Filho doente: Pneumonia Atípica

terça-feira, 16 de abril de 2013
Um dos meus maiores medos quando estava grávida, era o de não ter um filho saudável, que sempre precisasse correr para o pronto socorro, e fazer exames. Não era "só" uma preocupação com a sua saúde, mas um receio, de mim, como mãe, saber dar conta do recado e agir nessas condições.
Graças a Deus, o Davi nasceu com uma saúde tão boa quanto a minha, e até hoje, só tinha ido ao hospital uma vez na vida, levando em consideração que não foi ao hospital nem para nascer.

Bom, como esse ano o Davi começou a ir para a escola, e como já era de se esperar, pelo contato com outras crianças, a saúde ficou um pouco mais frágil, o que é normal até fortalecer o sistema imunológico.
No final de semana o Davi começou com uma tosse seca, mas estava super bem, com apetite normal e bem disposto.
Mas a tosse piorou, e durante a noite ficou febril, mas nada de se assustar, nem cheguei a medicar. Acordou, a tosse continuou, mas como não tinha febre e ele quis ir pra escola, estava disposto, foi.

No meio da tarde a professora liga dizendo que ele estava mal e com febre.
Fomos direto para um "passeio" ao hospital. Ele estava com 38,6º de febre e mesmo assim, eu ficava pensando em todo o percurso, que o médico fosse me dar bronca de ir para o hospital por causa de uma tossinha e febre que nem era tão alta.
Agora pensa num hospital lotado. Era o Hospital Vitória, no Jardim Anália Franco. O Hospital Villa Lobos, que é próximo, fechou o atendimento de pronto socorro pediátrico, e isso fez com que o Vitória ficasse cheio.
Agora pensa num hospital lotado de gente doente, e seu filho lá dentro, sujeito a todo tipo de infecção, vírus e bactérias pelo ar. E eu continuava pensando se valia mesmo a pena passar por uma consulta por causa de uma tosse, e para isso, expor meu filho a esse tipo de ambiente.

O atendimento foi demorado, mas o Davi foi super bonzinho, nunca se comportou tão bem numa consulta! A doutora que nos atendeu disse que o ouvido e garganta estava limpinha, fez a ausculta pulmonar e estava tudo bem, mas mesmo assim pediu um raio-x. Ele também ficou super quietinho para fazer o exame. Impressionante! E assim foi possível o diagnóstico: Pneumonia Atípica.

Pneumonia Atípica é uma doença pulmonar leve, mas contagiosa. Os sintomas são parecidos com o da gripe, mas um pouco mais intensos, e por isso a condição as vezes é  ignorada, como eu estava fazendo, não dando a devida importância aos sintomas apresentados no meu filho.

O Davi gostou do "passeio", não queria ir embora! Perguntamos, e ele falou que as "tias" foram muito legais.
Voltamos para casa com uma lembrancinha do passeio: uma receita de antibióticos, remédio para a tosse, inalação e já avisados que febre durantes os próximos 3 dias seria normal. 
Agora pensa numa criança que não está nenhum pouco acostumada a tomar remédio...  Haja paciência e criatividade! Remédio virou vitamina pra ele ficar tão forte como todos os super heróis que ele gosta, mas não teve jeito, o escândalo foi inevitável! 

Essa noite não tossiu muito, mas teve febre. E agora apareceu outro sintoma: a perda de apetite, ainda bem que mesmo doentinho, com os olhinhos caídos, até que está bem animadinho, brincando, e conversando bastante.

No final das contas, foi muito bom a gente ter ido logo ao pronto socorro. E com isso, fica o alerta para as mães prestarem atenção, e não ignorar os sintomas, por mais inofensivos que eles possam parecer.

E fala a verdade...
Não é lindo demais, até quando está doente?! #MãeCoruja

Bjocas!

3 comentários:

  1. Sim, sim, muito lindo, melhoras pra ele. Vou aproveitar que o assunto é medico e marcar uma consulta pra meu filho;

    Beijinhos

    http://vaidadesdemenino.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Bom dia!
    Minha filha também está com pneumonia atípica. Fiquei bem preocupada.
    mas não tem febre. Tem apenas tosse.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia!
    Minha filha também está com pneumonia atípica. Fiquei bem preocupada.
    mas não tem febre. Tem apenas tosse.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...