Defensora de parto em casa dá à luz e morre

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012
Acabei de ver essa notícia no portal de notícias da Globo:

"Mãe que defendia parto residencial morre após dar à luz filha em casa

Bebê nasceu com saúde, mas a australiana Caroline Lovell não resistiu.
Mulher de 36 anos acreditava na vantagem de poder conhecer a parteira.

Uma mãe que era defensora dos partos feitos em casa morreu após o nascimento de Zahra, sua segunda filha, em Melbourne, na Austrália. Caroline Lovell tinha 36 anos e estava na companhia de parteiras. Paramédicos chegaram a ser convocados, mas ao chegarem na casa da australiana já era tarde. As informações são do jornal britânico "Daily Mail".
Durante a vida, Caroline lutava pelas parteiras e procurou garantir financiamento e indenizações a elas junto ao governo australiano. Para um grupo que representa as parteiras em Melbourne, a morte de Caroline foi um choque, mas um caso raro e que não invalida o parto feito em casa, sem o auxílio da estrutura de uma maternidade ou hospital.Uma investigação sobre a morte de Caroline será conduzida na cidade. Pouco antes da morte, ela havia afirmado que chegaria a fazer um parto sem nenhuma assistência caso as parteiras não recebessem proteção legal. A australiana acreditava em partos residenciais pela vantagem de poder conhecer melhor a parteira que irá tirar o bebê de dentro do ventre.Uma ambulância ainda tentou levá-la para o Hospital Austin, em Melbourne, mas Caroline morreu no dia seguinte à internação."

Como uma mãe que teve filho num parto domiciliar e que defende a causa, quero dar minhas considerações:
Primeiramente fiquei muito triste com a notícia, afinal a morte de uma mulher de 36 anos é muito triste. Fiquei entristecida pensando nela e pensando na família, no esposo, nos filhos, principalmente na recém-nascida, que não vai ter colinho de mãe, mamazinho de mãe, carinho de mãe... e quando entender o que aconteceu ainda pode se sentir culpada por sua morte.
Depois comecei a prestar mais atenção na notícia, fui ler o que as pessoas estavam comentando. Poxa, que texto mal escrito e mal traduzido! Começa falando que ela morreu logo após o nascimento, que quando os paramédicos chegaram já era tarde, depois tentaram levá-la para o hospital, e termina falando que ela morreu só no dia seguinte.
Em seguida veio a indignação... Fazem questão de deixar bem claro que ela morreu (não se sabe o motivo) por causa do parto domiciliar, e se fosse num parto cesariano com certeza nem viraria notícia! Duvida?!
Quantas reportagens você leu no ano passado sobre morte de mulheres em partos? Poucas. Mas você sabia que em 2011 morreram 58.354 mulheres no parto no BRASIL?
O Brasil não alcançará a meta do milênio para a queda de mortalidade materna pactuada por 150 países que fazem parte da ONU. Nos últimos onze anos, quando o mundo viu uma redução anual de 3,6% nesta estatística, no Brasil o ritmo foi de apenas 0,3%. Se continuar nesse nível, a meta que era para ser alcançada em 2015 só será alcançada após 2040.
Wang, um dos pesquisadores sobre o assunto apontou dois motivos para para essas taxas tão baixas de redução da mortalidade materna: A gripe H1N1, que em 2009 foi responsável pela morte de muitas gestantes, e pela alta percentagem de mulheres que fazem partos cesarianos, nos quais há maior risco de complicações que podem levar à morte.
Na saúde suplementar, o índice de cesárias chega a 90% e, no Sistema Único de Saúde, a 37%. O recomendado pela ONU é de, no máximo, 15%. O secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde Helvécio Magalhães contesta o artigo. Nossa expectativa é que, com a Rede Cegonha, a taxa de queda se acentue, afirma. A cesariana está mais associada a complicações.
Agora sim, tire suas conclusões diante de fatos comprovados, estudos, pesquisas, índices, e não numa reportagem mal escrita, mal traduzida e tendenciosa! 
Passar bem!
Fontes:

26 comentários:

  1. Fiquei super triste com essa notícia.
    Mas fico super chateada quando me lembro que queria muito um parto normal quando minha filha nasceu, mas infelizmente fiz cesárea. Meu médico não me apoiou muito e hoje, após ler muito sobre o assunto, sei que podia ter tido um parto normal.
    Só espero que no meu segundo filho (que ainda estamos planejando) eu consiga um parto normal, pois só de pensar em outra cesária tenho calafrios.
    Bjs
    http://vanessa-mamaecoruja.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Line, posso reproduzir o seu post no meu blog? Temos a exata mesma opinião sobre essa palhaçada toda.

    ResponderExcluir
  3. Line, você foi perfeita em suas colocações. A reportagem é totalmente tendenciosa e não relata os fatos como um todo. Absurdo.

    ResponderExcluir
  4. Oi Bruna.
    Claro que pode!
    Quanto mais pessoas tiverem conscientes, menos vão cair nessas armadilhas.
    Bjo.

    ResponderExcluir
  5. Vanessa,
    Com certeza, informação é tudo nessas horas!
    Desejo, quando chegar a hora, que você consiga ter essa experiência!
    Bjocas!

    ResponderExcluir
  6. Ótimo texto, incrível como UM caso move tanto a mídia em favor daquilo que julgam mais favorável. De onde será que as pessoas tiram estas ideias deturpadas de que certos comportamentos são melhores que outros sem nem ao menos pesquisarem a respeito? Parabéns por defender a causa!

    ResponderExcluir
  7. Oi Line, gostei muito do texto, concordo com você.
    Fiquei mal aqui, pensando nesse pobre bebê...sem mãe...

    O problema é que as pessoas escrevem a reportagem da maneira como querem e não como deveria exatemente ser...

    ResponderExcluir
  8. Olá Line, perfeito o que você expôs! Esse texto está mal escrito com certeza.
    Ñ fui adepta do parto natural em casa, mas admiro muito quem fez e defende. Mas minha 1ª filha foi de parto NORMAL e sem anestesias e nada, sofri uma noite e um dia inteiro de dores enormes até q ela veio, mas para mim ñ teve nada melhor. É natural da mulher que se tenha parto normal, a ñ ser que haja mesmo uma complicação que coloque em risco sua vida ou a do bebê. Mas já meu 2º filho infelizmente foi cesárea, ñ prq eu quis, mas o MÉDICO quis, fiquei por muito tempo revoltada e indignada pois o tempo todo ele me disse q seria normal e percebi que o que ele queria mesmo era fazer logo uma cirurgia para sair rápido do hospital e ganhar melhor, tive até depressão por isso. Os riscos são maiores sim para quem faz uma cesárea, por isso só acho q tenha q ser em última instância.

    Os dados que vc colocou realmente são importantes e seria muito bom para conscientizar muitas mulheres que escolhem o parto que acham ser mais fácil de encarar, mas ñ pensam nas consequências.

    BJO!

    ResponderExcluir
  9. Oi Line , realmente não podemos nos guiar por um ou outro caso isolado... É como nos casos de acidentes de avião, quando cai um avião o pessoal faz um alarde, fica com medo de viajar ( sei que quando tem um acidente desse tamanho morre bastante gente) , mas existe muito mais acidente e morre muito mais gente em acidentes com carros e o pessoal não leva muito em consideração...faz igual nesse caso , todo mundo cai matando em cima...

    ResponderExcluir
  10. Line é isso mesmo! Morrem muitas mulheres em cesáreas todos os anos,mas isso ninguém divulga, agora quando acontece uma fatalidade dessas, todos comentam e botam culpa na escolha da mãe.

    Vou divulgar. Texto maravilhoso.

    Beijos

    Flavi

    ResponderExcluir
  11. Line, tive um parto cersario, por medo, odeio sentir dor e tive panico só de pensar que faria um parto normal, graças a Deus ocorreu tudo bem, não sentir dor nenhuma, nem mesmo no resguardo. Eu reconheco que o parto em casa deve ser muito melhor, mas acho que isso é pra quem tem estrutura, eu particularmente, não tenho.
    Quando li esse texto achei muito estranho, tive a impressão que a midia não apoia a causa das parteiras e ainda esta tentando denegrir a boa imagem, que o parto domiciliar tem. Quanto ao bebe, eu juro, chorei, acho triste uma criança sem mãe... beijos!

    ResponderExcluir
  12. Jack e Ana Claudia
    E bem assim mesmo... 1 caso é o suficiente para a mídia aproveitar e fazer o terrorismo!

    ResponderExcluir
  13. Jane
    Eu concordo com você, cesárea só em último caso, quando as consequências são aceitáveis por salvar uma vida.
    Obrigada pelo comentário!
    Bjocas!

    ResponderExcluir
  14. Vanessa,
    Estou amando sua participação no blog, principalmente por você não ser mãe. Qdo chegar a sua hora já estará MEGA informada!!!
    E sobre o caso, é bem o que você disse, igual o caso de acidentes de avião. Perfeita a sua ilustração.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  15. Oi Flavi,
    Divulga sim... pq tem muita gente desinformada que cai nessas ciladas da mídia.
    Tenho que passar no seu blog... será que tem NOVIDADE?!
    (por novidade leia-se: resultado positivo do treinamento)
    kkkk
    Bjocas!

    ResponderExcluir
  16. Daiana,
    Essa dor do parto é meio mito, e tem maneiras naturais de amenizar.
    Igual fazer uma tattoo (olha a comparação besta), mas todo mundo fala que é AQUELA DOR, e qdo eu estava fazendo, falei... "Uau, essa era a dor?!" Decepcionante! rsrsrs Mas vai da sensibilidade de cada um.
    Sobre o parto domiciliar, eu não defendo por causa do LOCAL, mas por ser uma opção para quem não abre mão do parto NATURAL, pois infelizmente no hospital é quase impossível conseguir um parto sem intervenções. Outra opção, com mais estrutura, seria uma Casa de Parto.

    Obrigada pelo comentário.
    Bjocas!

    ResponderExcluir
  17. Fico triste pela morte da Caroline, que tão nova partiu deixando 02 filhos.
    E triste por viver em um país que pouco se importa com o ser humano como pessoa, tamanho sõ os descasos com a saude .

    ResponderExcluir
  18. Importante ressaltar que ela morreu não em decorrência do parto ter sido domiciliar e como você bem colocou milhares de mulheres morrem todos os anos no mundo em hospitais após entrarem para dar a luz...

    ResponderExcluir
  19. Sabe, é muito triste não só por ter sido em casa, mas pelas crianças que ela deixou. Eu queria ter tido o Daniel com parto normal, mas tive problemas de pressão alta e engordei demais de um mês para o outro e acabei aceitando a cezárea. Mas acredito que uma pessoa saudável possa tê-lo em casa concerteza afinal minha avó teve cinco filhos em casa sem problemas.

    Bjsssssssssssssssssssssss, Dani Cardão;

    ResponderExcluir
  20. É realmente muito triste uma noticia dessas, pena que á midía de muito atenção pelo fato de ter sido parto em casa, nada ver, eles querem é vender jornal e ter ibope encima da tristeza alheia, muito triste isso,beijinhos á todas.

    ResponderExcluir
  21. Muito boas as suas considerações acerca da notícia! Parabéns pelo ótimo texto. Enfim existe sempre o grupo que "ganha" divulgado informações muitas vezes errados ou incompletas!

    Beijão
    @_maejestade

    ResponderExcluir
  22. Descobri seu blog agora, vi esse post, parabéns! Foi exatamente o que pensei quando li essa reportagem ... e os comentários então meu Deus era cada um u.u

    Tive minha primeira filha de PN hospitalar sem respeito nenhum, não achei a dor absurda em nenhum momento, fiquei em casa 15 hrs em trabalho de parto só fui para o hospital quando as contrações estavam de 1 em 1 min para evitar ao máximo a cesária.
    Mesmo assim chegando ao hospital houve aquela insistência para sua realização, mas falei que não queria e assim seguiram. Fiquei 6 hrs no hospital com a octocina, estouraram minha bolsa e na hr, que a bebe ja estava coroada "tudo pronto" ... falaram q eu teria q tomar anestesia, não tinha opção era procedimento do hospital. Ok tomei anestesia 2 forças minha filha nasceu, sim foi exatamente isso.

    A pior sensação do mundo foi ficar com aquela anestesia, ali hrs sem poder me mexer praticamente. Depois eu inchei inteira por causa da anestesia, sério meu trauma do parto foi a anestesia.

    Hoje estou gravida de 32 semanas, PN novamente tudo correndo bem, mas meu médico ainda não me ouviu muito bem com relação ao querer o parto o mais natural possivel, falou que na próxima consulta conversamos. Vamos ver ...

    Hoje aqui no Brasil aquilo que era pra ser mais simples o natural se tornou quase impossível u.u

    ResponderExcluir
  23. Daniella,
    Essa notícia é da Austrália, e virou notícia mesmo porque é um caso muito raro por lá.

    Cláudia,
    Exatamente. Não está provado que há alguma relação da morte com o parto domiciliar.

    Danielle,
    Pois é... a humanidade sobreviveu de partos domiciliares, e muita vezes desassistidos! Agora é um tal de cordão-assassino, bacia estreita, unha encravada... tudo é motivo pra mandar a gente pra faca.

    Marta,
    E jornal brasileiro não quer nem ter o trabalho de ir atras de notícias, pela qualquer uma em sites gringos e ainda fazem sensacionalismo em cima da notícia.

    Rose,
    O importante é a gente continuar conscientizando as pessoas do que realmente é a verdade sobre o assunto.

    Bru,
    Desejo que tudo dê certo com seu parto. Deixa tudo bem claro para o médico e para o seu marido (acompanhante), pois já que ficamos naturalmente "fora de órbita", é melhor ter alguém para garantir que nada seja feito contra a sua vontade.

    Bjocas a todas!
    Obrigada pelos comentários!

    ResponderExcluir
  24. Só acho idiotice ficar lutando pra ter filho em casa, sem assistencia médica. É como vocês dizem, se no hospital já existe tanta morte no parto, imagina se fosse em casa!!! Nunca se sabe como a criança está, se está na posição certa, se tem problema, se é grande demais, etc, etc... Hospital está aí pra isso gente... não adianta ficar se apegando a conceitos tão ultrapassados... Pra mim é pura ignorância!!! Pra mim pouco interessa quem vai trazer meu filho ao mundo, o que importa é que venha bem e com saude... é cada uma... E fico triste com o acontecido...

    ResponderExcluir
  25. Eu não entendo. Li tantos comentários dizendo que o médico fez cesária nas mães sem a real concordância das mesmas.
    Por acaso o parto era particular? Pergunto porque fiz meu pré-natal todo particular e o médico disse que teria que fazer uma cesariana que o bebê corria riscos. Na primeira consulta eu já havia manifestado meu desejo de parto normal.
    Não tive condições de pagar o parto, por isso fui para um hospital que fez o parto pelo SUS. O médico de plantão falou que ia fazer parto normal porque não havia risco. E aqui em SC é assim, só vai pra faca quem quer e pode pagar ou se os riscos são reais.

    ResponderExcluir
  26. Agora que vi essa notícia e me entristeci muito...
    Acho que o primeiro comentário está ótimo, e traduz o que percebi tb. Uma reportagem tendenciosa e incoerente.
    Tive a sorte grande de encontrar um médico sábio, me apoiou no parto normal de gêmeas. Hj minhas filhas estão com 1 aninho, nasceram de parto normal, rápido e com pouca dor. Por causa do parto, elas ficaram porco tempo da UTI neo natal, pois elas reagiam rápido aos estímulos... A Maysa foi cedo, e voltou à tarde para o apartamento e a Maitê foi cedo e voltou na manhã seguinte. No mesmo dia, vários outros bebês foram pra UTI neo-natal e a média deles saírem era de 3 dias no mínimo. Coicidentemente ou não, todos naseceram de cesárea... e as enfermeiras da UTIO comentaram que os bebês de cesárea demoravam mais a sair da UTI, e reagiam mais demoradamente aos estímulos como por exemplo de sucção...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...