRO !!

    Bjinhuss

    Aline

    ResponderExcluir
  15. Aiii que delícia!!! Achei o tesouro, tenho 3 tesouros em minha vida.

    Bjs estou vibrando aqui! Que brincadeira legal!!!

    ResponderExcluir
  16. Sabe que o Dai foi diretinho pro vaso sanitário, bem no dia que a Cecília nasceu! Fiquei realizada, mas ele teve total acompanhamento d minha sogra que foi nota dez nessa tarefa!

    Com certeza, nossos pequenos são nosso maior tesouro!
    E a tarefa dos tesouros ainda não acabou né?
    Você teve todo esse trabalhão, pra fazer essa montagem linda e muitas de nós nem olhou (eu fui uma delas)
    Obrigado por ser tão incentivadora!
    Você dez!!!!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...