Dia Mundial de Conscientização do Autismo

terça-feira, 2 de abril de 2013
Você sabia que há mais pessoas com autismo do que se somarmos todas as crianças com AIDS, câncer e diabetes, juntos?!

O Autismo é uma síndrome que atinge 2 milhões de brasileiros, e cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo.

Isso é motivo de sobra para justificar um dia mundial dedicado à Conscientização do Autismo. O dia serve como alerta ao tratamento, aos problemas e aos direitos do paciente portador da doença.


E como identificar o autista?
Normalmente encontramos as seguintes características:
  • Chora, grita ou ri, sem motivo aparente.
  • Não possui noção de alguns perigos reais.
  • Desenvolvimento anormal ou desajustado antes do terceiro ano de vida, em uma das seguintes áreas: interação social, linguagem com intenção comunicativa, ou brincadeiras simbólicas e imaginativas.
  • Pouco interage socialmente e raramente realiza contato olho a olho.
  • Falha na interação social com seus semelhantes.
  • Falta de reciprocidade social ou emotiva. É praticamente incapaz de se emocionar com a felicidade ou tristeza de outras pessoas.
  • Apresenta retardo ou falta de linguagem, linguagem repetitiva, ou desajuste pra manter uma conversação.
  • Possui falta ou falhas de imaginação ou imitação espontânea.
  • Preocupa-se com algumas rotinas ou rituais não funcionais.
  • Preocupa-se de maneira repetitiva e estereotipada com partes de objetos.
  • Realiza movimentos estranhos e bizarros, alguns muito sutis.
  • Age, às vezes, como surdo, às vezes, tendo hipersensibilidade auditiva.


Caso conheça alguma criança com essas características, leve-a a um centro médico especializado para uma avaliação de uma equipe médica, composta por profissionais de diferentes áreas, capacitados para diagnosticar a síndrome.

O azul foi definido como a cor símbolo do autismo porque a síndrome é mais comum nos meninos, na proporção de quatro meninos para cada menina. Vários monumentos ficam iluminados com essa cor no dia 2 de abril, chamando atenção da população para essa causa. 

Vista-se de azul e participe!


3 comentários:

  1. O Raul tem dois coleguinhas autista na sala de aula, hoje existe a inclusão no ensino regular, eles são maiores que a turminha e aos pouquinhos os coleguinhas passam a identificar que eles são diferentes e com o tempo passam ate a cuidar deles. A escola é particular e está adaptada a recebê-los os da sala do Raul são super tranquilo, a professora explica e aos poucos ela conta a história do leaozinho autista assim os coleguinhas identifica quem são os leaozinho da sala. O mascote da escola é o leão. O Raul ja me perguntou porque eles estão na sala dele já que tem 7 anos, as vezes fico confusa de como explicar e a princípio tive medo deles serem agressivos e machucar os outros ja que são maiores mas a medida que vamos convivendo ficamos apaixonadas e a oportunidade de nossos filhos conviver com eles é muito importante. VIVA A INCLUSÃO ESPERO QUE A REDE PÚBLICA TAMBEM ACEITE DE BRAÇOS ABERTOS

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  2. Informações valiosas..... bom ajudar a informar! Bjus Andrea e Lara coisas-da-lara.blogspot.com.br

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  3. Soninha, eu também acho muito importante que nossos filhos convivam com outras crianças portadoras de necessidades especiais.
    Na nossa época, só víamos crianças assim na APAE, dificilmente tínhamos contato. Creio que por isso ainda há tanta discriminação, pois parecia que o portador de qualquer doença ou síndrome tinha que viver afastado da sociedade. Absurdo!
    Com essa prática inclusiva das escolas, atualmente, creio num futuro muito melhor para essas crianças.

    Obrigada pelo comentário.
    Bjocas!

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